Comentário Bíblico
Adventista
Tudo quanto Te parecer bem - (cba)
Juízes 10:15
Em sua aflição, os israelitas reconheceram seu erro e pediram que o Senhor os punisse do modo como achasse por bem, mas que os salvasse dos inimigos. Como Davi, posteriormente, eles preferiam cair nas mãos do Senhor porque Sua compaixão é grande, uma vez que da crueldade dos seres humanos já haviam experimentado o suficiente.
Então, Se angustiou (ARC) - (cba)
Juízes 10:15
Literalmente, “foi reduzido” Hoje se diria: “Ficou impaciente”. Isto é, Deus não podia mais suportar a aflição de Seu povo. Sua compaixão por Israel e a indignação contra os opressores se misturavam, levando-O a agir. Ele não podia mais ficar distante. Sempre que, pela oração e arrependimento sincero, as pessoas clamam ao Deus misericordioso, Ele ouve sua súplica como um terno pai.
As pessoas nem sempre revelam esse atributo de Deus em suas relações mútuas. Embora professem caminhar nos passos de Cristo, elas continuam a nutrir ressentimento quando os outros estão buscando reconciliação. Se Deus Se moveu em compaixão para com os israelitas rebeldes, por que eles permaneceriam insensíveis às súplicas daqueles que possuem natureza semelhante à deles? O comportamento rancoroso é uma característica comum a pessoas aparentemente piedosas e cristãs. O Deus puro e santo, que tem sido infinitamente mais insultado, perdoa e continua a perdoar, enquanto professos filhos de Deus alimentam má vontade e ódio no coração durante anos. Homens e mulheres devem ponderar seriamente a oração do Senhor: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 10:10-18
Deus é capaz de multiplicar os castigos dos homens conforme o número dos pecados e ídolos destes, mas há esperança quando os pecadores clamam ao Senhor, pedem socorro e lamentam a sua impiedade, do mesmo modo que as suas piores transgressões. É necessário que no verdadeiro arrependimento haja uma plena convicção de que as coisas, que temos posto para competir com Deus, não podem nos ajudar. Eles reconhecem o que mereciam, e rogam a Deus que não os trate conforme os seus méritos. Devemos nos submeter à justiça de Deus com esperança em sua misericórdia, o verdadeiro arrependimento não é só pelo pecado, mas do pecado. Como a desobediência e a desgraça de uma criança são uma dor para um terno pai, assim as provocações do povo de Deus são uma tristeza para Ele.
Jamais a misericórdia da parte dEle pode ser procurada em vão. Então, que o pecador trêmulo e desviado deixe de debater sobre os propósitos secretos de Deus ou de encontrar esperança em suas experiências anteriores. Lancem-se à misericórdia de Deus, nosso Salvador; humilhem-se debaixo de sua mão, procurem ser libertos dos poderes das trevas, apartem-se do pecado e das ocasiões de pecar, usem os meios da graça com diligência e esperem o tempo do Senhor, e assim, certamente se regozijarão em sua misericórdia.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras. 2 Samuel 12:13 10 Mas o coração de Davi o acusou depois de haver ele numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora, ó Senhor, rogo-te que perdoes a iniqüidade do teu servo, porque tenho procedido mui nesciamente. 2 Samuel 24:10 27 Cantará diante dos homens, e dirá: Pequei, e perverti o direito, o que de nada me aproveitou. Jó 33:27 13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:8-10 25 E eis que agora estamos na tua mão; faze aquilo que te pareça bom e reto que se nos faça. Josué 9:25 18 Samuel, pois, relatou-lhe tudo, e nada lhe encobriu. Então disse Eli: Ele é o Senhor, faça o que bem parecer aos seus olhos. 1 Samuel 3:18 12 Tem bom ânimo, e sejamos corajosos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus; e faça o Senhor o que bem lhe parecer. 2 Samuel 10:12 26 Se ele, porém, disser: Não tenho prazer em ti; eis-me aqui, faça a mim o que bem lhe parecer. 2 Samuel 15:26 4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; como tornarei a olhar para o teu santo templo? Jonas 2:4 9 Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? Jonas 3:9 14 Respondeu Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu. 2 Samuel 24:14 31 Pois, quem jamais disse a Deus: Sofri, ainda que não pequei; 32 o que não vejo, ensina-me tu; se fiz alguma maldade, nunca mais a hei de fazer? Jó 34:31,32