Comentário Bíblico
Adventista
Julgou a Israel - (cba)
Juízes 10:2
Além do fato de ele ter julgado a Israel por 23 anos, nada mais é relatado sobre o governo de Tola. Evidentemente não houve grandes batalhas com invasões inimigas durante o período de seu governo. Administrar bem uma nação em tempos de paz não é menos louvável que acompanhar em guerras é vencer inimigos. Apesar do bom trabalho realizado enquanto julgou a Israel, nenhuma menção escrita como reconhecimento a Tola ficou registrada. A afirmação: “Depois da morte de Abimeleque, o governo dos juízes que temiam ao Senhor serviu durante algum tempo para impedir a idolatria” (PP, 557) indica que ele temia ao Senhor.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Tola restaurou a ordem, a lei e a justiça
Juízes 10:1-2
Depois da morte de Abimeleque, o usurpador, o Senhor levantou Tola para julgar Israel. Seu reinado pacífico apresentou um feliz contraste com as cenas de tempestade pelas quais a nação estava passando. Não era seu trabalho liderar exércitos para a batalha e obter vitórias sobre os inimigos de Israel, como os antigos governantes haviam feito; mas sua influência efetuou uma união mais estreita entre o povo e estabeleceu o governo sobre uma base mais firme. Ele restaurou a ordem, a lei e a justiça.
Ao contrário do orgulhoso e invejoso Abimelech, o grande desejo de Tola não era garantir uma posição ou honra para si mesmo, mas melhorar a condição de seu povo. Homem de profunda humildade, ele sentia que não poderia realizar nenhuma grande obra, mas decidiu cumprir com fidelidade seu dever para com Deus e para com o povo. Ele valorizava muito o privilégio da adoração divina e escolheu morar perto do tabernáculo, para que pudesse assistir com mais freqüência aos serviços ali realizados ( The Signs of the Times, 11 de agosto de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 10:1-5
Os reinos tranquilos e pacíficos, ainda que sejam os melhores para se viver, têm pouco sobre o que se falar. Tais foram os dias de Tola e Jair. Estes foram homens humildes, ativos, úteis e governadores nomeados por Deus. 10
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |