Comentário Bíblico
Adventista
Congregação - (cba)
Josué 20:6
Provavelmente a congregação da cidade do acusado, não a da cidade de refúgio (ver Números 35:24,25). Se fosse considerado culpado, o homicida era entregue ao vingador do sangue; mas se fosse considerado inocente de assassinato voluntário, a congregação o devolvia à cidade de refúgio, onde deveria permanecer até a morte do sumo sacerdote.
Até que morra o sumo sacerdote - (cba)
Josué 20:6
Assim como as cerimônias pelo pecado se centralizavam no santuário e no sacerdote, a duração do exílio do fugitivo dependia de circunstâncias relacionadas ao serviço ritual. Era necessário que um acontecimento notável marcasse o fim do período de asilo para que o vingador soubesse, sem sombra de dúvida, quando cessava seu direito legal de exigir vingança.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A posição não impedia a pena
Josué 20:3-6
Por mais distinta que fosse sua posição, ele [o homicida] deve sofrer a pena por seu crime. A segurança e a pureza da nação exigiam que o pecado de homicídio fosse severamente punido. A vida humana, que somente Deus poderia dar, deve ser guardada de forma sagrada.
O sangue da vítima, como o sangue de Abel, clamará a Deus por vingança sobre o assassino e sobre todos os que o protegem do castigo por seu crime. Quem quer que seja - um indivíduo ou uma cidade - desculpará o crime do assassino, quando convencido de sua culpa, é participante de seu pecado e certamente sofrerá a ira de Deus. O Senhor planejou impressionar Seu povo com a terrível culpa do assassinato, ao mesmo tempo em que faria a mais completa e misericordiosa provisão para a absolvição dos inocentes ( The Signs of the Times, 20 de janeiro de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 20:1-6
Quando os israelitas se instalaram em sua herança prometida, Josué recordou-lhes que deviam separar as cidades de refúgio, cujo uso e significado já fora explicado em Números 35 e Deuteronômio 19. o Israel espiritual de Deus tem e terá em Cristo e no céu não somente alivio para repousar, mas também refúgio e segurança. Estas cidades foram designadas para ser um tipo do alívio que o Evangelho dá aos pecadores arrependidos, e sua proteção da maldição da ira de Deus, em nosso Senhor Jesus, a quem fogem os crentes a buscar refúgio (Hebreus 6:18).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 E estas cidades vos serão por refúgio do vingador, para que não morra o homicida antes de ser apresentado perante a congregação para julgamento. 24 então a congregação julgará entre aquele que feriu e o vingador do sangue, segundo estas leis, 25 e a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, fazendo-o voltar à sua cidade de refúgio a que se acolhera; ali ficará ele morando até a morte do sumo sacerdote, que foi ungido com o óleo sagrado. Números 35:12,24,25 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26