Comentário Bíblico
Adventista
Uma sorte apenas - (cba)
Josué 17:14
Nesta passagem, Efraim e Manassés são consideradas uma tribo, a de José. Pelo menos, era-lhes vantajoso serem vistos de tal maneira nessa ocasião. É provável que se recordassem da promessa e da profecia de Jacó (Gênesis 48:22), na qual o patriarca, já idoso, dera a José uma porção superior à dos irmãos . Mas, ao mesmo tempo, lhes parecia conveniente esquecer que seus irmãos haviam recebido uma porção do outro lado do Jordão. Um espírito egoísta e cobiçoso sempre esquece o quanto já recebeu. É provável que Manassés e Efraim estivessem comparando sua porção com a que Judá recebera. Talvez também pensassem que, por pertencer à tribo de Efraim, Josué lhes demonstraria um favor especial. Josué, porém, era um grande homem e não cederia a uma proposta tão mesquinha e egoísta como a feita pelas tribos de Efraim e Manassés.
Tão grande povo - (cba)
Josué 17:14
Muitas pessoas reproduzem hoje a atitude dos filhos de José. Aqueles que têm uma opinião exaltada de si mesmos costumam pensar que sua grandeza deveria ser reconhecida por Deus e pelos homens; quando isso não acontece, creem que há algo de errado com o Senhor ou com as pessoas. No caso em questão, já que os descendentes de José eram um povo grande devido às bênçãos de Deus, deviam ter continuado a buscá-Lo em prol da continuidade das bênçãos, em vez de fazer um pedido injusto para que Josué lhes desse uma porção maior.
Sempre existe o perigo de que os abençoados por Deus atribuam a bênção a algum mérito próprio. Essa pode ser a razão para não receberem outros benefícios celestiais. Tendem a interpretar de modo errôneo esses favores e, embora com os Lábios deem o crédito a Deus, em seu coração louvam a si mesmos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 17:14-18
Josué, por ser uma pessoa pública, não teve consideração por sua própria tribo, mais que por qualquer outra, mas governava sem favores nem afetos; pelo que deixou um bom exemplo para todos que desempenham cargos públicos. Josué disse-lhes que o que lhes era designado como herança tornar-se-ia um bem para eles, se trabalhassem e lutassem. os homens escusam-se com qualquer pretexto para não trabalhar, e nada serve melhor para esse fim, do que ter parentes ricos e poderosos, capazes de prover para eles; e são muito dados a desejar uma disposição parcial e infiel de encarregados, àqueles que eles crêem serem capazes de dar-lhes tal ajuda. Porém é realmente mais bondoso mostrar as vantagens alcançáveis e animar aos homens a fazer o melhor, em vez de fomentar a preguiça e a extravagância com favores.
A verdadeira religião não tolera estes males. A regra é: o que não trabalha, não coma; e muitos de nossos "não posso" são unicamente a linguagem da preguiça, que magnifica toda dificuldade e perigo. Este é especialmente o caso de nossa obra e guerra espirituais. Sem Cristo, nada podemos fazer; porém, temos a tendência de ficar quietos, sem tentar fazer algo. Se somos dEle, Ele nos estimulará para nossas melhores atitudes e para que clamemos a Ele por ajuda. Então serão alargados nossos territórios (1 Crônicas 4:9,10), e as queixas serão silenciadas, ou melhor, serão transformadas em alegres ações de graças.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 513

Vidas Que Falam, Pág. 122
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 E eu te dou um pedaço de terra a mais do que a teus irmãos, o qual tomei com a minha espada e com o meu arco da mão dos amorreus. Gênesis 48:22 34 Estas são as famílias de Manassés; os que foram deles contados, eram cinqüenta e dois mil e setecentos. 35 Estes são os filhos de Efraim, segundo as suas famílias: de Sutela, a família dos sutelaítas; de Bequer, a família dos bequeritas; de Taã, a família dos taanitas. 36 E estes são os filhos de Sutela: de Erã, a família dos eranitas. 37 Estas são as famílias dos filhos de Efraim, segundo os que foram deles contados, trinta e dois mil e quinhentos. Estes são os filhos de José, segundo as suas famílias. Números 26:34-37 13 De José disse: Abençoada pelo Senhor seja a sua terra, com os mais excelentes dons do céu, com o orvalho, e com as águas do abismo que jaz abaixo; 14 com os excelentes frutos do sol, e com os excelentes produtos dos meses; 15 com as coisas mais excelentes dos montes antigos, e com as coisas excelentes dos outeiros eternos; 16 com as coisas excelentes da terra, e com a sua plenitude, e com a benevolência daquele que habitava na sarça; venha tudo isso sobre a cabeça de José, sobre o alto da cabeça daquele que é príncipe entre seus irmãos. 17 Eis o seu novilho primogênito; ele tem majestade; e os seus chifres são chifres de boi selvagem; com eles rechaçará todos os povos, sim, todas as extremidades da terra. Tais são as miríades de Efraim, e tais são os milhares de Manassés. Deuteronômio 33:13-17 19 Mas seu pai, recusando, disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; ele também se tornará um povo, ele também será grande; contudo o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua descendência se tornará uma multidão de nações. Gênesis 48:19 22 José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a uma fonte; seus raminhos se estendem sobre o muro. 23 Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e perseguiram, 24 mas o seu arco permaneceu firme, e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel, 25 pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre. 26 As bênçãos de teu pai excedem as bênçãos dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros; sejam elas sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos. Gênesis 49:22-26 7 da tribo de Issacar, Ioal, filho de José; Números 13:7