Comentário Bíblico
Adventista
A Ursa - (cba)
Jó 9:9
Do heb. 'ash ('ayish, Jó 38:32). A identificação não é segura, porém muitos acham que a referência seja à constelação da Ursa Maior (ver com. de Jó 38:32).
Órion - (cba)
Jó 9:9
Do heb. kesil, literalmente, "um tolo", embora não seja certo que o nome da constelação venha da mesma raiz que a palavra cujo significado é "tolo". Há um acordo geral quanto ao fato de que lzesil aqui signifique Órion (ver com de Jó 38:31).
Sete-estrelo - (cba)
Jó 9:9
Do heb. kimah. Alguns interpretam 'ash como uma referência às Plêiades e consideram kimah como alusão a outra estrela brilhante, como Sírius. A LXX traduz os três termos hebraicos como "Plêiades, Héspero (Vênus) e Arcturus" (ver com. de Jó 38:31).
As recâmaras do Sul - (cba)
Jó 9:9
Provavelmente, constelações no sul do céu que não tinham nome, ou talvez os imensos espaços além do horizonte, na direção do sul.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 9:1-13
Ao negar que é um hipócrita, Jó declara com esta resposta que não duvida da justiça divina, pois como poderia um homem ser justo diante de Deus? Diante dEle, declara-se culpado de mais pecados do que pode contar; e se Deus contendesse com ele a fim de julgá-lo, ele não poderia justificar sequer um dos milhares de pensamentos, palavras e ações de sua vida; portanto, mereceria algo pior que todos os seus sofrimentos atuais.
Quando Jó menciona o poder e a sabedoria de Deus, esquece-se de suas queixas. Não somos aptos para julgar os procedimentos de Deus por não sabermos o que Ele faz nem o que o que planeja. Deus atua com um poder que nenhuma criatura pode resistir. Os que pensam ter forças suficientes para ajudar a outros, não poderão ajudar-se a si mesmos contra isto.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 31 Podes atar as cadeias das Plêiades, ou soltar os atilhos do Oriom? 32 Ou fazer sair as constelações a seu tempo, e guiar a ursa com seus filhos? 33 Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes estabelecer o seu domínio sobre a terra? 34 Ou podes levantar a tua voz até as nuvens, para que a abundância das águas te cubra? 35 Ou ordenarás aos raios de modo que saiam? Eles te dirão: Eis-nos aqui? 36 Quem pôs sabedoria nas densas nuvens, ou quem deu entendimento ao meteoro? 37 Quem numerará as nuvens pela sabedoria? Ou os odres do céu, quem os esvaziará, 38 quando se funde o pó em massa, e se pegam os torrões uns aos outros? 39 Podes caçar presa para a leoa, ou satisfazer a fome dos filhos dos leões, 40 quando se agacham nos covis, e estão à espreita nas covas? 41 Quem prepara ao corvo o seu alimento, quando os seus pintainhos clamam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer? Jó 38:31,32-41 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. Gênesis 1:16 4 conta o número das estrelas, chamando-as a todas pelos seus nomes. Salmos 147:4 8 procurai aquele que fez as Plêiades e o Oriom, e torna a sombra da noite em manhã, e transforma o dia em noite; o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome. Amós 5:8 3 És tu que pões nas águas os vigamentos da tua morada, que fazes das nuvens o teu carro, que andas sobre as asas do vento; 13 Da tua alta morada regas os montes; a terra se farta do fruto das tuas obras. Salmos 104:3,13 13 donde, costeando, viemos a Régio; e, soprando no dia seguinte o vento sul, chegamos em dois dias a Putéoli, Atos 28:13 9 Da recâmara do sul sai o tufão, e do norte o frio. Jó 37:9