Comentário Bíblico
Adventista
Os signos do Zodíaco - (cba)
Jó 38:32
Do heb. mazzaroth. Esses 12 "signos" ou constelações - Áries (Carneiro), Touro, Gêmeos, Câncer (Caranguejo), Leão, Virgem, Libra (Balança), Escorpião, Sagitário (Arqueiro), Capricórnio (Bode), Aquário (Portador de Água) e Peixes - formam um cinturão ao redor do Equador e, assim, marcam o caminho através do qual o sol aparece para viajar em seu circuito ao longo dos céus estrelados durante o decorrer do ano. O termo mazzaroth provém de uma raiz que significa "brilhar" ou "ser brilhante".
Ursa - (cba)
Jó 38:32
A opinião geral é que o termo se refira à constelação Ursa Maior, e não à estrela Arcturus (como dizem algumas versões), embora nenhuma das duas identificações seja conclusiva. Se a alusão aqui é a Arcturus, "seus filhos" seriam as sete estrelas da Grande Concha, que faz parte da constelação vizinha da Ursa Maior. A palavra Arcturus vem de duas palavras gregas: arktos, "urso", e ouros, "guarda". Por ser a estrela mais brilhante da constelação Boates (Boieiro), às vezes, Arcturus é retratada como um caçador, ou um "amestrador de ursos", que, com seus cães de caça atrelados (a constelação próxima, Ganes Venatici ou Cães de Caça), parece estar perseguindo a Ursa Maior pelos céus do hemisfério norte. Aqueles que preferem a tradução "Arcturus" sal!ientam que o notável "movimento próprio" dessa estrela, isto é, seu aparente movimento em relação às estrelas vizinhas, torna apropriadas as palavras de Jó 38:32. Se, por outro lado, a referência é à constelação Ursa Maior, "seus filhos" seriam as várias estrelas desse grupo. Tem sido salientado que as estrelas que formam a Grande Concha, conquanto pareçam estar relativamente próximas no céu, não são membros de um verdadeiro aglomerado, mas es tão se movimentando em diferentes direções, com tremenda velocidade.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 38:25-41
Até aqui Deus fez perguntas a Jó para demonstrar-lhe a sua ignorância; agora, o Senhor mostra a sua fraqueza. como é pouco o que ele sabe, não deveria objetar os conselhos divinos; como é pouco o que pode fazer, não deveria se opor aos caminhos da providência.
Observe a suficiente providência divina; ela possui todo o necessário para satisfazer os desejos de todo o ser vivente. O que cuida dos filhotes dos corvos certamente não faltará com o seu povo. Por ser este somente um dentre os muitos exemplos da compaixão divina, nos dá ocasião para pensar quanto bem nosso Deus nos faz a cada dia, muito além do que nos damos conta. cada vez que olhamos em direção às suas perfeições infinitas, deveríamos recordar o seu direito ao nosso amor, o mal de pecar contra Ele, e a necessidade que temos de sua misericórdia e salvação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 Destituiu os sacerdotes idólatras que os reis de Judá haviam constituído para queimarem incenso sobre os altos nas cidades de Judá, e ao redor de Jerusalém, como também os que queimavam incenso a Baal, ao sol, à lua, aos planetas, e a todo o exército do céu. 2 Reis 23:5 9 o que fez a ursa, o Oriom, e as Plêiades, e as recâmaras do sul; Jó 9:9