Comentário Bíblico
Adventista
Cova - (cba)
Jó 33:22
Do heb. shachath, a mesma palavra usada em Jó 33:18. Jó repetidamente expressa sua impressão de que a morte está próxima.
Portadores da morte - (cba)
Jó 33:22
Literalmente, "os que fazem morrer". Provavelmente, uma alusão figurativa a seres sobrenatura is, comissionados a executar juízo (ver 2 Samuel 24:16,17). Ou, a expressão pode se referir às dores e enfermidades que pareciam estar pondo fim à vida.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 33:19-28
Jó queixava-se de suas enfermidades e por elas julgou que Deus estava irado contra ele; seus amigos também julgavam assim; porém, Eliú mostra que às vezes Deus permite que o corpo seja afligido para o bem da alma. Este pensamento será muito útil para que, em nosso bem, tiremos proveito da enfermidade na qual e pela qual Deus fala com os homens. A dor é o fruto do pecado; contudo, pela graça de Deus, a dor do corpo às vezes se torna um meio de recebermos um bem para a alma. As aflições serão retiradas quando tiverem realizado a sua obra, e encontrar-se um resgate ou propiciação. Jesus Cristo é o mensageiro e o resgate; desta maneira o considera Eliú, como Jó o chamara de seu Redentor, porque Ele é o Comprador e o Preço, o Sacerdote e o Sacrifício.
Tão elevado era o valor das almas que nada menos as teria redimido; e tão imensa a ferida infligida pelo pecado, que nada menos que o sangue do Filho de Deus, que deu a sua vida como resgate de muitos, poderia ter feito expiação. Acontece então uma bendita mudança. Recuperar-se de uma enfermidade é uma bênção, quando a cura procede da remissão dos pecados. Todo o que verdadeiramente se arrepende de seus pecados achará misericórdia diante de Deus. As obras das trevas são estéreis; todos os ganhos do pecado estão longe de ser algum proveito. Devemos confessar a Deus nossos pecados, tendo o coração quebrantado e contrito (1 João 1:9). Devemos confessar o ato do pecado sem procurarmos nos justificar ou escusar. Devemos confessar a culpa do pecado porque ela perverte o que é bom. Devemos confessar quão néscio e ignorante é o pecado. Há boas razões para fazer tal confissão.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Lembra-te de que a minha vida é um sopro; os meus olhos não tornarão a ver o bem. Jó 7:7 1 O meu espírito está quebrantado, os meus dias se extinguem, a sepultura me está preparada! 13 Se eu olhar o Seol como a minha casa, se nas trevas estender a minha cama, 14 se eu clamar à cova: Tu és meu pai; e aos vermes: Vós sois minha mãe e minha irmã; 15 onde está então a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver? 16 Acaso descerá comigo até os ferrolhos do Seol? Descansaremos juntos no pó? Jó 17:1,13-16 6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali. 1 Samuel 2:6 3 Senhor, fizeste subir a minha alma do Seol, conservaste-me a vida, dentre os que descem à cova. Salmos 30:3 3 porque a minha alma está cheia de angústias, e a minha vida se aproxima do Seol. 4 Já estou contado com os que descem à cova; estou como homem sem forças, 5 atirado entre os finados; como os mortos que jazem na sepultura, dos quais já não te lembras, e que são desamparados da tua mão. Salmos 88:3-5 10 Eu disse: Na tranqüilidade de meus dias hei de entrar nas portas do Seol; estou privado do resto de meus anos. Isaías 38:10 21 O sonido de terrores está nos seus ouvidos; na prosperidade lhe sobrevém o assolador. Jó 15:21 23 Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir. Êxodo 12:23 16 Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. 2 Samuel 24:16 4 Quanto às obras dos homens, pela palavra dos teus lábios eu me tenho guardado dos caminhos do homem violento. Salmos 17:4 23 No mesmo instante o anjo do Senhor o feriu, porque não deu glória a Deus; e, comido de vermes, expirou. Atos 12:23 10 E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. 1 Coríntios 10:10 11 Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom. Apocalipse 9:11 18 para reter a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada. 28 Mas Deus livrou a minha alma de ir para a cova, e a minha vida verá a luz. Jó 33:18,28