Comentário Bíblico
Adventista
Pelo teu temor - (cba)
Jó 22:4
Têm sido dadas aqui duas interpretações de significados diferentes: (1) Elifaz está perguntando a Jó se ele acha que Deus tem medo dele (como na ARC: "ou te repreende, pelo temor que tem de ti?"); (2) Elifaz pergunta: "ou te repreende pelo teu temor de Deus?" (como na ARA). Esta última pergunta implica uma resposta negativa: "Certamente que não! Se Ele está reprovando você, deve ser porque você não O teme. O fato de você estar sendo reprovado é positiva evidência de sua culpa." O temor é usado no sentido de piedade, isto é, a ideia do verso seria: certamente Deus não aflige um homem porque ele é piedoso!
Juízo - (cba)
Jó 22:4
Jó repetidamente expressou o desejo de apresentar seu caso diretamente a Deus (ver Jó 13:3). Elifaz considera isso um absurdo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 22:1-4
Elifaz considera que Jó se queixa demais de suas aflições e pensa que Deus, ao afligir-lhe, é injusto; porém, Jó estava muito distante de pensar assim. O que Elifaz disse é injustamente aplicado a Jó; certo é que quando Deus nos trata bem, não é porque Ele nos deva algo. A piedade do homem não é benefício nem ganho para Deus. Os benefícios da religião para o homem são infinitamente maiores do que quaisquer perdas. Deus é o soberano que não presta conta de sua conduta, porque Ele é perfeitamente sábio, justo, fiel, bom e misericordioso. Ele aprova a semelhança de sua própria santidade e deleita-se nos frutos de seu Espírito; aceita os serviços agradecidos do crente humilde, enquanto recusa o clamor do orgulhoso, daquele que confia em si mesmo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 Quando com repreensões castigas o homem por causa da iniquidade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; na verdade todo homem é vaidade. Salmos 39:11 6 Â tua repreensão, ó Deus de Jacó, cavaleiros e cavalos ficaram estirados sem sentidos. Salmos 76:6 16 Está queimada pelo fogo, está cortada; eles perecem pela repreensão do teu rosto. Salmos 80:16 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. Apocalipse 3:19 12 Sou eu o mar, ou um monstro marinho, para que me ponhas uma guarda? Jó 7:12 19 Se fosse uma prova de força, eis-me aqui, diria ele; e se fosse questão de juízo, quem o citaria para comparecer? 32 Porque ele não é homem, como eu, para eu lhe responder, para nos encontrarmos em juízo. Jó 9:19,32 3 Sobre esse tal abres os teus olhos, e a mim me fazes entrar em juízo contigo? Jó 14:3 21 para que ele defenda o direito que o homem tem diante de Deus e o que o filho do homem tem perante, o seu proximo. Jó 16:21 6 Acaso contenderia ele comigo segundo a grandeza do seu poder? Não; antes ele me daria ouvidos. 7 Ali o reto pleitearia com ele, e eu seria absolvido para sempre por meu Juiz. Jó 23:6,7 23 Porque Deus não precisa observar por muito tempo o homem para que este compareça perante ele em juízo. Jó 34:23 3 Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá? 4 Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. Salmos 130:3,4 2 e não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não se achará justo nenhum vivente. Salmos 143:2 14 Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:14 14 O Senhor entra em juízo contra os anciãos do seu povo, e contra os seus príncipes; sois vós que consumistes a vinha; o espólio do pobre está em vossas casas. 15 Que quereis vós, que esmagais o meu povo e moeis o rosto do pobre? diz o Senhor Deus dos exércitos. Isaías 3:14,15 29 temei vós a espada; porque o furor traz os castigos da espada, para saberdes que há um juízo. Jó 19:29