Comentário Bíblico
Adventista
Irmãos - (cba)
Jó 19:13
Não está claro se Jó se refere a irmãos literais (Jó 42:11) ou se usou o termo em sentido figurado, aplicando-o a amigos íntimos ou aos que estavam na mesma condição dele. Neste verso, encontra-se a primeira de uma série de expressões que descrevem seus amigos e parentes e a atitude que tiveram para com ele. A partir deste verso até o 19, ocorrem as seguintes expressões: "meus irmãos", "os que me conhecem", "parentes", "conhecidos", "os que se abrigam na minha casa", "servas", "criado", "mulher", "filhos", "amigos íntimos" e "os que eu amava".
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 19:8-22
Quão tristes são as queixas de Jó! o que é o fogo do inferno, se não uma consequência da ira de Deus? As consciências cauterizadas sentirão isso no além, mas agora não o temem. As consciências iluminadas temem-no agora, mas não o sentirão no porvir. Um erro muito comum é pensar que Deus trata como inimigo a pessoa que Ele permite ser afligido. Toda criatura é para nós o que Deus permite que seja; contudo, isto escusa aos familiares e amigos de Jó.
Quão incerta é a amizade dos homens! Porém, se Deus for nosso amigo, Ele não falhará conosco em momentos de necessidade. Temos pouca razão para agradar o corpo que, depois de todo o nosso cuidado, é consumido pelas enfermidades que tem em si mesmo! Jó se encomenda à compaixão de seus amigos, e culpa justamente a dureza deles. É muito inquietante para quem ama a Deus, ser afligido de uma só vez nos confortos exteriores e na consolação interior; não obstante, se isto e até mais sobrevêm ao crente, não enfraquece a prova de que é um verdadeiro filho de Deus e herdeiro da glória.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 Por causa de todos os meus adversários tornei-me em opróbrio, sim, sobremodo o sou para os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me vêem na rua fogem de mim. Salmos 31:11 11 Os meus amigos e os meus companheiros afastaram-se da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância. Salmos 38:11 8 Tornei-me como um estranho para os meus irmãos, e um desconhecido para os filhos de minha mãe. 20 Afrontas quebrantaram-me o coração, e estou debilitado. Esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei. Salmos 69:8,20 8 Apartaste de mim os meus conhecidos, fizeste-me abominável para eles; estou encerrado e não posso sair. 18 Aparte de mim amigos e companheiros; os meus conhecidos se acham nas trevas. Salmos 88:8,18 56 Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o fugiram. Mateus 26:56 16 Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado. 2 Timóteo 4:16 21 Agora, pois, tais vos tornastes para mim; vedes a minha calamidade e temeis. 22 Acaso disse eu: Dai-me um presente? Ou: Fazei-me uma oferta de vossos bens? 23 Ou: Livrai-me das mãos do adversário? Ou: Resgatai-me das mãos dos opressores ? Jó 6:21-23 7 Mas agora, ó Deus, me deixaste exausto; assolaste toda a minha companhia. Jó 16:7 20 Os meus amigos zombam de mim; mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus, Jó 16:20