Comentário Bíblico
Adventista
Diante de Deus - (cba)
Jó 16:20
Só Deus é o refúgio de Jó. Por mais duramente que ele ache que Deus o tenha tratado, Jó ainda se volta para Ele em busca de vindicação, apoio e simpatia. Não há ninguém mais para quem possa se voltar. Apesar das tempestades que agitam as águas da superfície em sua vida, as águas mais fundas permanecem, em certa medida , imperturbadas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 16:17-22
O estado de Jó era muito deplorável; porém, possuía o testemunho de sua consciência em seu favor, que nunca permitiu que ele incorresse em um pecado atroz. Ninguém jamais esteve tão disposto a reconhecer os pecados da fraqueza. Elifaz não o acusara de hipocrisia quanto à sua religião; porém, escolhe a oração, o grandioso ato da religião, e professa que ele era puro nisto, ainda que não o fosse quanto a toda a fraqueza. Ele tem um Deus a quem recorrer, que, sem dúvida, vê de forma completa todos os seus sofrimentos.
Os que derramam lágrimas diante de Deus, ainda que não possam rogar por si mesmos devido aos seus defeitos, têm um Amigo que os defende, o próprio Filho do Homem, em quem devemos colocar todas as nossas esperanças de aceitação por parte de Deus.
Morrer é entrar pelo caminho do qual não retornaremos. Todos temos que empreender esta jornada com toda segurança, dentro de muito pouco tempo. Então não deveria o Salvador ser precioso para as nossas almas? Não deveríamos estar dispostos a obedecê-lo e sofrer por Ele? Se nossa consciência está espargida com o seu sangue expiatório, e testifica que não vivemos em pecado ou em hipocrisia, quando entrarmos pelo caminho do qual não retornaremos, isto será uma libertação da prisão e uma entrada à felicidade eterna.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Eu também poderia falar como vós falais, se vós estivésseis em meu lugar; eu poderia amontoar palavras contra vós, e contra vós menear a minha cabeça; Jó 16:4 4 Sou motivo de riso para os meus amigos; eu, que invocava a Deus, e ele me respondia: o justo e reto servindo de irrisão! 5 No pensamento de quem está seguro há desprezo para a desgraça; ela está preparada para aquele cujos pés resvalam. Jó 12:4,5 2 Deveras estou cercado de zombadores, e os meus olhos contemplam a sua provocação! Jó 17:2 4 Em paga do meu amor são meus adversários; mas eu me dedico à oração. Salmos 109:4 2 Derramo perante ele a minha queixa; diante dele exponho a minha tribulação. Salmos 142:2 4 Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe fez súplicas. Em Betel o achou, e ali falou Deus com ele; 5 sim, o Senhor, o Deus dos exércitos; o Senhor e o seu nome. Oséias 12:4,5 11 Mas eles se encheram de furor; e uns com os outros conferenciam sobre o que fariam a Jesus. 12 Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. Lucas 6:11,12 7 O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência, Hebreus 5:7 7 De mágoa se escureceram os meus olhos, e todos os meus membros são como a sombra. Jó 17:7