Comentário Bíblico
Adventista
Escondes o rosto - (cba)
Jó 13:24
Talvez tenha havido uma pausa dramática após Jó 13:23, enquanto Jó aguardava a resposta de Deus com respeito a seus pecados. Uma vez que Deus não respondeu, Jó exclamou: "Por que escondes o rosto?" Ou, talvez, Jó estivesse simplesmente reclamando que Deus não atendeu os pedidos que fez em Jó 13:21.
- 23 Quantas iniqüidades e pecados tenho eu? Faze-me saber a minha transgressão e o meu pecado. Jó 13:23 21 desvia a tua mão rara longe de mim, e não me amedronte o teu terror. Jó 13:21
E me tens - (cba)
Jó 13:24
Isto é, "me consideras".
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 13:23-28
Jó roga que seus pecados lhe sejam revelados. Um penitente verdadeiro está disposto a conhecer o pior de si mesmo; todos devemos ter o desejo de conhecer quais são as nossas transgressões, para podermos confessá-las e nos resguardarmos contra elas no futuro.
Jó se queixa dolorosamente dos severos tratos de Deus para com ele. O tempo não apaga a culpa do pecado. Quando Deus escreve coisas amargas contra nós, o seu desígnio é nos fazer lembrar de pecados esquecidos e levar-nos ao arrependimento para nos livrar deles.
Que os jovens tomem o cuidado de não se entregarem aos prazeres do pecado. Pecados praticados durante a mocidade ocuparão muito tempo de dor, por causa de instantes de prazeres pecaminosos. A sabedoria dos jovens é lembrar de seu Criador nos dias de sua mocidade, para que tenham uma esperança segura e uma doce paz na consciência, como consolo em seus anos de velhice.
Jó também se lamenta de que seus erros atuais sejam notados estritamente. Deus, entretanto, não nos trata conforme os nossos méritos. Esta era a linguagem da triste perspectiva de Jó. Se Deus marca nossos passos e esquadrinha bem de perto nossos caminhos para juízo, nosso corpo e nossa alma sentem sua justa vingança. Este será o caso espantoso dos incrédulos; porém, há salvação concebida, providenciada e revelada em Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Direi a Deus: Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo. Jó 10:2 2 Ah! quem me dera ser como eu fui nos meses do passado, como nos dias em que Deus me guardava; 3 quando a sua lâmpada luzia sobre o minha cabeça, e eu com a sua luz caminhava através das trevas; Jó 29:2,3 20 e disse: Esconderei deles o meu rosto, verei qual será o seu fim, porque geração perversa são eles, filhos em quem não hà fidelidade. Deuteronômio 32:20 1 Por que te conservas ao longe, Senhor? Por que te escondes em tempos de angústia? Salmos 10:1 1 Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Salmos 13:1 24 Por que escondes o teu rosto, e te esqueces da nossa tribulação e da nossa angústia? Salmos 44:24 6 De noite lembro-me do meu cântico; consulto com o meu coração, e examino o meu espírito. 7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? 8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa para todas as gerações 9 Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias? Salmos 77:6-9 14 Senhor, por que me rejeitas? por que escondes de mim a tua face? Salmos 88:14 17 Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei. Isaías 8:17 9 Na sua ira ele me despedaçou, e me perseguiu; rangeu os dentes contra mim; o meu adversário aguça os seus olhos contra mim. Jó 16:9 11 Acende contra mim a sua ira, e me considera como um de seus adversários. Jó 19:11 21 Tornas-te cruel para comigo; com a força da tua mão me persegues. Jó 30:21 35 Ah! quem me dera um que me ouvisse! Eis a minha defesa, que me responda o Todo-Poderoso! Oxalá tivesse eu a acusação escrita pelo meu adversário! Jó 31:35 10 Eis que Deus procura motivos de inimizade contra mim, e me considera como o seu inimigo. Jó 33:10 16 Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor se tem desviado de ti, e se tem feito teu inimigo? 1 Samuel 28:16 5 Tornou-se o Senhor como inimigo; devorou a Israel, devorou todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas, e multiplicou na filha de Judá o pranto e a lamentação. Lamentações 2:5 15 todavia não o considereis como inimigo, mas admoestai-o como irmão. 2 Tessalonicenses 3:15