Comentário Bíblico
Adventista
Tomarei a minha carne nos meus dentes - (cba)
Jó 13:14
Esta é uma passagem obscura. Alguns acham que a figura seja tirada da prática de animais carregarem sua presa nos dentes. Essa posição exposta da presa leva outros animais a desejarem tomá-la, o que muitas vezes resulta em disputa e na possível perda da presa. Segundo essa interpretação, Jó estaria dizendo que suas declarações o colocavam em perigo, mas ele estava determinado a continuar, de qualquer maneira.
Outros salientam que a frase é melhor explicada quando comparada com a segunda parte do verso: "e porei a [minha] vida na minha mão". Esta frase parece implicar a ideia de um risco calculado.
Outros acreditam que a expressão seja reminiscente de uma primitiva crença de que, quando a pessoa morria, sua alma saía do corpo pela boca ou pelas narinas. Isto tornaria o texto equivalente a "estou prestes a morrer". Esta interpretação é forçada e não se harmoniza com o contexto.
A ideia de um risco calculado parece ser o significado mais provável da frase. Jó reconhece que está discutindo com Deus. Está ciente de sua fraqueza, contudo persiste em expor os argumentos que acha certos, a despeito das consequências. O verso reflete a coragem moral de Jó.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 13:13-22
Jó resolveu apegar-se ao testemunho que sua própria consciência lhe dava sobre sua retidão. Dependia de Deus quanto à sua justificação e salvação, as duas grandes coisas que esperamos alcançar através de Cristo. Pouco esperava a salvação temporal; porém, estava muito confiado de sua salvação eterna. Jó cria que Deus não somente seria seu Salvador para fazê-lo feliz, mas seria a sua salvação; e, ao desfrutar dEle, seria feliz. sabia que não era um hipócrita, e concluiu que não era justo ser reprovado.
Nós deveríamos estar bem contentes tendo Deus como nosso amigo, mesmo que às vezes Ele pareça estar contra nós. Devemos crer que Ele fará tudo para o nosso bem, ainda que tudo pareça também estar contra nós. Devemos nos apegar a Deus mesmo nos momentos em que aparentemente não possamos encontrar consolo nEle. Na hora da morte, devemos obter dEle consolo vivo, e isto é confiar nEle ainda que nos mate.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Oh tu, que te despedaças na tua ira, acaso por amor de ti será abandonada a terra, ou será a rocha removida do seu lugar? Jó 18:4 5 O tolo cruza as mãos, e come a sua; própria carne. Eclesiastes 4:5 20 Se colher da banda direita, ainda terá fome, e se comer da banda esquerda, ainda não se fartará; cada um comerá a carne de seu braço. Isaías 9:20 26 E sustentarei os teus opressores com a sua propria carne, e com o seu proprio sangue se embriagarão, como com mosto; e toda a carne saberá que eu sou o Senhor, o teu Salvador e o teu Redentor, o Poderoso de Jacó. Isaías 49:26 3 Vendo eu que não me livráveis, arrisquei a minha vida e fui de encontro aos amonitas, e o Senhor mos entregou nas mãos; por que, pois, subistes vós hoje para combater contra mim? Juízes 12:3 5 Porque expôs a sua vida e matou o filisteu, e o Senhor fez um grande livramento para todo o Israel. Tu mesmo o viste, e te alegraste; por que, pois, pecarias contra o sangue inocente, matando sem causa a Davi? 1 Samuel 19:5 21 Então a mulher se aproximou de Saul e, vendo que estava tão perturbado, disse-lhe: Eis que a tua serva deu ouvidos à tua voz; pus a minha vida na minha mão, dando ouvidos às palavras que disseste. 1 Samuel 28:21 109 Estou continuamente em perigo de vida; todavia não me esqueço da tua lei. Salmos 119:109