Comentário Bíblico
Adventista
Trasfegadores - (cba)
Jeremias 48:12
Do heb. tso'im, "inclinadores", isto é, aqueles que inclinam utensílios a fim de derramar seu conteúdo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O espírito não funciona além do poder humano de resistência
Jeremias 48:10-12
A influência do Espírito sobre a mente humana a regulará segundo a ordem divina. Mas o Espírito não opera de maneira e poder além do poder de resistência do agente humano. Um homem pode recusar-se a ouvir os conselhos e admoestações de Deus. Ele pode escolher tomar em suas próprias mãos o controle de sua conduta; mas quando ele faz isso, ele não é feito vaso para honra. Como Moabe, ele se recusa a ser mudado, esvaziado de vaso em vaso e, portanto, seu cheiro permanece nele. Ele se recusa a corrigir seus defeitos de caráter, embora o Senhor tenha indicado claramente sua obra, seus privilégios, suas oportunidades e o progresso a ser feito. É muito trabalho quebrar seus velhos hábitos e transformar suas idéias e métodos. “O cheiro dele não muda.” Ele se apega aos seus defeitos, e é, portanto, inadequado para o trabalho sagrado do ministério. Ele não estava disposto a fazer um exame minucioso de si mesmo, ou a perguntar de perto para que a luz brilhasse sobre ele de maneira clara e distinta. Suas orações não ascenderam a Deus com humildade, enquanto com humilde esforço ele procurou viver suas orações compreendendo e cumprindo seu dever.
Depois de o Senhor ter posto alguém à prova e à prova, para que possa ter certeza de seu chamado para o ministério, se estiver satisfeito em seguir seu próprio caminho e sua própria vontade, se não atender às manifestações do Espírito de Deus, se ele se recusar a lucrar com o crescimento em graça e profundidade de entendimento, tenha certeza de que o Senhor não precisa dele; pois ele não pode comunicar o que nunca recebeu.
Cada alma deve ministrar. Ele deve usar todas as faculdades físicas, morais e mentais, mediante a santificação do Espírito, para que possa ser cooperador de Deus. Todos são obrigados a se dedicar ativamente e sem reservas ao serviço de Deus. Devem cooperar com Jesus Cristo na grande obra de ajudar os outros. Cristo morreu por cada homem. Ele resgatou cada homem dando Sua vida na cruz. Isso Ele fez para que o homem não vivesse mais uma vida sem objetivo e egoísta, mas para que pudesse viver para Jesus Cristo, que morreu por sua salvação. Nem todos são chamados a entrar no ministério, mas, no entanto, devem ministrar. É um insulto ao Espírito Santo de Deus para qualquer homem escolher uma vida de serviço próprio.
Ministério não significa apenas o estudo de livros e pregação. Significa serviço ( Carta 10, 1897 ).
Conhecimento da verdade não praticado
Jeremias 48:10-12
Esta descrição de Moabe representa as igrejas que se tornaram como Moabe. Eles não permaneceram em seu posto de dever como sentinelas fiéis. Eles não cooperaram com as inteligências celestiais exercendo sua capacidade dada por Deus para fazer a vontade de Deus, reprimindo os poderes das trevas e usando todo poder que Deus lhes deu para promover a verdade e a justiça em nosso mundo. Eles têm um conhecimento da verdade, mas não praticaram o que sabem ( Manuscrito 7, 1891 ).
Deus disciplina seus obreiros
Jeremias 48:10-12
Deus deu a cada homem sua obra, e devemos reconhecer a sabedoria de Seu plano para nós por uma cooperação sincera com Ele. É em uma vida de serviço apenas que a verdadeira felicidade é encontrada. Aquele que vive uma vida inútil e egoísta é miserável. Ele está insatisfeito consigo mesmo e com todos os outros.
O Senhor disciplina Seus obreiros, para que estejam preparados para ocupar os lugares que lhes são designados. Assim, Ele deseja capacitá-los para fazer um serviço mais aceitável.
Uma vida de monotonia não é a mais propícia ao crescimento espiritual. Alguns só podem alcançar o mais alto padrão de espiritualidade por meio de uma mudança na ordem regular das coisas. Quando, em Sua providência, Deus vê que as mudanças são essenciais para o sucesso da edificação do caráter, Ele perturba a suave corrente da vida.
Há aqueles que desejam ser um poder governante e que precisam da santificação da submissão. Deus traz uma mudança em suas vidas. Talvez Ele coloque diante deles deveres que eles não escolheriam. Se estiverem dispostos a ser guiados por Ele, Ele lhes dará graça e força para cumprir esses deveres com espírito de submissão e ajuda. Assim, eles estão sendo qualificados para ocupar lugares onde suas habilidades disciplinadas os tornarão de grande serviço.
Alguns Deus treina trazendo-lhes decepção e fracasso aparente. É Seu propósito que aprendam a dominar a dificuldade. Ele os inspira com a determinação de fazer com que cada fracasso aparente seja um sucesso. Muitas vezes os homens oram e choram por causa das perplexidades e obstáculos que os confrontam. Mas se eles mantiverem o princípio de sua confiança firme até o fim, Ele tornará seus caminhos claros. O sucesso virá a eles enquanto lutam contra dificuldades aparentemente intransponíveis....
Muitos ignoram como trabalhar para Deus, não porque precisam ser ignorantes, mas porque não estão dispostos a se submeter ao Seu treinamento. Moabe é mencionado como um fracasso porque, o profeta declara: “Moabe tem estado tranquilo desde a sua mocidade, ... e não foi esvaziado de vaso em vaso, nem foi para o cativeiro; e o seu cheiro não muda.”
Assim é com aqueles cujas tendências hereditárias e cultivadas para o mal não são expurgadas deles. Seus corações não são purificados da contaminação. Eles tiveram a oportunidade de fazer uma obra para Deus, mas essa obra eles não escolheram fazer, porque desejavam realizar seus próprios planos.
O cristão deve estar preparado para fazer uma obra que revele bondade, paciência, longanimidade, mansidão, paciência. O cultivo desses dons preciosos deve entrar na vida do cristão, para que, quando chamado a serviço pelo Mestre, esteja pronto para usar seus poderes mais elevados para ajudar e abençoar os que o cercam ( The Review and Herald, 2 de maio , 1907 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jeremias 48:1-13
Os caldeus estavam para destruir os moabitas. Devemos ser agradecidos por nos ser requerido procurar a salvação da vida dos homens e de suas almas, e não derramar o seu sangue, porém não teremos desculpas se fizermos uma obra agradável de maneira enganosa.
As cidades serão deixadas em ruínas, e o país será devastado. Haverá grande lamento e pressa. Se alguém pudesse dar asas aos pecadores, nem sequer poderiam fugir da ira divina.
Há muitos que persistem na iniquidade sem arrepender-se, porém desejam desfrutar de prosperidade exterior. Fazia muito tempo que estavam corrompidos e sem reformar, seguros e sensuais na prosperidade. Sua paz e prosperidade não sofreram mudança, portanto, suas vidas e os seus corações não mudaram (Salmos 105:19).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Porque virá o destruidor sobre cada uma das cidades e nenhuma escapará, e perecerá o vale, e destruir-se-á a planície, como disse o Senhor. 15 Já subiu o destruidor de Moabe e das suas cidades, e os seus mancebos escolhidos desceram à matança, diz o Rei, cujo nome é o Senhor dos exércitos. Jeremias 48:8,15 9 eis que eu enviarei, e tomarei a todas as famílias do Norte, diz o Senhor, como também a Nabucodonozor, rei de Babilônia, meu servo, e os trarei sobre esta terra, e sobre os seus moradores, e sobre todas estas nações em redor. e os destruirei totalmente, e farei que sejam objeto de espanto, e de assobio, e de perpétuo opróbrio. Jeremias 25:9 2 Pois como pássaros que vagueiam, como ninhada dispersa, assim são as filhas de Moabe junto aos vaus do Arnom. Isaías 16:2 9 portanto, eis que eu abrirei o lado de Moabe desde as cidades, desde as suas cidades que estão pela banda das fronteiras, a glória do país, Bete-Jesimote, Baal-Meom, e até Quiriataim, 10 e ao povo do Oriente, juntamente com os filhos de Amom, eu o entregarei em possessão, para que não haja mais memória dos filhos de Amom entre as nações. Ezequiel 25:9,10 11 Moabe tem estado sossegado desde a sua mocidade, e tem repousado como vinho sobre as fezes; não foi deitado de vasilha em vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso permanece nele o seu sabor, e o seu cheiro não se altera. 38 Sobre todos os eirados de Moabe e nas suas ruas há um pranto geral; porque quebrei a Moabe, como a um vaso que não agrada, diz o Senhor. Jeremias 48:11,38 3 E os seus nobres mandam os seus inferiores buscar água; estes vão às cisternas, e não acham água; voltam com os seus cântaros vazios; ficam envergonhados e confundidos, e cobrem as suas cabeças. Jeremias 14:3 10 Então quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo, Jeremias 19:10 34 Uivai, pastores, e clamai; e revolvei-vos na cinza, vós que sois os principais do rebanho; pois já se cumpriram os vossos dias para serdes mortos, e eu vos despedaçarei, e vós então caireis como carneiros escolhidos. Jeremias 25:34 9 Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Salmos 2:9 14 E ele o quebrará como se quebra o vaso do oleiro, despedaçando-o por completo, de modo que não se achará entre os seus pedaços um caco que sirva para tomar fogo da lareira, ou tirar água da poça. Isaías 30:14 2 Pois o Senhor restaura a excelência de Jacó, qual a excelência de Israel; porque os saqueadores os despojaram e destruíram os seus sarmentos. Naum 2:2