Comentário Bíblico
Adventista
Repousado nas fezes - (cba)
Jeremias 48:11
Jeremias compara Moabe ao vinho que nunca foi escoado para outro recipiente, e tem, assim, absorvido a qualidade de seus sedimentos. Embora o país tenha sofrido vários reveses políticos, o fato de os moabitas nunca terem sofrido deportação para uma terra estrangeira ("não foram mudados de vasilha em vasilha") pode tê-los impedido de absorver novas impressões do mundo e novas perspectivas na vida. Assim, seu regionalismo cresceu numa satisfação própria nacional que resultou em sua queda.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O espírito não funciona além do poder humano de resistência
Jeremias 48:10-12
A influência do Espírito sobre a mente humana a regulará segundo a ordem divina. Mas o Espírito não opera de maneira e poder além do poder de resistência do agente humano. Um homem pode recusar-se a ouvir os conselhos e admoestações de Deus. Ele pode escolher tomar em suas próprias mãos o controle de sua conduta; mas quando ele faz isso, ele não é feito vaso para honra. Como Moabe, ele se recusa a ser mudado, esvaziado de vaso em vaso e, portanto, seu cheiro permanece nele. Ele se recusa a corrigir seus defeitos de caráter, embora o Senhor tenha indicado claramente sua obra, seus privilégios, suas oportunidades e o progresso a ser feito. É muito trabalho quebrar seus velhos hábitos e transformar suas idéias e métodos. “O cheiro dele não muda.” Ele se apega aos seus defeitos, e é, portanto, inadequado para o trabalho sagrado do ministério. Ele não estava disposto a fazer um exame minucioso de si mesmo, ou a perguntar de perto para que a luz brilhasse sobre ele de maneira clara e distinta. Suas orações não ascenderam a Deus com humildade, enquanto com humilde esforço ele procurou viver suas orações compreendendo e cumprindo seu dever.
Depois de o Senhor ter posto alguém à prova e à prova, para que possa ter certeza de seu chamado para o ministério, se estiver satisfeito em seguir seu próprio caminho e sua própria vontade, se não atender às manifestações do Espírito de Deus, se ele se recusar a lucrar com o crescimento em graça e profundidade de entendimento, tenha certeza de que o Senhor não precisa dele; pois ele não pode comunicar o que nunca recebeu.
Cada alma deve ministrar. Ele deve usar todas as faculdades físicas, morais e mentais, mediante a santificação do Espírito, para que possa ser cooperador de Deus. Todos são obrigados a se dedicar ativamente e sem reservas ao serviço de Deus. Devem cooperar com Jesus Cristo na grande obra de ajudar os outros. Cristo morreu por cada homem. Ele resgatou cada homem dando Sua vida na cruz. Isso Ele fez para que o homem não vivesse mais uma vida sem objetivo e egoísta, mas para que pudesse viver para Jesus Cristo, que morreu por sua salvação. Nem todos são chamados a entrar no ministério, mas, no entanto, devem ministrar. É um insulto ao Espírito Santo de Deus para qualquer homem escolher uma vida de serviço próprio.
Ministério não significa apenas o estudo de livros e pregação. Significa serviço ( Carta 10, 1897 ).
Conhecimento da verdade não praticado
Jeremias 48:10-12
Esta descrição de Moabe representa as igrejas que se tornaram como Moabe. Eles não permaneceram em seu posto de dever como sentinelas fiéis. Eles não cooperaram com as inteligências celestiais exercendo sua capacidade dada por Deus para fazer a vontade de Deus, reprimindo os poderes das trevas e usando todo poder que Deus lhes deu para promover a verdade e a justiça em nosso mundo. Eles têm um conhecimento da verdade, mas não praticaram o que sabem ( Manuscrito 7, 1891 ).
Deus disciplina seus obreiros
Jeremias 48:10-12
Deus deu a cada homem sua obra, e devemos reconhecer a sabedoria de Seu plano para nós por uma cooperação sincera com Ele. É em uma vida de serviço apenas que a verdadeira felicidade é encontrada. Aquele que vive uma vida inútil e egoísta é miserável. Ele está insatisfeito consigo mesmo e com todos os outros.
O Senhor disciplina Seus obreiros, para que estejam preparados para ocupar os lugares que lhes são designados. Assim, Ele deseja capacitá-los para fazer um serviço mais aceitável.
Uma vida de monotonia não é a mais propícia ao crescimento espiritual. Alguns só podem alcançar o mais alto padrão de espiritualidade por meio de uma mudança na ordem regular das coisas. Quando, em Sua providência, Deus vê que as mudanças são essenciais para o sucesso da edificação do caráter, Ele perturba a suave corrente da vida.
Há aqueles que desejam ser um poder governante e que precisam da santificação da submissão. Deus traz uma mudança em suas vidas. Talvez Ele coloque diante deles deveres que eles não escolheriam. Se estiverem dispostos a ser guiados por Ele, Ele lhes dará graça e força para cumprir esses deveres com espírito de submissão e ajuda. Assim, eles estão sendo qualificados para ocupar lugares onde suas habilidades disciplinadas os tornarão de grande serviço.
Alguns Deus treina trazendo-lhes decepção e fracasso aparente. É Seu propósito que aprendam a dominar a dificuldade. Ele os inspira com a determinação de fazer com que cada fracasso aparente seja um sucesso. Muitas vezes os homens oram e choram por causa das perplexidades e obstáculos que os confrontam. Mas se eles mantiverem o princípio de sua confiança firme até o fim, Ele tornará seus caminhos claros. O sucesso virá a eles enquanto lutam contra dificuldades aparentemente intransponíveis....
Muitos ignoram como trabalhar para Deus, não porque precisam ser ignorantes, mas porque não estão dispostos a se submeter ao Seu treinamento. Moabe é mencionado como um fracasso porque, o profeta declara: “Moabe tem estado tranquilo desde a sua mocidade, ... e não foi esvaziado de vaso em vaso, nem foi para o cativeiro; e o seu cheiro não muda.”
Assim é com aqueles cujas tendências hereditárias e cultivadas para o mal não são expurgadas deles. Seus corações não são purificados da contaminação. Eles tiveram a oportunidade de fazer uma obra para Deus, mas essa obra eles não escolheram fazer, porque desejavam realizar seus próprios planos.
O cristão deve estar preparado para fazer uma obra que revele bondade, paciência, longanimidade, mansidão, paciência. O cultivo desses dons preciosos deve entrar na vida do cristão, para que, quando chamado a serviço pelo Mestre, esteja pronto para usar seus poderes mais elevados para ajudar e abençoar os que o cercam ( The Review and Herald, 2 de maio , 1907 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jeremias 48:1-13
Os caldeus estavam para destruir os moabitas. Devemos ser agradecidos por nos ser requerido procurar a salvação da vida dos homens e de suas almas, e não derramar o seu sangue, porém não teremos desculpas se fizermos uma obra agradável de maneira enganosa.
As cidades serão deixadas em ruínas, e o país será devastado. Haverá grande lamento e pressa. Se alguém pudesse dar asas aos pecadores, nem sequer poderiam fugir da ira divina.
Há muitos que persistem na iniquidade sem arrepender-se, porém desejam desfrutar de prosperidade exterior. Fazia muito tempo que estavam corrompidos e sem reformar, seguros e sensuais na prosperidade. Sua paz e prosperidade não sofreram mudança, portanto, suas vidas e os seus corações não mudaram (Salmos 105:19).
- Veja também

Olhando para o Alto, Pág. 180

Nos Lugares Celestiais, Pág. 340

Jesus Meu Modelo, Pág. 71

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 97
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 19 Deus ouvirá; e lhes responderá aquele que está entronizado desde a antigüidade; porque não há neles nenhuma mudança, e tampouco temem a Deus. Salmos 55:19 4 Porque eles não sofrem dores; são e robusto é o seu corpo. 5 Não se acham em tribulações como outra gente, nem são afligidos como os demais homens. 6 Pelo que a soberba lhes cinge o pescoço como um colar; a violência os cobre como um vestido. 7 Os olhos deles estão inchados de gordura; trasbordam as fantasias do seu coração. 8 Motejam e falam maliciosamente; falam arrogantemente da opressão. Salmos 73:4-8 4 A nossa alma está sobremodo farta da zomabaria dos arrogantes, e do desprezo dos soberbos. Salmos 123:4 32 Porque o desvio dos néscios os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá. Provérbios 1:32 15 E estou grandemente indignado contra as nações em descanso; porque eu estava um pouco indignado, mas eles agravaram o mal. Zacarias 1:15 6 E o Senhor dos exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, banquete de vinhos puros, de coisas gordurosas feitas de tutanos, e de vinhos puros, bem purificados. Isaías 25:6 12 E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que se embrutecem com as fezes do vinho, que dizem no seu coração: O Senhor não faz o bem nem faz o mal. Sofonias 1:12 34 Nabucodonozor, rei de Babilônia, devorou-me, esmagou-me, fez de mim um vaso vazio, qual monstro tragou-me, encheu o seu ventre do que eu tinha de delicioso; lançou-me fora. Jeremias 51:34 3 De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra. Isaías 24:3 2 Pois o Senhor restaura a excelência de Jacó, qual a excelência de Israel; porque os saqueadores os despojaram e destruíram os seus sarmentos. 10 Ela está vazia, esgotada e devastada; derrete-se o coração, tremem os joelhos, e em todos os lombos há dor; o rosto de todos eles empalidece. Naum 2:2,10 29 Temos ouvido da soberba de Moabe, que é soberbíssimo; da sua sobrançaria, do seu orgulho, da sua arrogância, e da altivez do seu coração. Jeremias 48:29 6 Ouvimos da soberba de Moabe, a soberbíssima; da sua arrogância, da sua soberba, e da sua insolência; de nada valem as suas jactâncias. Isaías 16:6 49 Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. 50 Também elas se ensoberbeceram, e fizeram abominação diante de mim; pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar. Ezequiel 16:49,50 21 Falei contigo no tempo da tua prosperidade; mas tu disseste: Não escutarei. Este tem sido o teu caminho, desde a tua mocidade, o não obedeceres à minha voz. Jeremias 22:21
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Olhando para o Alto, Pág. 180

Nos Lugares Celestiais, Pág. 340

Jesus Meu Modelo, Pág. 71

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 97