Comentário Bíblico
Adventista
Palavra do SENHOR - (cba)
Jeremias 47:1
Ver com. de Jeremias 46:1. Os filisteus perseguiram o povo de Deus, então, eles receberiam uma retribuição justa.
Filisteus - (cba)
Jeremias 47:1
O povo filisteu estava na Palestina já na época de Abraão (ver com. de Gênesis 21:32; Josué 13:2), mas aportaram em massa na região, durante a grande migração dos povos do mar, em aproximadamente 1200 a.C. (ver com. de Gênesis 10:14). Eles estavam entre os principais oponentes dos hebreus primitivos, mas, depois da época de Davi, eles desempenharam papel de menor importância nos assuntos de Israel.
- 32 Assim fizeram uma pacto em Beer-Seba. Depois se levantaram Abimeleque e Ficol, o chefe do seu exército, e tornaram para a terra dos filisteus. Gênesis 21:32 2 A terra que ainda fica é esta: todas as regiões dos filisteus, bem como todas as dos gesureus, Josué 13:2 14 Patrusim, Casluim (donde saíram os filisteus) e Caftorim. Gênesis 10:14
Faraó ferisse a Gaza - (cba)
Jeremias 47:1
A informação histórica é escassa para identificar este ataque de modo preciso. Há vários períodos em que um ataque como este, partindo dos egípcios, seria possível. Ele poderia ter ocorrido durante o turbulento período entre a ascensão de Neco (610 a.C.) e os primeiros anos de Nabucodonosor (604 a.C. ou um pouco mais tarde), durante o qual os egípcios repetidamente marcharam até a costa para lutar com os babilônios; ou pode ter sido na época da invasão de Hofra (Ápries), Arnen-Ra', em 587, durante o cerco a Jerusalém. O único exemplo, durante a vida de Jeremias, de um ataque a Gaza em que há registro histórico é o que foi mencionado por Heródoto como sendo realizado por Neco II, depois de uma vitória em Magdolus, a forma grega de Migdol, que significa "fortaleza". Sua localização é desconhecida. Como Heródoto (ii. 159) diz: Neco, tendo vindo combater os siros na terra de Magdolus, conquistou-os, e depois da batalha tomou "a grande cidade síria de Cadytis". "Síria", neste versículo, inclui a Pales tina, e "Cadytis" é, geralmente, tomada como sendo Gaza.
Se esse for o cenário correto da profecia, ela pode ser datada em 609 a.C. ou pouco depois. Se, por outro lado, a referência de Heródoto não for a Gaza, então devese admitir que não há evidência direta de quando esse ataque ocorreu.
Nos tempos bíblicos, Gaza era o mais importante centro comercial na Palestina. Situava-se no extremo sul da fértil planície filisteia, na convergência de duas das principais estradas da Palestina. Por meio dela, a rota comercial do deserto oriental, com sua riqueza de ferro e cobre das minas de Edom, ligava-se ao grande dereh hay-yam, ou "caminho do mar", a estrada litorânea que conduzia ao norte a partir do Egito. Devido a sua posição nessa última rota, a cidade era de grande importância estratégica. Os egípcios utilizaram essa estrada por quase mil anos , como a rota habitual de suas repetidas invasões à Palestina e à Síria. Durante as 18a e 19a dinastias, quando os egípcios dominaram grande parte da Palestina, Gaza foi um dos principais centros ad~inistrativos. Ao tomar Gaza, qualquer faraó que invadia a Palestina também asseguraria um ponto a partir do qual podia dominar o litoral, proteger suas comunicações com o Egito e controlar muito do comércio do país.
O fato de esta mensagem ser dada "antes que Faraó ferisse Gaza", indica que ela era uma profecia, um alerta aos filisteus sobre a destruição iminente (comparar com a mensagem de Jonas a Nínive, em Jn 3).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
As calamidades dos filisteus - (Mathew Henry)
Jeremias 47:1-7
Os filisteus sempre foram inimigos de Israel, mas o exército caldeu inundará a sua terra como o dilúvio. Deus somente saqueará aqueles que devem ser saqueados; quando o Senhor decide destruir o ímpio, tira dele toda a ajuda. As desolações da guerra são tão deploráveis que as bênçãos da paz são supremamente desejáveis. Devemos submeter-nos aos seus desígnios porque Ele ordena tudo em perfeita sabedoria e justiça.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Os varais permanecerão nas argolas da arca; não serão tirados dela. 16 E porás na arca o testemunho, que eu te darei. 17 Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois covados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Êxodo 25:15-17 6 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Gaza, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque levaram cativo todo o povo para o entregarem a Edom. 7 Por isso porei fogo ao muro de Gaza, e ele consumirá os seus palácios. 8 De Asdode exterminarei o morador, e de Asquelom aquele que tem o cetro; tornarei a minha mão contra Ecrom; e o resto dos filisteus perecerá, diz o Senhor Deus. Amós 1:6-8 4 Pois Gaza será desamparada, e Asquelom assolada; Asdode ao meio-dia será expelida, e Ecrom desarraigada. 5 Ai dos habitantes da borda do mar, da nação dos quereteus! A palavra do Senhor é contra vós, ó Canaã, terra dos filisteus; e eu vos destruirei, sem que fique sequer um habitante. 6 E a borda do mar será de pastagens, com cabanas para os pastores, e currais para os rebanhos. 7 E será a costa para o restante da casa de Judá, para que eles se apascentem ali; de tarde se deitarão nas casas de Asquelom; pois o Senhor seu Deus os visitará, e os fará tornar do seu cativeiro. Sofonias 2:4-7 5 Asquelom o verá, e temerá; também Gaza, e terá grande dor; igualmente Ecrom, porque a sua esperança será iludida; e de Gaza perecerá o rei, e Asquelom não será habitada. 6 Povo mestiço habitará em Asdode; e exterminarei a soberba dos filisteus. 7 E da sua boca tirarei o sangue, e dentre os seus dentes as abominações; e ele também ficará como um resto para o nosso Deus; e será como chefe em Judá, e Ecrom como um jebuseu. Zacarias 9:5-7 20 e a todo o povo misto, e a todos os reis da terra de Uz, e a todos os reis da terra dos filisteus, a Asquelom, a Gaza, a Ecrom, e ao que resta de Asdode; Jeremias 25:20 19 Foi o termo dos cananeus desde Sidom, em direção a Gerar, até Gaza; e daí em direção a Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. Gênesis 10:19 24 Pois dominava ele sobre toda a região e sobre todos os reis daquém do rio, desde Tifsa até Gaza; e tinha paz por todos os lados em redor. 1 Reis 4:24 6 Povo mestiço habitará em Asdode; e exterminarei a soberba dos filisteus. Zacarias 9:6