Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Enoque viu Deus apenas pela fé
Gênesis 5:22-24
Ele [Enoque] viu Deus ao seu lado? Somente pela fé. Ele sabia que o Senhor estava lá e apegou-se firmemente aos princípios da verdade. Nós também devemos andar com Deus. Quando fizermos isso, nosso rosto será iluminado pelo brilho de Sua presença e, quando nos encontrarmos, falaremos de Seu poder, dizendo: Louvado seja Deus. Bom é o Senhor e boa é a palavra do Senhor ( Manuscrito 17, 1903 ).
Cristo, um companheiro constante
Gênesis 5:22-24
Podemos ter o que Enoque tinha. Podemos ter Cristo como nosso companheiro constante. Enoque andou com Deus e, quando atacado pelo tentador, pôde falar com Deus sobre isso. Ele não tinha “Está escrito” como nós, mas tinha um conhecimento de seu Companheiro celestial. Ele fez de Deus seu conselheiro e estava intimamente ligado a Jesus. E Enoque foi homenageado neste curso. Ele foi transladado ao céu sem ver a morte. E aqueles que serão transladados no final do tempo, serão aqueles que têm comunhão com Deus na terra. Aqueles que manifestam que sua vida está escondida com Cristo em Deus, estarão sempre representando-o em todas as suas práticas de vida. O egoísmo será cortado pela raiz ( Manuscrito 38, 1897 ).
Esforce-se para se conformar à semelhança divina
Gênesis 5:22-24
Reconheçamos a fraqueza da humanidade e vejamos onde o homem falha em sua autossuficiência. Seremos então preenchidos com o desejo de ser exatamente o que Deus deseja que sejamos - puros, nobres, santificados. Teremos fome e sede da justiça de Cristo. Ser como Deus será o único desejo da alma.
Esse é o desejo que encheu o coração de Enoque. E lemos que ele andou com Deus. Ele estudou o caráter de Deus com um propósito. Ele não traçou seu próprio curso, nem estabeleceu sua própria vontade, como se se considerasse plenamente qualificado para administrar os assuntos. Ele se esforçou para se conformar à semelhança divina ( Carta 169, 1903 ).
Como Enoque andou com Deus
Gênesis 5:22-24
Embora confie em seu Pai celestial para obter a ajuda de que você precisa, Ele não o deixará. Deus tem um céu cheio de bênçãos que deseja conceder àqueles que buscam sinceramente aquela ajuda que somente o Senhor pode dar. Foi olhando para Jesus com fé, pedindo-Lhe, acreditando que cada palavra falada seria verificada, que Enoque andou com Deus. Ele se mantinha ao lado de Deus, obedecendo a cada palavra Sua. ... Sua vida foi maravilhosa de unidade. Cristo era seu companheiro. Ele estava em comunhão íntima com Deus ( Manuscrito 111, 1898 ).
Morada em atmosfera pura
Gênesis 5:22-24
Ele [Enoque] não fez sua morada com os iníquos. Ele não se localizou em Sodoma, pensando em salvá-la. Ele colocou a si mesmo e sua família onde a atmosfera fosse o mais pura possível. Então, às vezes, ele ia aos habitantes do mundo comsua mensagem dada por Deus. Cada visita que ele fez ao mundo foi dolorosa para ele. Ele viu e entendeu algo sobre a lepra do pecado. Depois de proclamar sua mensagem, sempre levava consigo para seu lugar de aposentadoria alguns que haviam recebido a advertência. Alguns deles se tornaram vencedores e morreram antes que viesse o Dilúvio. Mas alguns viveram tanto tempo sob a influência corruptora do pecado que não puderam suportar a justiça ( Manuscrito 42, 1900 ).
Enoque andou com Deus
Gênesis 5:22-24
A frase “Enoque andou com Deus” (Gênesis 5:22,24) significa companheirismo íntimo e diário com o Senhor. O relacionamento pessoal de Enoque com Deus era tão especial que “Deus o levou” (Gênesis 5:24). Essa última frase é única na genealogia de Adão e não apoia a ideia de vida após a morte para aqueles que “andam com Deus”. Observe que Noé também andou com Deus (Gênesis 6:9) e morreu como todos os outros, incluindo Adão e Metusalém. Também é interessante notar que nenhuma razão é dada para justificar essa graça especial. “Enoque se tornou um pregador da justiça, tornando conhecido ao povo o que Deus lhe revelara. Aqueles que temiam ao Senhor procuravam esse santo homem, para compartilharem de sua instrução e de suas orações. Enoque trabalhava também publicamente, apregoando a mensagem de Deus a todos os que desejavam ouvir as palavras de advertência. Seus labores não se restringiam aos descendentes de Sete. Na terra em que Caim procurara fugir da presença divina, o profeta de Deus tornou conhecidas as maravilhosas cenas que havia observado em visão. Ele declarou: ‘Eis que veio o Senhor entre Suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias’” (Judas 1:14,15; Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 60 [86]).
- 22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou. Gênesis 5:22,24 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou. Gênesis 5:24 9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. Gênesis 6:9 14 Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, 15 para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram. Judas 1:14,15
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 5:21-24
Enoque foi o sétimo a partir de Adão. A piedade consiste em caminhar com Deus; isto mostra a reconciliação com o Senhor, pois dois não podem andar juntos se não estiverem de acordo (Amós 3:3). Isto inclui todos os aspectos de uma vida santa, reta e sóbria.
Caminhar com Deus é ter Deus sempre diante de nós, atuar como estando sempre sob o seu olhar. É preocupar-se constantemente sobre como agradar ao Senhor em todas as coisas, e em nada ofendê-lo. É ser seguidor dEle como filhos amados. O Espírito santo disse que Enoque "andou com" Deus, ao invés de dizer que Enoque "viveu" com Deus. Esta foi a sua constante preocupação e trabalho; enquanto os demais viviam para si mesmos e para o mundo, ele viveu para Deus.
Este era o gozo de sua vida. Enoque foi "levado" a um mundo melhor. Como ele não viveu do mesmo modo que o restante da humanidade, também não saiu do mundo por meio da morte, como os demais. Não foi encontrado porque Deus o trasladou (Hebreus 11:5). Ele tinha vivido somente 365 anos que, segundo a idade dos homens de então, representava somente cerca da metade do que se vivia. As vezes Deus leva para si mesmo, mais rapidamente, aqueles que Ele ama; o tempo que estes perdem na terra,'ganham no céu, o que para eles representa uma inefável vantagem. Veja como é expressa a trasladação de Enoque: "e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou".
Enoque já não estava mais neste mundo; foi transformado, do mesmo modo que todos os santos que estiverem vivos por ocasião da vinda de Cristo o serão. Aqueles que começam a caminhar com Deus quando ainda são jovens, têm a esperança de caminhar com Ele por um período longo, cómodo e servindo-o. A constante marcha em santidade do verdadeiro cristão, por muitos anos até que Deus o leve, é a melhor recomendação para a religião a qual muitos se opõem e contra a qual muitos abusam. Caminhar com Deus é um ato que está de pleno acordo com as preocupações, conselhos e deveres da vida.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |