Comentário Bíblico
Adventista
Eu sou José - (cba)
Gênesis 45:3
O efeito desse anúncio é mais fácil de imaginar do que de descrever. Até então os irmãos de José o haviam conhecido como Zafenate-Paneia, um homem que lhes falava por meio de intérpretes (Gênesis 42:23). Então, esse augusto governante do Egito de repente lhes fala em sua própria língua. A voz e a semelhança do irmão há tanto tempo "perdido" lhes vieram à mente ao som do nome familiar e os encheu de espanto e apreensão.
Vive ainda meu pai? - (cba)
Gênesis 45:3
Talvez José, ao ver o alarme no rosto deles, tenha sido impelido a fazer essa pergunta de maneira tão abrupta. Agora não mais se refere a Jacó como "o ancião de quem me falastes" (Gênesis 43:27), mas como seu amado e reverenciado pai. José não só havia sido informado anteriormente de que ele ainda estava vivo (Gênesis 43:27,28), mas acabara de ouvir isso (Gênesis 44:34). Seu coração ansiava ouvir mais a respeito do pai.
- 27 Então ele lhes perguntou como estavam; e prosseguiu: vosso pai, o ancião de quem falastes, está bem? ainda vive? Gênesis 43:27 27 Então ele lhes perguntou como estavam; e prosseguiu: vosso pai, o ancião de quem falastes, está bem? ainda vive? 28 Responderam eles: O teu servo, nosso pai, estã bem; ele ainda vive. E abaixaram a cabeça, e inclinaram-se. Gênesis 43:27,28 34 Porque, como subirei eu a meu pai, se o menino não for comigo? para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai. Gênesis 44:34
Ficaram atemorizados - (cba)
Gênesis 45:3
Esta nova guinada dos acontecimentos foi demais para eles; os homens ficaram sem fala. Estavam aterrorizados, não só por causa da grandeza de José, mas pela recordação do crime praticado contra ele. Até então, estiveram conscientes apenas da retribuição divina por seu ato, e não temiam punição humana, uma vez que o crime não era conhecido por ninguém fora de seu pequeno círculo. Agora, contudo, encontravam-se na presença daquele a quem tanto haviam prejudicado. Não é de admirarque tremessem de medo, achando que agora havia chegado a hora do acerto de contas pelos atos de Dotã.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 45:3-8
Após a declaração surpreendente de José, os irmãos ficaram "atemorizados", muito possivelmente temendo uma retribuição ou apenas sem conseguir acreditar no que estavam vendo. As pessoas podem ficar atemorizadas em contextos de guerra (Êxodo 15:5; Juízes 20:41). A primeira pergunta de José foi feita em relação ao pai, talvez por ter ficado preocupado com a descrição emocionada que Judá fizera do sofrimento e do sentimento de perda de Jacó.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 45:1-15
José deixou que Judá falasse e escutou tudo o que este tinha a dizer. Concluiu que os seus irmãos estavam humilhados por causa dos pecados que praticaram, especialmente no tocante a ele mesmo, pois Judá o mencionou por duas vezes em seu discurso, de forma respeitosa para com o seu pai, e com muita ternura para com o seu irmão Benjamim. Agora estavam preparados para o consolo que lhes daria ao identificar-se. José ordenou que todos os seus servos se retirassem. Assim, Cristo também se dá a conhecer, e expressa. a sua amorosa bondade ao seu povo, fora da vista e dos ouvidos do mundo. José derramou lágrimas de ternura e forte afeto, e com estas apagou a austeridade com que se comportara para com os seus irmãos até aquele momento. Esta atitude representa a compaixão divina para com os que se voltam arrependidos. "Eu sou José, vosso irmão". Esta declaração os humilharia ainda mais pelo pecado que cometeram quando o venderam, mas traria alento também. Assim, pois, quando Cristo quis convencer Paulo, disse: "Eu sou Jesus", e quando consolava os seus discípulos dizia: "sou eu, não temais".
Quando Cristo se manifesta ao seu povo, anima-o a aproximar-se dEle com um coração sincero. José procede deste modo, mostrando que independente do que fora planejado contra ele, Deus o utilizara para fazer o bem. Os pecadores devem doer-se e irar-se contra si mesmos, ainda que Deus tire algo bom dos pecados deles. É algo de grande impacto a concordância de toda esta situação com o caso do pecador, quando Cristo se manifesta à sua alma. Neste relato não se tem o pecado como um mal menor, mas como um mal maior; e, de todo modo, está tão armado contra o desespero que chega a regozijar-se na obra de Deus, enquanto treme pensando nos perigos e na ruína da qual escapou. José promete cuidar de seu pai e de toda a sua família. É dever dos filhos que, se for requerido pela necessidade de seus pais a qualquer momento, os mantenham e dêem-lhes o melhor que possam; isto é mostrar a piedade em sua própria casa (1 Timóteo 5:4). Após José ter abraçado Benjamim, abraçou a todos eles e, em seguida, os seus irmãos conversaram livremente com ele sobre todos os assuntos referentes à casa de seus pais. Após os sinais da verdadeira reconciliação com o Senhor Jesus Cristo, segue-se a doce comunhão com Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 27 Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais. Mateus 14:27 13 E na segunda vez deu-se José a conhecer a seus irmãos, e a sua linhagem tornou-se manifesta a Faraó. Atos 7:13 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Atos 9:5 5 Mas agora que se trata de ti, te enfadas; e, tocando-te a ti, te desanimas. Jó 4:5 15 Por isso me perturbo diante dele; e quando considero, tenho medo dele. Jó 23:15 10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito. Zacarias 12:10 26 Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. Mateus 14:26 50 porque todos o viram e se assustaram; mas ele imediatamente falou com eles e disse-lhes: Tende ânimo; sou eu; não temais. Marcos 6:50 8 Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. Lucas 5:8 37 Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. 38 Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações? Lucas 24:37,38 7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7 27 Então ele lhes perguntou como estavam; e prosseguiu: vosso pai, o ancião de quem falastes, está bem? ainda vive? Gênesis 43:27 21 Então disseram uns aos outros: Nós, na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, porquanto vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava, e não o quisemos atender; é por isso que vem sobre nós esta angústia. 22 Respondeu-lhes Rúben: Não vos dizia eu: Não pequeis contra o menino; Mas não quisestes ouvir; por isso agora é requerido de nós o seu sangue. Gênesis 42:21,22