Comentário Bíblico
Adventista
Então, lhe respondeu Isaque, seu pai - (cba)
Gênesis 27:39
Comovido pelo desesperado lamento de seu amado filho Esaú, Isaque atendeu a seu apaixonado pedido. Uma vez mais Isaque falou, talvez por inspiração, desta vez sobre a futura sorte de Esaú. Esse pronunciamento, contudo, não é chamado uma "bênção". Na verdade, foi uma maldição modificada.
Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação - (cba)
Gênesis 27:39
A tradução "Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus" (ACF; ver KJV) é gramaticalmente possível. Segundo essa tradução, a "bênção" de Esaú parece ser, substancialmente, uma repetição da bênção temporal dada a Jacó. Mas há certas variações importantes, como a omissão da frase "fartura de trigo e de mosto" e do nome de Deus.
Contudo, a preposição rnin ("de") também significa "longe de". O significado das palavras de Isaque, então, seria: Tua habitação será longe da gordura [exuberância] da terra, e longe do orvalho do céu. Isso indica que, em contraste com a terra de Canaã, o lar dos edomitas seria uma região infértil. A tradução da ARA está não só de acordo com a construção hebraica, mas é decididamente mais apropriada ao contexto e aos fatos históricos: (1) É uma descrição adequada das características tristes e desérticas da Idumeia, o lar dos descendentes de Esaú. (2) Concorda com a declaração de Isaque de que todas as bênçãos já haviam sido concedidas a Jacó e evita fazê-lo contradizer-se (Gênesis 27:33,37). Por fim, (3) explica o jogo de palavras feito com os termos "exuberância" e "orvalho", que aqui descrevem uma condição que é precisamente o oposto do que se declara ser a sorte de Jacó (Gênesis 27:28). É verdade que essa interpretação trata a preposição min, de Gênesis 27:39, de maneira diferente da de Gênesis 27:28. A fraseologia diferente dos dois versos, contudo, sugere que em Gênesis 27:39 Isaque está fazendo um inteligente jogo de palavras. O fato de Isaque não mencionar aqui o nome de Deus pode indicar que este pronunciamento foi feito por sua própria autoridade e não por inspiração, como o que foi dirigido a Jacó.
- 33 Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou caça e ma trouxe? Eu comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. 37 Respondeu Isaque a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Que, pois, poderei eu fazer por ti, meu filho? Gênesis 27:33,37 28 Que Deus te dê do orvalho do céu, e dos lugares férteis da terra, e abundância de trigo e de mosto; Gênesis 27:28 39 Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu; Gênesis 27:39
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 27:1-46
Uma das palavras-chave desta história cheia de suspense é "bênção" e "abençoar" ou derivados que ocorrem mais de 20 vezes. Todavia, este relato da bênção faz parte de um plano mais amplo de controle, engano e amor paternal desencaminhado. É também um reflexo da falta de comunicação entre Isaque e Rebeca, pois cada um parecia seguir a própria vontade. A cegueira quase total de Isaque mede forças com a ambição desmedida de Rebeca.
Nota
Gênesis 27:39-40
A bênção de Isaque para Esaú não foi muito animadora.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 27:30-40
Quando Esaú compreendeu que Jacó obtivera a bênção, clamou com um pranto muito grande e amargo. Chegará o dia, quando os que descuidadamente tomam para si as bênçãos do pacto, e vendem o seu direito às bênçãos espirituais por algo sem valor, irão pedilas com urgência, mas em vão. Isaque tremeu muito quando se deu conta do engano que praticaram. Os que seguem a opção de seus próprios afetos, mais do que a vontade divina, entram em confusões. Porém, ele se recuperou imediatamente, e confirmou a bênção que havia dado a Jacó, dizendo: "E abençoei-o; também será bendito".
Os que se apartam de sua sabedoria e de sua graça, de sua fé e da boa consciência nos altares da honra, riquezas ou prazeres deste mundo, por mais que finjam ter zelo pelas bênçãos, julgaram-se indignos dela e terão a condenação que merecem.
Uma bênção certa foi dada a Esaú. Era o ele que desejava. Os desejos de felicidade sem a correta escolha do alvo, e a correta utilização dos meios, enganam a muitos, levando-os à sua própria ruína. As multidões vão ao inferno com as suas bocas repletas de bons desejos.
A grande diferença é que não há qualquer vestígio contido na bênção de Esaú que aponte para Cristo; e, sem isto, a parte mais importante da terra e o produto do campo valem bem pouco. Assim, pois, pela fé Isaque abençoou os seus dois filhos, de acordo com o que deveria ser a sorte de cada um deles.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 Depois Esaú tomou suas mulheres, seus filhos, suas filhas e todas as almas de sua casa, seu gado, todos os seus animais e todos os seus bens, que havia adquirido na terra de Canaã, e foi-se para outra terra, apartando-se de seu irmão Jacó. 7 Porque os seus bens eram abundantes demais para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado. 8 Portanto Esaú habitou no monte de Seir; Esaú é Edom. Gênesis 36:6-8 4 A Isaque; dei Jacó e Esaú; a Esaú dei em possessão o monte Seir; mas Jacó e seus filhos desceram para o Egito. Josué 24:4 20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e a Esaú, no tocante às coisas futuras. Hebreus 11:20 28 Que Deus te dê do orvalho do céu, e dos lugares férteis da terra, e abundância de trigo e de mosto; Gênesis 27:28 13 De José disse: Abençoada pelo Senhor seja a sua terra, com os mais excelentes dons do céu, com o orvalho, e com as águas do abismo que jaz abaixo; 28 Israel pois habitará seguro, a fonte de Jacó a sós, na terra de grão e de mosto; e o seu céu gotejará o orvalho. Deuteronômio 33:13,28