Comentário Bíblico
Adventista
Prostrou-se em terra diante do SENHOR - (cba)
Gênesis 24:52
Esta é a terceira oração de Eliézer durante sua breve estada na cidade de Naor (ver Gênesis 24:12,26). Cada acontecimento da vida parecia ser para ele um motivo de oração - para pedir direção ou para agradecer. Pode se confiar num homem que confia em Deus. Todo crente será melhor sucedido se, como Eliézer, reconhecer a mão de Deus em tudo que faz.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 24:52
A terceira oração do servo foi de gratidão, seguida do pagamento do preço pela noiva. Esse preço era uma compensação pela perda dos serviços da noiva e de sua descendência em potencial (Gênesis 34:12; Êxodo 22:16).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 24:29-53
O concerto do casamento de Isaque e Rebeca é narrado com muitos detalhes. Devemos notar a providência de Deus nos assuntos comuns da vida humana e, neles, exercer a prudência e outras graças.
Labão pediu ao servo de Abraão que entrasse, após ter visto o pendente e as pulseiras nas mãos de sua irmã. Conhecemos o caráter de Labão por sua conduta posterior, e podemos pensar que ele não teria estado tão disposto a hospedá-lo se não tivesse esperado ser bem recompensado.
O servo era dedicado à sua tarefa. Ainda que tivesse acabado de chegar de sua viagem e entrado na casa que procurava, não comeria até que cumprisse a sua missão. Devemos preferir realizar o nosso trabalho e cumprir os nossos compromissos, sejam para Deus ou para os homens, acima de nossos interesses particulares; esta era a comida de nosso Salvador (João 4:34). O servo de Abraão contou à família a tarefa que lhe fora dada. Relata o ocorrido no poço como apoio à sua proposição, e mostrou simplesmente o dedo de Deus em toda a situação. Os sucessos que nos parecem ser o efeito de uma escolha, de planos ou de azar são determinados por Deus. Isto não impede, mas, pelo contrário, estimula o uso de todos os meios apropriados. Eles aceitaram a proposta livre e alegremente; quando procede do Senhor, todo assunto provavelmente se tornará fácil. O servo de Abraão reconhece, agradecido, o bom êxito que encontrou. Ele era um homem humilde, e os simples não se envergonham da situação de sua vida, seja ela qual for. Todas as nossas preocupações temporais são doces, se forem misturadas com a piedade.
|
- Análise em Cadeia 26 Então inclinou-se o homem e adorou ao Senhor; 48 e, inclinando-me, adorei e bendisse ao Senhor, Deus do meu senhor Abraão, que me havia conduzido pelo caminho direito para tomar para seu filho a filha do irmão do meu senhor. Gênesis 24:26,48 20 Então disse Davi a toda a congregação: Bendizei ao Senhor vosso Deus! E toda a congregação bendisse ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se e prostraram-se perante a Senhor e perante o rei. 1 Crônicas 29:20 18 Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, para o adorarem. 2 Crônicas 20:18 1 Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. 2 No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Salmos 34:1,2 6 Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Salmos 95:6 21 Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! 22 Ofereçam sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo! Salmos 107:21,22 1 Amo ao Senhor, porque ele ouve a minha voz e a minha súplica. 2 Porque inclina para mim o seu ouvido, invocá-lo-ei enquanto viver. Salmos 116:1,2 11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra. Mateus 2:11 25 Quando Pedro ia entrar, veio-lhe Cornélio ao encontro e, prostrando-se a seus pés, o adorou. 26 Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. Atos 10:25,26