Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 24:33-51
As negociações do casamento começaram com uma refeição em que mais uma vez foi relatada a maravilhosa orientação divina. As refeições eram eventos sociais importantes naquela cultura.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 24:29-53
O concerto do casamento de Isaque e Rebeca é narrado com muitos detalhes. Devemos notar a providência de Deus nos assuntos comuns da vida humana e, neles, exercer a prudência e outras graças.
Labão pediu ao servo de Abraão que entrasse, após ter visto o pendente e as pulseiras nas mãos de sua irmã. Conhecemos o caráter de Labão por sua conduta posterior, e podemos pensar que ele não teria estado tão disposto a hospedá-lo se não tivesse esperado ser bem recompensado.
O servo era dedicado à sua tarefa. Ainda que tivesse acabado de chegar de sua viagem e entrado na casa que procurava, não comeria até que cumprisse a sua missão. Devemos preferir realizar o nosso trabalho e cumprir os nossos compromissos, sejam para Deus ou para os homens, acima de nossos interesses particulares; esta era a comida de nosso Salvador (João 4:34). O servo de Abraão contou à família a tarefa que lhe fora dada. Relata o ocorrido no poço como apoio à sua proposição, e mostrou simplesmente o dedo de Deus em toda a situação. Os sucessos que nos parecem ser o efeito de uma escolha, de planos ou de azar são determinados por Deus. Isto não impede, mas, pelo contrário, estimula o uso de todos os meios apropriados. Eles aceitaram a proposta livre e alegremente; quando procede do Senhor, todo assunto provavelmente se tornará fácil. O servo de Abraão reconhece, agradecido, o bom êxito que encontrou. Ele era um homem humilde, e os simples não se envergonham da situação de sua vida, seja ela qual for. Todas as nossas preocupações temporais são doces, se forem misturadas com a piedade.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje, peço-te, bom êxito, e usa de benevolência para com o meu senhor Abraão. 13 Eis que eu estou em pé junto à fonte, e as filhas dos homens desta cidade vêm saindo para tirar água; 14 faze, pois, que a donzela a quem eu disser: Abaixa o teu cântaro, peço-te, para que eu beba; e ela responder: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; seja aquela que designaste para o teu servo Isaque. Assim conhecerei que usaste de benevolência para com o meu senhor. Gênesis 24:12-14 7 Logo que se retirou o anjo que lhe falava, Cornélio chamou dois dos seus domésticos e um piedoso soldado dos que estavam a seu serviço; 8 e, havendo contado tudo, os enviou a Jope. 22 Eles responderam: O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação judaica, foi avisado por um santo anjo para te chamar à sua casa e ouvir as tuas palavras. Atos 10:7,8,22 12 E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje, peço-te, bom êxito, e usa de benevolência para com o meu senhor Abraão. 31 E disse: Entra, bendito do Senhor; por que estás aqui fora? pois eu já preparei a casa, e lugar para os camelos. Gênesis 24:12,31 3 E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia. Gênesis 39:3 21 Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para toda a nossa fazenda. Esdras 8:21 11 Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.) Neemias 1:11 5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. Salmos 37:5 17 Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. Salmos 90:17 10 pedindo sempre em minhas orações que, afinal, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião para ir ter convosco. Romanos 1:10 11 Fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto ao poço de água, pela tarde, à hora em que as mulheres saíam a tirar água. Gênesis 24:11