Comentário Bíblico
Adventista
Doze anos serviram a Quedorlaomer - (cba)
Gênesis 14:4
Quedorlaomer era líder da coalizão de reis. Vê-se que Elão era uma grande potência mesopotâmica no tempo de Abraão. Em aliança com outros governantes asiáticos, talvez Elão tenha empreendido essa campanha no ocidente a fim de reabrir sua rota de caravanas até o Mar Morto. Uma vez que a parte ocidental da Palestina estava sob influência egípcia, seria natural que potências asiáticas buscassem o controle de suas rotas de comércio. Fica evidente pelos versos seguintes que outras nações haviam sido tributárias de Quedorlaomer além das cinco cidades-estado de Sidim. Possivelmente a tributação fosse pesada e quando os vários povos conseguiam se recuperar um pouco da campanha anterior rebelavam-se e deixavam de enviar tributos anualmente para a Mesopotâmia.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 14:1-16
A vitória de Abrão é outra lustração das bênçãos divinas que ele desfrutava e partilhava livremente. Os nomes dos quatro reis que ameaçaram as cidades-estado no vale do Jordão sugerem uma união etnicamente mista, que incluía grupos de elamitas, amorreus, hurritas e heteus. As cinco cidades-estado no vale do Jordão (Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar) não conseguiram resistir ao ataque da coalisão do leste.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 14:1-12
As disputas entre as nações formam uma grande parte da História; porém, não teríamos o relato desta guerra se Abraão e Ló não tivessem sido participantes dela. Por causa de sua cobiça, Ló havia se instalado na fértil, mas na malvada Sodoma. seus habitantes foram surpreendidos por invasores procedentes da Caldéia e da Pérsia, que eram na ocasião reinos pequenos. Tomaram a Ló e os seus bens, dentre os demais. Ele era um justo e filho de um irmão de Abraão; porém, nem a nossa piedade nem o nosso relacionamento com os nossos irmãos, a quem podemos chamar de favoritos em relação ao céu, nos podem dar segurança quando os juízos de Deus se iniciam. Mais do que um homem honesto, ele sofre o pior devido aos seus maus vizinhos.
É uma atitude sábia de nossa parte separarmo-nos, ou ao menos distinguirmo-nos dos maus vizinhos (2 Coríntios 6:17). Ló, sobrinho de Abraão, deveria ter sido companheiro e discípulo de seu tio. se preferiu morar em Sodoma, foi graças a si mesmo que participou das perdas daquela cidade. Quando saímos dos caminhos do nosso dever, afastamo-nos da proteção de Deus, e não podemos esperar que a opção por nós adotada, por causa de nossa concupiscência, termine em nosso proveito. os invasores levaram o património de Ló; é justo diante de Deus que os deleites pelos quais nos vejamos privados de seu gozo nos sejam retirados.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos. 26 Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Gênesis 9:25,26 15 Mas ele se rebelou contra o rei de Babilônia, enviando os seus embaixadores ao Egito, para que se lhe mandassem cavalos e muita gente. Prosperará ou escapará aquele que faz tais coisas? Quebrará o pacto e escapará? Ezequiel 17:15