Comentário Bíblico
Adventista
Sucedeu - (cba)
Gênesis 14:1
A compreensão dos eruditos a respeito deste capítulo é dividida. Alguns o aceitam como documento antigo fidedigno baseado em fatos históricos. Outros o consideram história inventada por algum escritor judeu de época tardia com o propósito de glorificar o patriarca Abraão. Contudo, algumas descobertas têm demonstrado que o contexto, a linguagem e os nomes próprios se encaixam exatamente no início do segundo milênio a.C., o que fortalece substancialmente a posição dos que creem na historicidade do relato. Ainda não é possível, contudo, identificar qualquer dos reis ali nomeados com pessoas mencionadas em fontes extra bíblicas, uma vez que pouco se sabe da história política desse período.
Anrafel, rei de Sinar - (cba)
Gênesis 14:1
Este rei tem sido costumeiramente identificado com Hamurábi, o sexto e maior rei da primeira dinastia de Babilônia. Toda vez que Sinar é mencionada no relato do AT, é usada como uma designação para Babilônia (ver com. de Gênesis 10:10), um fato que parece sugerir que Anrafel era um rei de Babilônia. Contudo, também é possível ver nesta Sinar a Shanhara das fontes cuneiformes, que ficava na parte noroeste da Mesopotâmia. Além disso, parece cronologicamente impossível identificar Hamurábi com Anrafel. Embora alguns eruditos defendam a datação mais antiga para o reinado de Hamurábi, o ponto de vista mais recente é o de que ele tenha governado no 18° ou 17° século a.C., o que o colocaria mais de 100 anos depois de Abraão. A identsificação linguística de Anrafel com Hamurábi também não é isenta de dificuldades. Desde 1930, houve mais três reis chamados Hamurábi que viveram no mesmo período: um de Ugarit, outro de Aleppo e um terceiro de uma cidade não identificada. Portanto, ainda não se pode fazer uma identificação definitiva.
Arioque, rei de Elasar - (cba)
Gênesis 14:1
O nome Arriwuk (Arioque) é atestado em textos cuneiformes, como o do filho do rei Zimrilim, da cidade mesopotâmica de Mari, no século 18 a.C. Embora não seja a mesma pessoa que o rei de Elasar, a ocorrência do nome Arioque em registros do período pós-abraâmico indica que a história tem uma correspondência adequada com a época. É tentador identificar Elasar com a cidade de Larsa, na baixa Mesopotâmia. A tentativa de fazer essa identificação já ocorreu muitas vezes no passado, mas faltam evidências definitivas que a comprovem.
Quedorlaomer, rei de Elão - (cba)
Gênesis 14:1
Um bom nome elamita que significa "servo de [a deusa] Lagamar". O nome de vários reis elamitas começa com a palavra kudur, "servo", como Kudur-Mahuh, Kudur-Nachunte e Kudur-Ellil. A segunda parte de Quedorlaomer é a transliteração hebraica do nome da deusa elamita Lagamar. Contudo, ainda não se conhece nenhum rei com o nome de Kudur-Lagamar mencionado em fontes extra bíblicas.
Tidal, rei de Goim - (cba)
Gênesis 14:1
Vários reis heteus tiveram esse nome, na forma de Tudhalia, mas é incerto se este rei em particular aparece em qualquer registro fora da Bíblia. Embora seja impossível identificar com certeza os quatro reis, a ocorrência de seus nomes no período em que Abraão viveu mostra claramente que o relato de Gênesis 14 é histórico.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 14:1-16
A vitória de Abrão é outra lustração das bênçãos divinas que ele desfrutava e partilhava livremente. Os nomes dos quatro reis que ameaçaram as cidades-estado no vale do Jordão sugerem uma união etnicamente mista, que incluía grupos de elamitas, amorreus, hurritas e heteus. As cinco cidades-estado no vale do Jordão (Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar) não conseguiram resistir ao ataque da coalisão do leste.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 14:1-12
As disputas entre as nações formam uma grande parte da História; porém, não teríamos o relato desta guerra se Abraão e Ló não tivessem sido participantes dela. Por causa de sua cobiça, Ló havia se instalado na fértil, mas na malvada Sodoma. seus habitantes foram surpreendidos por invasores procedentes da Caldéia e da Pérsia, que eram na ocasião reinos pequenos. Tomaram a Ló e os seus bens, dentre os demais. Ele era um justo e filho de um irmão de Abraão; porém, nem a nossa piedade nem o nosso relacionamento com os nossos irmãos, a quem podemos chamar de favoritos em relação ao céu, nos podem dar segurança quando os juízos de Deus se iniciam. Mais do que um homem honesto, ele sofre o pior devido aos seus maus vizinhos.
É uma atitude sábia de nossa parte separarmo-nos, ou ao menos distinguirmo-nos dos maus vizinhos (2 Coríntios 6:17). Ló, sobrinho de Abraão, deveria ter sido companheiro e discípulo de seu tio. se preferiu morar em Sodoma, foi graças a si mesmo que participou das perdas daquela cidade. Quando saímos dos caminhos do nosso dever, afastamo-nos da proteção de Deus, e não podemos esperar que a opção por nós adotada, por causa de nossa concupiscência, termine em nosso proveito. os invasores levaram o património de Ló; é justo diante de Deus que os deleites pelos quais nos vejamos privados de seu gozo nos sejam retirados.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Gênesis 10:10 2 E deslocando-se os homens para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e ali habitaram. Gênesis 11:2 11 Naquele dia o Senhor tornará a estender a sua mão para adquirir outra vez e resto do seu povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de Sinar, de Hamate, e das ilhas de mar. Isaías 11:11 2 E o Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos vasos da casa de Deus; e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus; e os pôs na casa do tesouro do seu deus. Daniel 1:2 11 Respondeu-me ele: Para lhe edificarem uma casa na terra de Sinar; e, quando a casa for preparada, a efa será colocada ali no seu lugar. Zacarias 5:11 12 Porventura as livraram os deuses das nações que meus pais destruíram: Gozã, e Harã, e Rezefe, e os filhos de Edem que estavam em Telassar? Isaías 37:12 22 Os filhos de Sem foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arão. Gênesis 10:22 2 Dura visão me foi manifesta: o pérfido trata perfidamente, e o destruidor anda destruindo. Sobe, ó Elão, sitia, ó Média; já fiz cessar todo o seu gemido. Isaías 21:2 6 Elão tomou a aljava, juntamente com carros e cavaleiros, e Quir descobriu os escudos. Isaías 22:6 25 a todos os reis de Zinri, a todos os reis de Elão, e a todos os reis da Média; Jeremias 25:25 34 A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, o profeta, acerca de Elão, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, dizendo: 35 Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis que eu quebrarei o arco de Elão, o principal do seu poder. 36 E trarei sobre Elão os quatro ventos dos quatro cantos dos céus, e os espalharei para todos estes ventos; e não haverá nação aonde não cheguem os fugitivos de Elão. 37 E farei que Elão desfaleça diante de seus inimigos e diante dos que procuram a sua morte. Farei vir sobre eles o mal, o furor da minha ira, diz o Senhor; e enviarei após eles a espada, até que eu os tenha consumido. 38 E porei o meu trono em Elão, e destruirei dali rei e príncipes, diz o Senhor. 39 Acontecerá, porém, nos últimos dias, que restaurarei do cativeiro a Elão, diz o Senhor. Jeremias 49:34-39 24 Ali está Elão com toda a sua multidão em redor do seu sepulcro; foram mortos, cairam a espada, e desceram incircuncisos às partes inferiores da terra, todos esses que causaram terror na terra dos viventes; e levaram a sua vergonha juntamente com os que descem à cova. Ezequiel 32:24 2 E na visão que tive, parecia-me que eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão; e conforme a visão, eu estava junto ao rio Ulai. Daniel 8:2