Comentário Bíblico
Adventista
Tel-Abibe - (cba)
Ezequiel 3:15
Do heb. Tel 'aviv, "monte das espigas verdes de cereal". Acredita-se, contudo, que o nome provenha do acadiano Til ababi, "monte da enchente provocada pela tempestade". Diz-se que esses montes de areia, produzidos pela ação do vento e da água, são comuns nas vizinhanças de Nippur (ver com. de Ezequiel 1:1), e a crença popular é de que sejam relíquias do dilúvio. Contudo, não foi possível localizar Tel-Abibe com precisão.
Sete dias - (cba)
Ezequiel 3:15
Alguns compararam este intervalo de sete dias de si lêncio a um período de retiro na experiência de outros grandes líderes religiosos; por exemplo, aos 40 dias de Elias no monte Horebe (1 Reis 19:4-8), ao tempo de recolhimento de Paulo na Arábia (Gálatas 1:17) e ao retiro do Senhor no deserto, após o batismo. Outros sugerem que a reação de Ezequiel foi devida a sua surpresa diante das condições que encontrou ou das atitudes que enfrentou. Ainda outros comparam o silêncio de Ezequiel à conduta dos amigos de Jó, que se sentaram junto ao patriarca, no chão, por "sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma" (Jó 2:13). Contudo, o contexto parece sugerir que Deus não pretendia que houvesse tal demora. A mudez pode ter sido causada, em vez disso, pela amargura e indignação de espírito de Ezequiel. Provavelmente a conduta do profeta tenha sido de adiamento deliberado, se não de decidida recusa. A misericórdia de Deus esperou sete dias. Como, no fim deste período, não houve reação por parte de Ezequiel, a palavra do Senhor veio a ele em solene advertência. Isso nos faz lembrar uma relutância semelhante, da parte de Ellen G. White, de tornar conhecido a outros o que o Senhor lhe havia revelado (T1, 62-64).
- 4 Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 5 E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se. 7 O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem. 8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 1 Reis 19:4-8 17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Gálatas 1:17 13 E ficaram sentados com ele na terra sete dias e sete noites; e nenhum deles lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande. Jó 2:13
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
eu fui amargurado na excitação do meu espírito
Ezequiel 3:14-15
Reação intensa de Ezequiel a sua difícil tarefa. Ele ficou muito perturbado e precisou de sete dias para aceitar seu chamado. O período de sete dias era o que se costumava dedicar ao luto (Gênesis 50:10; 1 Samuel 31:13; Jó 2:13). Ezequiel lamentava a rebeldia da nação.
- 10 Chegando eles à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram ali um grande e forte pranto; assim fez José por seu pai um grande pranto por sete dias. Gênesis 50:10 13 Depois tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo da tamargueira, em Jabes, e jejuaram sete dias. 1 Samuel 31:13 13 E ficaram sentados com ele na terra sete dias e sete noites; e nenhum deles lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande. Jó 2:13
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 3:12-21
Esta missão fez com que os santos anjos se regozijassem. Tudo isto para convencer a Ezequiel que o Deus que o enviava tinha poder para sustentá-lo em sua obra.
Estava triste pelos pecados e misérias do seu povo, e sobressaltado pela glória da visão que tinha visto. Por mais doce que seja o retiro, a meditação e a comunhão com Deus, o servo do Senhor deve se preparar para servir à sua geração. o Senhor disse ao profeta que o havia nomeado como atalaia da casa de Israel. Se advertirmos o ímpio, a culpa pela sua destruição não nos será atribuída.
Ainda que tais passagens se refiram ao pacto nacional com Israel, são igualmente aplicáveis ao estado final de todos os homens em cada dispensação. Não devemos somente alentar e consolar aqueles que parecem ser justos, mas adverti-los também, porque muitos têm se tornado altivos e seguros, têm caído, e até morrido em seus pecados. Então, os ouvintes do Evangelho desejarão ouvir advertências e até reprovações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 23 Então me levantei, e saí ao vale; e eis que a glória do Senhor estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra. Ezequiel 3:23 1 Ora aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus. Ezequiel 1:1 15 E os querubins se elevaram ao alto. Eles são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar. Ezequiel 10:15 3 E a aparência da visão que tive era como a da visão que eu tivera quando ele veio destruir a cidade; eram as visões como a que tive junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra. Ezequiel 43:3 10 Chegando eles à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram ali um grande e forte pranto; assim fez José por seu pai um grande pranto por sete dias. Gênesis 50:10 13 E ficaram sentados com ele na terra sete dias e sete noites; e nenhum deles lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande. Jó 2:13 1 Junto aos rios de Babilônia, ali nos assentamos e nos pusemos a chorar, recordando-nos de Sião. Salmos 137:1 9 Quanto aos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido do vinho, por causa do Senhor, e por causa das suas santas palavras. Jeremias 23:9 16 Ouvindo-o eu, o meu ventre se comove, ao seu ruído tremem os meus lábios; entra a podridão nos meus ossos, vacilam os meus passos; em silêncio, pois, aguardarei o dia da angústia que há de vir sobre o povo Habacuque 3:16 11 crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os confins da terra. Daniel 4:11 3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:3 5 Também tomou da semente da terra, e a lançou num solo frutífero; pô-la junto a muitas águas; e plantou-a como salgueiro. Ezequiel 17:5