Comentário Bíblico
Adventista
De estranho falar - (cba)
Ezequiel 3:5
A implicação é que, externamente, a tarefa seria mais fácil do que se o profeta fosse enviado aos pagãos, cuja língua ele não entendia e para os quais o idioma dele também seria estranho. A comissão era primariamente para "as ovelhas perdidas da casa de Israel" (ver Mateus 15:24); não porque as outras nações estivessem fora da salvação, mas porque o propósito de Deus era tornar Israel um núcleo espiritual e uma força evangelizadora. Por meio do povo escolhido, Deus pretendia preservar entre os homens o conhecimento de Sua lei e expandir Seu reino espiritual. Os profetas reconheceram esse propósito. Uma porção considerável das profecias de Ezequiel foi devotada à enumeração dos juízos que cairiam sobre as nações vizinhas. Essas profecias constituíam um apelo para esses povos, pois lhes revelava qual seria sua história futura caso se recusassem a aceitar o plano de Deus (cf. Jeremias 18:7,8).
- 24 Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mateus 15:24 7 Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, 8 e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe. Jeremias 18:7,8
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 3:1-11
Ezequiel ia receber as verdades de Deus como alimento para a sua alma, ia alimentar-se delas por fé e seria fortalecido. As almas na graça podem receber essas verdades de Deus com deleite, ainda que falem de terror ao ímpio. Deve falar tudo o que Deus lhe falou, e somente isso. Como podemos expressar da melhor maneira o pensamento de Deus, do que com as suas próprias Palavras?
Se estava desiludido com o seu povo, não deveria estar ofendido. os ninivitas foram alcançados pela pregação de Jonas, enquanto Israel não se humilhava nem se consertava.
Deixemos isto para a soberania divina, crendo que o Senhor tem juízos insondáveis. Eles não consideraram a palavra do profeta porque também não consideravam a vara de Deus, mas Deus promete fortalecer seu servo. Ele deve continuar com fervor e pregar, não importa qual seja o resultado.
|
- Análise em Cadeia 2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas 1:2 2 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno. 3 Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada. 4 E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Jonas 3:2-4 17 livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim. Atos 26:17,18 6 nem a muitos povos de estranha fala, e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos. Ezequiel 3:6 5 Ordenou-o por decreto em José, quando saiu contra a terra do Egito. Ouvi uma voz que não conhecia, dizendo: Salmos 81:5 19 Não verás mais aquele povo feroz, povo de fala obscura, que não se pode compreender, e de língua tão estranha que não se pode entender. Isaías 33:19 11 As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós. Atos 14:11 11 Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo; Isaías 28:11