Comentário Bíblico
Adventista
Os anciãos - (cba)
Êxodo 19:7
Não foram necessárias muitas palavras para apresentar diante do povo a importante questão ou para responder a pergunta imperativa quanto à aceitação da aliança nos termos requeridos por Deus. Porém, antes de apresentar o assunto diante do povo, Moisés convocou os anciãos como uma preparação (Êxodo 24:3; PP, 303).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A aliança de Deus, nosso refúgio
Êxodo 19:3-8
A aliança que Deus fez com Seu povo no Sinai é para ser nosso refúgio e defesa. O Senhor disse a Moisés:
“Assim dirás à casa de Jacó e aos filhos de Israel: Vós vistes o que fiz aos egípcios e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe para mim. Agora, pois, se obedecerdes à minha voz verdadeiramente e guardardes o meu convênio, então sereis um tesouro peculiar para mim mais do que todos os povos: porque toda a terra é minha; e vós sereis para mim um reino de sacerdotes e um santo nação."
“E Moisés veio e chamou os anciãos do povo, e colocou diante de seus rostos todas estas palavras.”
“E todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos.”
Essa aliança tem tanta força hoje quanto era quando o Senhor a fez com o antigo Israel ( The Southern Watchman, 1º de março de 1904 ).
Uma promessa para a aliança
Êxodo 19:7-8
Ver Isaías 56:5. Esta é a promessa que o povo de Deus deve fazer nestes últimos dias. Sua aceitação por Deus depende de um fiel cumprimento dos termos de seu acordo com ele. Deus inclui em Sua aliança todos os que O obedecem. A todos os que fizerem justiça e juízo, evitando que façam qualquer mal, a promessa é: “A eles darei, na minha casa e dentro de minhas paredes, um lugar e um nome melhor do que o de filhos e filhas: dá-lhes um nome eterno, que não seja eliminado ”( The Review and Herald, 23 de junho de 1904 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 19:1-8
Moisés foi chamado, para que subisse ao monte, e foi empregado como mensageiro do pacto. Deus criou e impulsionou o pacto. Este bendito estatuto foi concedido pela livre graça de Deus. A aliança aqui mencionada foi o pacto nacional, pelo qual os israelitas chegaram a ser um povo governado por Jeová. Foi um tipo do novo pacto feito com os verdadeiros crentes em Cristo Jesus mas, como outros tipos, era uma sombra das boas coisas que virão. Como nação, quebraram a aliança; portanto, o Senhor declarou que faria um novo pacto com Israel, ao escrever sua lei, não sobre tábuas de pedra, mas em seus corações (Jeremias 31:33; Hebreus 8:7-10). O pacto a que foi feita alusão nestas passagens, como próximo a desaparecer, é a aliança nacional com Israel, perdida por causa dos pecados praticados.
- 33 Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Jeremias 31:33 7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo. 8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. 9 Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor. 10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; Hebreus 8:7-10
Se não atentarmos cuidadosamente para isto, cairemos em erros ao ler o Antigo Testamento. Não devemos supor que a nação dos judeus, sob o pacto de obras, nada sabe sobre o arrependimento nem da fé em um Mediador, do perdão dos pecados e nem da graça; nem devemos supor tampouco que toda a nação de Israel teve o caráter e possuiu os privilégios dos crentes verdadeiros, como autênticos partícipes do pacto da graça. Todos eles estavam sob uma "dispensação de misericórdia"; tiveram privilégios externos e vantagens para a salvação; porém, como os cristãos professos, a maioria permaneceu ali, sem prosseguir avante.
Israel aceitou as condições. Responderam como um só homem: "Tudo o que o Senhor tem falado, faremos". se houvesse neles um coração assim disposto! Moisés, como mediador, transmitiu as palavras do povo a Deus. Do mesmo modo, Cristo, como Profeta, nos revela a vontade de Deus, seus preceitos e promessas e, como sacerdote, oferece a Deus os nossos sacrifícios espirituais, não somente de oração e louvor, mas de afetos devotos e resoluções piedosas, a obra de seu próprio Espírito em nós!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me, dizendo: certamente vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito; Êxodo 3:16 29 Então foram Moisés e Arão e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel; 30 e Arão falou todas as palavras que o Senhor havia dito a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo. Êxodo 4:29,30 1 Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, 1 Coríntios 15:1