Comentário Bíblico
Adventista
Limites - (cba)
Êxodo 19:12
Moisés deveria levantar uma barreira na base da montanha. Ela deve ter se estendido ao longo da linha de montículos ao pé do monte. O povo só estaria seguro além desses "limites".
O Sinai, com todo seu terror, não era o Vesúvio. O povo abaixo não teria o mesmo destino das cidades de Herculano ou Pompeia. O propósito do Senhor foi simplesmente manifestar a realidade, extensão e proximidade de Seu poder destruidor. Eles puderam compreender do que esse poder era capaz caso fossem presunçosos e agindo como bem entendessem.
Aquele que tocar - (cba)
Êxodo 19:12
Devido ao fato de o penhasco se elevar de forma abrupta da planície, alguém poderia tocar nele facilmente, por descuido ou mesmo por curiosidade.
Será morto - (cba)
Êxodo 19:12
Esta punição severa foi anunciada especificamente para que o povo entendesse em termos bem claros o que significaria estar na presença de um Deus santo. O castigo estava em plena harmonia com a solenidade da ocasião. Além disso, não se deve esquecer que apenas mediante sombrias ameaças de castigo se podia ensinar reverência aos israelitas, inclinados à presunção e à rebeldia contra a vontade divina (ver 2 Samuel 6:6,7). Não pode haver um verdadeiro sentimento religioso se não houver um profundo senso de reverência. Para inculcar tal atitude entre os israelitas, era imperativo imprimir-lhes a lição de forma dramática e impactante.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 19:9-15
A maneira solene pela qual a lei foi entregue, visava impressionar o povo, a fim de mostrar-lhe o sentido correto da majestade divina. Tinha também o objetivo de convencê-los da culpa que tinham, e mostrar-lhes que não poderiam suportar um juízo perante Deus sobre a base de sua própria obediência. O pecador descobre na lei o que ele mesmo deve ser naquele momento e o que lhe falta. Ali, aprende a natureza, a necessidade e a glória da redenção e de ter sido feito santo. Após ser ensinado a refugiar-se em Cristo e a amá-lo, a lei é a regra de sua obediência.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 21 Então disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo, para não suceder que traspasse os limites até o Senhor, a fim de ver, e muitos deles pereçam. 23 Respondeu Moisés ao Senhor: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido, dizendo: Marca limites ao redor do monte, e santifica-o. Êxodo 19:21,23 4 (haja, contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados, e não vos chegueis a ela), para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir, porquanto por este caminho nunca dantes passastes. Josué 3:4 28 Disse, pois, Faraó a Moisés: Retira-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que me vires o rosto morrerás. Êxodo 10:28 12 Guarda-te de fazeres pacto com os habitantes da terra em que hás de entrar, para que isso não seja por laço no meio de ti. Êxodo 34:12 4 Dá ordem ao povo, dizendo: Haveis de passar pelo território de vossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitam em Seir; e eles terão medo de vós. Portanto guardai-vos bem; Deuteronômio 2:4 9 Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram, e que elas não se apaguem do teu coração todos os dias da tua vida; porém as contarás a teus filhos, e aos filhos de teus filhos; Deuteronômio 4:9 20 porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado. 21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo aterrorizado e trêmulo. Hebreus 12:20,21