Comentário Bíblico
Adventista
E as virdes sobre os assentos (ARC) - (cba)
Êxodo 1:16
Literalmente, "duas pedras". Há várias explicações não convincentes deste termo, porém nenhuma delas será discutida aqui. O seu significado real foi descoberto pelo egiptologista Wilhelm Spiegelberg. No Egito, eram usados certos banquinhos de parto que consistiam de duas pedras ou de pedras no formato de uma ferradura. A expressão egípcia "sentar-se nos tijolos" para "dar à luz", encontrada em várias inscrições antigas revela o significado das palavras do rei: "quando as virdes sobre os assentos" (ARC). O uso dessa expressão confirma a autoria de Moisés, que conhecia a cultura e a terminologia egípcia.
Se for filho - (cba)
Êxodo 1:16
No mundo antigo, era comum abandonar crianças indesejadas deixando-as para morrer ou ser devoradas por pássaros ou animais selvagens. A ordem do rei também reflete o costume pagão de matar todos os inimigos varões e forçar as mulheres e meninas a se tornarem escravas na casa dos conquistadores. Aparentemente, o faraó queria que os homens trabalhassem em projetos de construção, porém, o seu real propósito era a morte deles até a extinção. Ele planejou se livrar de um inimigo em potencial dentro de suas fronteiras e, ao mesmo tempo, providenciar escravas para a casa dos egípcios.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 1:15-22
Os egípcios procuraram destruir Israel, assassinando os seus filhos. A inimizade que há entre a semente da serpente contra a semente da mulher faz com que os homens se esqueçam de toda a compaixão. Fica claro que os hebreus estavam agora sob uma bênção pouco comum. Vemos que os serviços feitos para o Deus de Israel são frequentemente recompensados com bondade.
Faraó deu a ordem para que todas as crianças do sexo masculino dentre hebreus fossem mortas. O inimigo que, por meio de faraó, tentava destruir a Igreja em seu estado latente, preocupa-se em frustrar o surgimento de sérias reflexões no coração do homem. Oxalá os que escaparem temam pecar, e clamem ao Senhor por socorro direta e fervorosamente.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida. Êxodo 1:22 38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. Mateus 21:38 4 a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe devorasse o filho. Apocalipse 12:4 30 E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto. Êxodo 12:30