Comentário Bíblico
Adventista
Feitores - (cba)
Êxodo 1:11
Literalmente, "superintendentes de obras [forçadas ou não remuneradas]". O faraó imaginava que a opressão quebrantaria a força física dos israelitas e retardaria seu notável crescimento em número. Além disso, esperava subjugar seu espírito de independência e respeito próprio. Finalmente, ele poderia levar adiante seus grandes projetos de construção sem afligir seu próprio povo.
Cidades-celeiros - (cba)
Êxodo 1:11
Visto que a terra de Gósen situava-se na região oriental do Delta, o faraó colocou os israelitas para trabalhar em templos e outras construções governamentais na fronteira oriental. Na Antiguidade, a riqueza nacional era armazenada em templos, supostamente sob a guarda dos deuses.
Pitom - (cba)
Êxodo 1:11
Este nome é explicado como a tradução hebraica da expressão egípcia PerAtum: "Casa de [o deus-sol] Atum". Alguns eruditos identificaram essa cidade com o atual Tell el-Maskhuta, no Wadi Tumilat, cerca de 18 km a oeste do lago Timsah, na região oriental do Delta, onde o egiptologista suíço Edouard Naville descobriu grandes depósitos de cereais, em 1883. Ao concluir que essa cidade tinha sido construída por Ramsés 11, Naville creu que esse tinha sido o faraó da opressão. Muitos concordam com Naville a esse respeito. Outros identificaram Tell el-Maskhuta com Sucote (Êxodo 12:37), de onde os israelitas partiram ao deixar o Egito, já que as inscrições revelam que o nome egípcio do lugar era Tjeh.u. Contudo, até que haja mais evidências, a localização de Pitom permanece incerta.
E Ramessés - (cba)
Êxodo 1:11
Esta cidade foi identificada por Flinders Petrie com o Tell el-Retabeh, em Wadi Tumila, cerca de 12 km a oeste do Tell el-Maskhuta. No entanto, outros eruditos identificam "Ramessés" com Tânis, a Zoã bíblica (Números 13:22), chamada antigamente de Avaris, capital dos hicsos. Anos depois da expulsão desse povo do Egito, Ramsés II ampliou e embelezou a cidade e lhe deu seu nome.
Contudo, Ramsés II não poderia ter sido o faraó da opressão. A cronologia bíblica do período desde o êxodo até a monarquia de Israel requer uma data do século 15 para o êxodo (ver 1 Reis 6:1), que ocorreu, portanto, dois séculos antes do reinado de Ramsés 11. O nome da cidade-celeiro "Ramessés" deve ser entendido como a modernização de um nome mais antigo. Outro exemplo dessa prática ocorre em Gênesis 47:11, em que a terra de Gósen é chamada "a terra de Ramessés". Ninguém afirmaria que a chegada de Jacó ao Egito aconteceu sob o reinado de Ramsés II. Portanto, o antigo nome da região chamada "Ramessés", em Gênesis 47:11, parece ter sido modificado por um mais moderno (ver com. de Gênesis 47:11). Também a antiga cidade de Laís é chamada Dã, em Gênesis 14:14, embora tenha recebido esse nome muitos séculos depois de Abraão e Moisés terem morrido. A explicação mais razoável para a modernização de nomes de cidades no relato de tempos antigos é a de que copistas posteriores mudaram esses nomes antigos e obsoletos por outros mais modernos, numa tentativa de esclarecer as narrativas para gerações futuras.
- 1 Sucedeu, pois, que no ano quatrocentos e oitenta depois de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive, que é o segundo mês, começou-se a edificar a casa do Senhor. 1 Reis 6:1 11 José, pois, estabeleceu a seu pai e seus irmãos, dando-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara. Gênesis 47:11 14 Ouvindo, pois, Abrão que seu irmão estava preso, levou os seus homens treinados, nascidos em sua casa, em número de trezentos e dezoito, e perseguiu os reis até Dã. Gênesis 14:14
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 1:8-14
A terra do Egito converteu-se para Israel em uma casa de servidão. O local onde dantes fomos felizes pode transformar-se, de imediato, em um lugar de aflição. O local de que dizemos: Este é o nosso lugar de consolo, pode vir a ser a maior cruz para nós. Deixemos de confiar no homem, e que não se diga de algum lugar deste lado do céu : "Este é o meu repouso". Todos conheciam José, amavam-no e foram amáveis com os seus irmãos por amor a ele; até mesmo os melhores e mais úteis serviços que um homem preste aos demais, rapidamente se tornam esquecidos após a sua morte. O nosso grande interesse deve ser servir a Deus, e agradar àquEle que é justo como os homens, para que se esqueça de nossa obra e trabalho de amor. A ofensa de Israel para os egípcios é que o seu povo prosperava. Não existe algo mais odioso para um homem mau do que a prosperidade do justo.
Os egípcios temiam que os filhos de Israel se unissem aos seus inimigos e os expulsassem da terra. A maldade é sempre covarde e injusta; faz com que o homem tema onde não há algo a temer, e fuja quando ninguém o persegue. A sabedoria humana é, às vezes, néscia e muito pecaminosa. O povo de Deus tinha capatazes sobre si, não somente para oprimi-lo, mas também para afligi-lo com suas cargas. Não somente faziam-no servir para proveito do faraó, mas para amargar-lhe a vida.
Os israelitas aumentaram maravilhosamente. O cristianismo se difunde mais quando é perseguido: o sangue dos mártires foi a semente da Igreja. Os que aceitam conselho contra o Senhor e seu Israel, somente imaginam coisas vãs e acarretam maior afronta contra si mesmos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos; Êxodo 3:7 15 Pelo que os oficiais dos filhos de Israel foram e clamaram a Faraó, dizendo: Porque tratas assim a teus servos? Êxodo 5:15 13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; Gênesis 15:13 15 como nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muito tempo; e como os egípcios nos maltrataram, a nós e a nossos pais; Números 20:15 6 Mas os egípcios nos maltrataram e nos afligiram, e nos impuseram uma dura servidão. Deuteronômio 26:6 11 Ora, aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a ter com seus irmãos e atentou para as suas cargas; e viu um egípcio que feria a um hebreu dentre, seus irmãos. Êxodo 2:11 4 Respondeu-lhes de novo o rei do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis o povo cessar das suas obras? Ide às vossas cargas. 5 Disse mais Faraó: Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas. Êxodo 5:4,5 13 Deitados entre redis, sois como as asas da pomba cobertas de prata, com as suas penas de ouro amarelo. Salmos 68:13 6 Livrei da carga o seu ombro; as suas mãos ficaram livres dos cestos. Salmos 81:6 13 andando de nação em nação, dum reino para outro povo, Salmos 105:13 11 José, pois, estabeleceu a seu pai e seus irmãos, dando-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara. Gênesis 47:11 4 Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja? Provérbios 27:4 31 Então Faraó chamou Moisés e Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide servir ao Senhor, como tendes dito. 33 E os egípcios apertavam ao povo, e apressando-se por lançá-los da terra; porque diziam: Estamos todos mortos. 39 E cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, porque ela não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não puderam deter-se, nem haviam preparado comida. Êxodo 12:31,33,39