Comentário Bíblico
Adventista
Considerei - (cba)
Eclesiastes 2:11
Literalmente, "me virei" para observar atentamente. A palavra hebraica significa mais que simplesmente "olhar casualmente". O substantivo desta raiz, que quer dizer "face", contém a ideia de examinar atentamente. Além disso, no hebraico, o pronome enfático é usado como se Salomão tivesse dito: "Eu mesmo avaliei."
Correr atrás do vento - (cba)
Eclesiastes 2:11
Banquetes, festividades, música e prazer sensual não fornecem satisfação duradoura . De acordo com João 4:24, literalmente, "Deus é espírito" e não "um espírito" no sentido de ser um espírito entre muitos, mas essencial e absolutamente espírito. O ser humano deve se aproximar de Deus mediante seu próprio espírito. Somente neste tipo de união o ser humano pode encontrar perfeita satisfação e contentamento. Salomão observou que todos os prazeres do mundo eram como o "vento", "sopro" ou "correr atrás do vento" (ver com. de Eclesiastes 1:14).
- 24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24 14 Atentei para todas as obras que se e fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão. Eclesiastes 1:14
Proveito - (cba)
Eclesiastes 2:11
Ver com. de Eclesiastes 1:3. "Proveito" é uma palavra importante na filosofia de Eclesiastes, livro em que ocorre lO vezes. Não ocorre em nenhuma outra passagem do AT. Salomão provou cada experiência, empreendirpento e prazer ao qual se entregou, em busca do "proveito" que pudesse obter. O sentido literal da raiz hebraica de "proveito" é "excedente" ou "balanço". Ha sugestão de que esta palavra tenha sido utilizada nas relações comerciais judaicas.
Debaixo do sol - (cba)
Eclesiastes 2:11
Esta expressão ocorre 29 vezes em Eclesiastes, com referência à esfera da atividade humana. Há expressões similares em vários idiomas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Eclesiastes 2:1-11
Salomão rapidamente concluiu que a alegria e o prazer são vaidade. De que serve a alegria barulhenta e brilhante, porém transitória, para fazer o homem feliz? Os múltiplos inventos do coração do homem para obter satisfação no mundo, e sua mudança de uma coisa para outra, são como a inquietude dele com febre. Salomão deu-se conta de que era uma atitude néscia entregar-se ao vinho. Os pobres, quando lêem tal descrição, estão prontos a sentir-se descontentes. Porém, o remédio contra todos estes sentimentos está na valorização de tudo por parte do autor, que reconhece o seu resultado. Tudo era vaidade e aflição de espírito: e as mesmas coisas trazem para nós o mesmo resultado que trouxeram para Salomão. Se tivermos comida e roupa, estejamos contentes com isto.
Sua sabedoria permaneceu com ele; um firme entendimento com um grande conhecimento humano. Porém, todo o prazer terreno, quando separado das melhores bênçãos, deixa a mente tão ansiosa e insatisfeita como antes. A felicidade não surge da situação em que somos colocados, e somente através de Jesus Cristo pode-se alcançar a verdadeira felicidade.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 76

Cristo Triunfante, Pág. 172

Vidas Que Falam, Pág. 195

Cuidado de Deus, Pág. 198
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 14 Atentei para todas as obras que se e fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão. Eclesiastes 1:14 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:31 43 Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou. Êxodo 39:43 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre. 1 João 2:16,17 17 Pelo que aborreci a vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e desejo vão. 18 Também eu aborreci todo o meu trabalho em que me afadigara debaixo do sol, visto que tenho de deixá-lo ao homem que virá depois de mim. 19 E quem sabe se será sábio ou estulto? Contudo, ele se assenhoreará de todo o meu trabalho em que me afadiguei, e em que me houve sabiamente debaixo do sol; também isso é vaidade. 20 Pelo que eu me volvi e entreguei o meu coração ao desespero no tocante a todo o trabalho em que me afadigara debaixo do sol. 21 Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, e ciência, e destreza; contudo, deixará o fruto do seu labor para ser porção de quem não trabalhou nele; também isso é vaidade e um grande mal. 22 Pois, que alcança o homem com todo o seu trabalho e com a fadiga em que ele anda trabalhando debaixo do sol? 23 Porque todos os seus dias são dores, e o seu trabalho é vexação; nem de noite o seu coração descansa. Também isso é vaidade. Eclesiastes 2:17-23 3 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? 14 Atentei para todas as obras que se e fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão. Eclesiastes 1:3,14 13 Acaso não procede do Senhor dos exércitos que os povos trabalhem para o fogo e as nações se cansem em vão? Habacuque 2:13 6 e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. 1 Timóteo 6:6 9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Eclesiastes 3:9 16 Ora isso é um grave mal; porque justamente como veio, assim há de ir; e que proveito lhe vem de ter trabalhado para o vento, Eclesiastes 5:16
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
