Comentário Bíblico
Adventista
És formosa - (cba)
Cantares 4:1
Até aqui, a principal interlocutora dos Cânticos tem sido a donzela sulamita. A partir deste verso, inicia-se o discurso mais extenso do noivo. As lembranças visam exaltar a beleza da noiva e culminam com uma proposta de casamento, que ela aceita.
Os teus olhos são como os da pomba - (cba)
Cantares 4:1
Ver Cantares 1:15.
Teu véu - (cba)
Cantares 4:1
Utilizado por muitas mulheres orientais, o véu é um pano escuro suspenso na cabeça. Este véu cobre o pescoço e todo o rosto, com exceção da testa e olhos, e fica solto sobre o busto.
Como o rebanho de cabras - (cba)
Cantares 4:1
Os cabelos dela são negros e macios, como os pelos das cabras da Palestina que, em sua maioria, possuíam pelagem negra ou marrom escura.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Cantares 4:1-7
Se cada uma destas comparações tiver um significado aplicável às graças da Igreja ou do cristão fiel, não são claramente conhecidas; e tremendos erros têm sido cometidos pelos que procuram adivinhar fantasticamente. A mirra parece representar o monte Moriá, sobre o qual o templo foi construído, onde se queimava incenso e o povo adorava o Senhor. Esta foi a sua residência, até que as sombras da lei dadas a Moisés foram dispersas pelo amanhecer do dia do Evangelho, e a ascensão do sol da justiça. Ainda que em relação à sua natureza humana, Cristo esteja ausente de sua igreja na terra, e continuará assim até que o dia celestial clareie, está presente com o seu povo e espiritualmente em suas ordenanças. Quão belos e agradáveis de se olhar são os crentes quando estão justificados pela justiça de Cristo, e adornados com graças espirituais, e quando seus pensamentos, palavras e obras, ainda que imperfeitos, são puros e manifestam um coração nutrido pelo Evangelho!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Enlevaste-me o coração, minha irmã, noiva minha; enlevaste- me o coração com um dos teus olhares, com um dos colares do teu pescoço. 10 Quão doce é o teu amor, minha irmã, noiva minha! quanto melhor é o teu amor do que o vinho! e o aroma dos teus ungüentos do que o de toda sorte de especiarias! Cantares 4:9,10 15 Eis que és formosa, ó amada minha, eis que és formosa; os teus olhos são como pombas. Cantares 1:15 10 Fala o meu amado e me diz: Levanta-te, amada minha, formosa minha, e vem. 14 Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me o teu semblante faze-me ouvir a tua voz; porque a tua voz é doce, e o teu semblante formoso. Cantares 2:10,14 11 Então o rei se afeiçoará à tua formosura. Ele é teu senhor, presta-lhe, pois, homenagem. Salmos 45:11 14 Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, graças ao esplendor que eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Deus. Ezequiel 16:14 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18 12 Os seus olhos são como pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste. Cantares 5:12 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29 3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; 4 não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, Filipenses 2:3-5 11 A sua cabeça é como o ouro mais refinado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo. Cantares 5:11 5 Desvia de mim os teus olhos, porque eles me perturbam. O teu cabelo é como o rebanho de cabras que descem pelas colinas de Gileade. 7 As tuas faces são como as metades de uma romã, por detrás do teu véu. Cantares 6:5,7 5 A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo, e os cabelos da tua cabeça como a púrpura; o rei está preso pelas tuas tranças. Cantares 7:5 1 Ora, os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em grande quantidade; e quando viram a terra de Jazer, e a terra de Gileade, e que a região era própria para o gado, 40 Deu, pois, Moisés a terra de Gileade a Maquir, filho de Manassés, o qual habitou nela. Números 32:1,40 14 Apascenta com a tua vara o teu povo, o rebanho da tua herança, que habita a sós no bosque, no meio do Carmelo; apascentem-se em Basã e Gileade, como nos dias antigos. Miquéias 7:14