Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Cantares 1:9-17
O esposo elogia a sua esposa com elevada consideração. À vista de Cristo, os crentes são o que há de excelente na terra, instrumentos aptos para aumentar a sua glória. os dons e as graças espirituais que Cristo outorga a todo crente verdadeiro são descritos pelos ornamentos (Cantares 1:10,11) então usados.
As graças dos santos são muitas; porém, dependem umas das outras, o Autor da boa obra será também seu Consumador. A graça recebida da plenitude de Cristo brota como exercício vivo da fé, do afeto e da gratidão. Porém, Cristo, e não os seus dons, é mais precioso para eles.
Cristo é precioso para todos os crentes, porque Ele é a propiciação de seus pecados. Nenhum pretendente deve ocupar o lugar dEle na alma. Eles resolveram alojá-lo em seu coração por toda a noite; durante a continuação dos problemas da vida.
Cristo se deleita na boa obra que sua graça tem levado à alma dos crentes. Isto deveria comprometer a todos os que são feitos santos para estarem mais agradecidos pela graça que tem feito justos os que, por natureza, eram deformados. A esposa (o crente) tem olhos humildes e modestos, e descobre a simplicidade e a piedosa sinceridade; olhos iluminados e dirigidos pelo Espírito Santo. A Igreja expressa seu valor através de Cristo. Tu és o grande Original; porém, eu não sou senão uma cópia imperfeita e má. Muitos são lindos de se olhar, mas se comparados a Cristo, que é belo e agradável, seus temperamentos os tornam desagradáveis.
O crente (Cantares 1:16) fala e louva as ordenanças santas, em que os verdadeiros cristãos têm comunhão com Cristo. Esteja o crente nos átrios do Senhor, ou no retiro, em seus trabalhos diários, ou confinado no leito de enfermidade ou ainda em um calabouço, o sentimento da presença divina transformará o lugar em um paraíso. Assim, pois, a alma, mediante a comunhão diária com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desfruta de uma esperança viva, de uma herança incorruptível, imarcescível e eterna, no céu.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Se não o sabes, ó tu, a mais formosa entre as mulheres, vai seguindo as pisadas das ovelhas, e apascenta os teus cabritos junto às tendas dos pastores. Cantares 1:8 1 Como és formosa, amada minha, eis que és formosa! os teus olhos são como pombas por detrás do teu véu; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que descem pelas colinas de Gileade. 7 Tu és toda formosa, amada minha, e em ti não há mancha. 10 Quão doce é o teu amor, minha irmã, noiva minha! quanto melhor é o teu amor do que o vinho! e o aroma dos teus ungüentos do que o de toda sorte de especiarias! Cantares 4:1,7,10 12 Os seus olhos são como pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste. Cantares 5:12 6 Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias! Cantares 7:6 14 Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. Malaquias 2:14 1 Como és formosa, amada minha, eis que és formosa! os teus olhos são como pombas por detrás do teu véu; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que descem pelas colinas de Gileade. Cantares 4:1 12 Os seus olhos são como pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste. Cantares 5:12 2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura. 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. 2 Coríntios 11:2,3 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; 18 sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, Efésios 1:17,18 16 Eis que és formoso, ó amado meu, como amável és também; o nosso leito é viçoso. Cantares 1:16 10 Fala o meu amado e me diz: Levanta-te, amada minha, formosa minha, e vem. 13 A figueira começa a dar os seus primeiros figos; as vides estão em flor e exalam o seu aroma. Levanta-te, amada minha, formosa minha, e vem. Cantares 2:10,13