Comentário Bíblico
Adventista
Racimo de flores de hena - (cba)
Cantares 1:14
Esta planta crescia ao sul da Palestina e produzia flores perfumadas, brancas e amarelas. Algumas vezes, as folhas e os galhos eram moídos, e as mulheres preparavam um corante laranja-avermelhado para tingir suas mãos e pés.
En-Gedi - (cba)
Cantares 1:14
Literalmente, "fonte do cabrito". Ficava a leste do Mar Morto, a meio caminho da foz do Jordão e da extremidade sul do lago. Ainda flui na região uma fonte abundante conhecida hoje como 'Ain Jidi.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Cantares 1:9-17
O esposo elogia a sua esposa com elevada consideração. À vista de Cristo, os crentes são o que há de excelente na terra, instrumentos aptos para aumentar a sua glória. os dons e as graças espirituais que Cristo outorga a todo crente verdadeiro são descritos pelos ornamentos (Cantares 1:10,11) então usados.
As graças dos santos são muitas; porém, dependem umas das outras, o Autor da boa obra será também seu Consumador. A graça recebida da plenitude de Cristo brota como exercício vivo da fé, do afeto e da gratidão. Porém, Cristo, e não os seus dons, é mais precioso para eles.
Cristo é precioso para todos os crentes, porque Ele é a propiciação de seus pecados. Nenhum pretendente deve ocupar o lugar dEle na alma. Eles resolveram alojá-lo em seu coração por toda a noite; durante a continuação dos problemas da vida.
Cristo se deleita na boa obra que sua graça tem levado à alma dos crentes. Isto deveria comprometer a todos os que são feitos santos para estarem mais agradecidos pela graça que tem feito justos os que, por natureza, eram deformados. A esposa (o crente) tem olhos humildes e modestos, e descobre a simplicidade e a piedosa sinceridade; olhos iluminados e dirigidos pelo Espírito Santo. A Igreja expressa seu valor através de Cristo. Tu és o grande Original; porém, eu não sou senão uma cópia imperfeita e má. Muitos são lindos de se olhar, mas se comparados a Cristo, que é belo e agradável, seus temperamentos os tornam desagradáveis.
O crente (Cantares 1:16) fala e louva as ordenanças santas, em que os verdadeiros cristãos têm comunhão com Cristo. Esteja o crente nos átrios do Senhor, ou no retiro, em seus trabalhos diários, ou confinado no leito de enfermidade ou ainda em um calabouço, o sentimento da presença divina transformará o lugar em um paraíso. Assim, pois, a alma, mediante a comunhão diária com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desfruta de uma esperança viva, de uma herança incorruptível, imarcescível e eterna, no céu.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 O meu amado é para mim como um saquitel de mirra, que repousa entre os meus seios. Cantares 1:13 3 Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; com grande gozo sentei-me à sua sombra; e o seu fruto era doce ao meu paladar. Cantares 2:3 13 Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes; a hena juntamente com nardo, 14 o nardo, e o açafrão, o cálamo, e o cinamomo, com toda sorte de árvores de incenso; a mirra e o aloés, com todas as principais especiarias. Cantares 4:13,14 62 Nibsã, a cidade do Sal e En-Gedi; seis cidades e as suas aldeias. Josué 15:62 29 Depois disto, Davi subiu e ficou nos lugares fortes de En-Gedi. 1 Samuel 23:29 1 Ora, quando Saul voltou de perseguir os filisteus, foi-lhe dito: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. 1 Samuel 24:1