Comentário Bíblico
Adventista
Ao cabo de três meses - (cba)
Atos 28:11
Isto é, depois que a temporada de tempestades passou e voltou a ser seguro seguir viagem.
Navio alexandrino - (cba)
Atos 28:11
Provavelmente, outro navio com grãos egípcios (cf. Atos 27:6,38).
Invernara na ilha - (cba)
Atos 28:11
Possivelmente, no porto de Valeta, cerca de .13 km a sudeste da baía de São Paulo.
Emblema - (cba)
Atos 28:11
Uma provável referência á figura de proa no navio, abaixo do gurupés.
Dióscuros - (cba)
Atos 28:11
Do gr. Dioskouroi, literalmente, os “gêmeos”, os lendários filhos de Júpiter e Leda. Os nomes latinos dos dois eram Castor e Pólux, chamados de Gemini.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 28:11-16
Os acontecimentos comuns das viagens raramente são dignos de ser narrados, mas o consolo da comunhão com os santos e a bondade mostrada pelos amigos merecem menção especial. Os cristãos de Roma estavam tão longe de envergonharem-se por Paulo, ou de terem medo de reconhecê-lo por ele ser um prisioneiro, que tiveram mais cuidado em mostrar-lhe respeito. Paulo sentiu-se muito consolado com isto. E se os nossos amigos são bons para conosco, é porque Deus tem colocado este sentimento em seus corações e devemos dar a Ele a glória. Quando vemos até mesmo entre os estrangeiros, pessoas que levam o nome de Cristo, temem a Deus e o servem, devemos elevar os nossos corações ao céu com ação de graças. Quantos homens grandes têm entrado em Roma, coroados e levados em triunfo, sendo na realidade pragas para o mundo! Porém, aqui há um homem bom que entra em Roma aprisionado como pobre cativo, sendo para o mundo uma bênção maior que qualquer outro humano. Isto não basta para que deixemos de nos envaidecer pelo favor mundano?
Isto pode animar os prisioneiros de Deus, porque Ele pode dar-lhes favor diante daqueles que os levam presos. Quando Deus não livra prontamente o seu povo da escravidão, torna-a menos dolorosa ou acalma-os enquanto estão submetidos a ela; e têm razões para estarem gratos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Levantaram-se, porém, alguns que eram da sinagoga chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos, dos da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão; Atos 6:9 6 Ali o centurião achou um navio de Alexandria que navegava para a Itália, e nos fez embarcar nele. Atos 27:6 20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Isaías 45:20 5 Então os marinheiros tiveram medo, e clamavam cada um ao seu deus, e alijaram ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem; Jonas, porém, descera ao porão do navio; e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. 16 Temeram, pois, os homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor, e fizeram votos. Jonas 1:5,16 4 Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. 1 Coríntios 8:4