Comentário Bíblico
Adventista
Verificamos - (cba)
Atos 28:1
Evidências textuais atestam as variantes “nós escapamos” e “nós sabíamos”.
Malta - (cba)
Atos 28:1
Pequena ilha a sudeste da Sicília. Alguns afirmam que o naufrágio ocorreu na ilha de Mclcda, no mar Adriático, perto da costa ilírica (região da antiga Iugoslávia). Defendem que a menção ao mar Adriático em Atos 27:27 indica que o navio havia saído do Mediterrâneo e chegado a esse mar. Também observam que o povo de Meleda era, na época, composto por não romanos e não gregos, por isso eram considerados bárbaros (ver Atos 28:2), além do fato de que hoje não se encontram víboras em Malta. Cremos ser suficiente observar que essa explicação é bastante improvável e não é levada a sério por nenhum erudito competente (ver mais nos com. de Atos 27:27; Atos 28:2).
- 27 Quando chegou a décima quarta noite, sendo nós ainda impelidos pela tempestade no mar de Ádria, pela meia-noite, suspeitaram os marinheiros a proximidade de terra; Atos 27:27 2 Os indígenas usaram conosco de não pouca humanidade; pois acenderam uma fogueira e nos recolheram a todos por causa da chuva que caía, e por causa do frio. Atos 28:2
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um serviço de louvor em uma manhã tempestuosa
Atos 28:1-2
Quando a lista foi chamada, não faltava nenhum. Quase trezentas almas - marinheiros, soldados, passageiros e prisioneiros - estavam naquela manhã tempestuosa de novembro na costa da ilha de Melita. E houve alguns que se juntaram a Paulo e seus irmãos em dar graças a Deus, que preservou suas vidas e os trouxe a salvo para a terra através dos perigos do grande abismo ( Sketches from the Life of Paul, 270 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 28:1-10
Deus pode fazer com que os estranhos sejam os seus amigos na angústia. Aqueles que são desprezados por suas maneiras acolhedoras, costumam ser mais amistosos do que os mais educados; e a conduta dos pagãos, ou das pessoas classificadas como bárbaras, condena a muitos nas nações civilizadas, que professam ser cristãs.
As pessoas pensaram que Paulo fosse um assassino, e que a víbora foi enviada pela justiça divina para que fosse a vingadora do sangue. Sabiam que há um Deus que governa o mundo, de modo que as coisas não acontecem por casualidade, nem o acontecimento mais insignificante, mas que tudo acontece por direção divina; e que o mal persegue aos pecadores; que há boas obras que Deus recompensará, e más obras que castigará. Além do mais, sabem que o assassinato é um delito horrível e que não passará muito tempo sem que seja castigado.
Pensavam que todos os maus eram castigados nesta vida. Ainda que alguns sirvam como exemplos neste mundo, para provar que existe um Deus e uma providência, muitos são deixados sem castigo para provar que há um juízo vindouro. Também pensavam que todos os que eram notavelmente afligidos nesta vida eram pessoas más. A revelação divina coloca este assunto sob a verdadeira luz. Os homens bons costumam ser sumamente afligidos nesta vida para a prova e o aumento de sua fé e paciência.
Observe a libertação de Paulo diante do perigo. E assim, no poder da graça de Cristo, os crentes se livram das tentações de Satanás com santa resolução. Quando desprezamos as censuras e as reprovações dos homens, e os olhamos com santo desprezo, tendo o testemunho de nossas consciências, então, como Paulo, sacudimos a víbora lançando-a ao fogo. Não sofremos danos, exceto se nos mantivermos fora de nosso dever. Com isto Deus faz com que Paulo seja notável para esta gente, e deste modo, abriu caminho para a recepção do Evangelho. O Senhor levanta amigos para o seu povo em todos os lugares para onde os leva, e torna-os uma bênção para os aflitos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Contudo é necessário irmos dar em alguma ilha. 44 e que os demais se salvassem, uns em tábuas e outros em quaisquer destroços do navio. Assim chegaram todos à terra salvos. Atos 27:26,44 10 E quando ele teve esta visão, procuravamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho. Atos 16:10 39 Quando amanheceu, não reconheciam a terra; divisavam, porém, uma enseada com uma praia, e consultavam se poderiam nela encalhar o navio. Atos 27:39