Comentário Bíblico
Adventista
E-me permitido dizer-te? - (cba)
Atos 21:37
Paulo desejava esclarecer sua identidade para Lísias, o capitão chefe ou tribuno e, sem dúvida, tornar conhecido o fato de ser cidadão romano (cf. Atos 21:39; Atos 22:26).
- 39 Mas Paulo lhe disse: Eu sou judeu, natural de Tarso, cidade não insignificante da Cilícia; rogo-te que me permitas falar ao povo. Atos 21:39 26 Ouvindo isto, foi o centurião ter com o comandante e o avisou, dizendo: Vê o que estás para fazer, pois este homem é romano. Atos 22:26
Sabes o grego? - (cba)
Atos 21:37
O tribuno pensava que Paulo só sabia falar hebraico (aramaico) e ficou surpreso ao ouvi-lo se comunicar em grego. Em contrapartida, o povo parece ter se surpreendido ao ouvi-lo falar sua língua (ver Atos 22:2). O grego de Paulo era o koinê, forma comum do idioma falada por todo o mundo mediterrâneo. O NT foi escrito em koinê.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 21:27-40
No templo, onde Paulo deveria estar protegido por ser um lugar seguro, foi violentamente atacado. Acusaram-no falsamente de má doutrina e de maus costumes contra as cerimónias mosaicas. Não é nada novo para aqueles que têm intenções honestas e que agem de acordo com as regras, serem acusados de coisas que não conhecem e sobre as quais nunca pensaram. É comum para o sábio e bom, que as pessoas más o acusem daquilo que acreditavam que poderia agradá-las.
Deus costuma fazer com que aqueles que não o querem, mas se compadecem daqueles que sofrem e se preocupam com a paz pública, protejam o seu povo. Observe aqui como muitos se retiram, com noções falsas e equivocadas sobre as pessoas boas e os bons ministros. Entretanto, Deus intervém oportunamente para assegurar os seus servos contra os homens maus e irracionais; e lhes dá a oportunidade de falarem defendendo o Redentor e difundirem amplamente o seu glorioso Evangelho.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 E, havendo-os saudado, contou-lhes uma por uma as coisas que por seu ministério Deus fizera entre os gentios. Atos 21:19 30 Querendo Paulo apresentar-se ao povo, os discípulos não lho permitiram. Atos 19:30 18 e por minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. 19 Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Mateus 10:18-20 15 porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer. Lucas 21:15 34 E na multidão uns gritavam de um modo, outros de outro; mas, não podendo por causa do alvoroço saber a verdade, mandou conduzí-lo à fortaleza. Atos 21:34 24 o comandante mandou que levassem Paulo para dentro da fortaleza, ordenando que fosse interrogado debaixo de açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele. Atos 22:24 10 E avolumando-se a dissenção, o comandante, temendo que Paulo fosse por eles despedaçado, mandou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles e o levassem para a fortaleza. 16 Mas o filho da irmã de Paulo tendo sabido da cilada, foi, entrou na fortaleza e avisou a Paulo. 32 Mas no dia seguinte, deixando aos de cavalaria irem com ele, voltaram à fortaleza; Atos 23:10,16,32