Comentário Bíblico
Adventista
Procurando eles matá-lo - (cba)
Atos 21:31
Os homens que agarraram Paulo tinham a intenção de tirar sua vida, assim como fizeram com Estêvão (Atos 7:54-60). Enquanto isso não acontecia, espancavam-no (Atos 21:32).
- 54 Ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra Estêvão. 55 Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus. 57 Então eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele 58 e, lançando-o fora da cidade o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um mancebo chamado Saulo. 59 Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. 60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte. Atos 7:54-60 32 o qual, tomando logo consigo soldados e centuriões, correu para eles; e quando viram o comandante e os soldados, cessaram de espancar a Paulo. Atos 21:32
Conhecimento - (cba)
Atos 21:31
Do gr. phasis, “revelação [de crime secreto]”, “informação por relato”.
Comandante - (cba)
Atos 21:31
Do gr. chiliarchos, “líder de mil homens”, termo usado para um tribuno militar romano, comandante de uma coorte.
Força - (cba)
Atos 21:31
Do gr. s-peira, uma “coorte” (ver com. de Atos 10:1). Esta tropa romana, na época considerada suficiente para restringir até os turbulentos judeus, com seus armamentos e sua disciplina rígida, se alojava na torre construída numa rocha no lado noroeste da área do templo. A torre fora construída por Herodes, o Grande, e denominada Antônia, em homenagem ao triúnviro Marco Antônio, famoso por seu caso com Cleópatra e pela derrota que sofreu na batalha de Áccio. A Fortaleza Antônia tinha uma pequena torre em cada canto e dois lances de escadas levavam às colunas dos lados norte e oeste do templo. É possível que a guarda ficasse em alerta especial numa época como o Pentecostes, na qual milhares de estrangeiros afluíam para a cidade.
Amotinada - (cba)
Atos 21:31
Embora ainda não se tratasse de um motim, o tumulto envolvia a cidade inteira e facilmente poderia se descontrolar.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 21:27-40
No templo, onde Paulo deveria estar protegido por ser um lugar seguro, foi violentamente atacado. Acusaram-no falsamente de má doutrina e de maus costumes contra as cerimónias mosaicas. Não é nada novo para aqueles que têm intenções honestas e que agem de acordo com as regras, serem acusados de coisas que não conhecem e sobre as quais nunca pensaram. É comum para o sábio e bom, que as pessoas más o acusem daquilo que acreditavam que poderia agradá-las.
Deus costuma fazer com que aqueles que não o querem, mas se compadecem daqueles que sofrem e se preocupam com a paz pública, protejam o seu povo. Observe aqui como muitos se retiram, com noções falsas e equivocadas sobre as pessoas boas e os bons ministros. Entretanto, Deus intervém oportunamente para assegurar os seus servos contra os homens maus e irracionais; e lhes dá a oportunidade de falarem defendendo o Redentor e difundirem amplamente o seu glorioso Evangelho.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 Ora, escutavam-no até esta palavra, mas então levantaram a voz, dizendo: Tira do mundo tal homem, porque não convém que viva. Atos 22:22 9 Eu, na verdade, cuidara que devia praticar muitas coisas contra o nome de Jesus, o nazareno; 10 o que, com efeito, fiz em Jerusalém. Pois havendo recebido autoridade dos principais dos sacerdotes, não somente encerrei muitos dos santos em prisões, como também dei o meu voto contra eles quando os matavam. Atos 26:9,10 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. João 16:2 23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; 2 Coríntios 11:23 17 Chamando Paulo um dos centuriões, disse: Leva este moço ao comandante, porque tem alguma coisa que lhe comunicar. Atos 23:17 7 Mas sobrevindo o comandante Lísias no-lo tirou dentre as mãos com grande violência, mandando aos acusadores que viessem a ti.] 22 Félix, porém, que era bem informado a respeito do Caminho, adiou a questão, dizendo: Quando o comandante Lísias tiver descido, então tomarei inteiro conhecimento da vossa causa. Atos 24:7,22 23 No dia seguinte vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os chefes militares e homens principais da cidade; então, por ordem de Festo, Paulo foi trazido. Atos 25:23 12 Então a coorte, e o comandante, e os guardas dos judeus prenderam a Jesus, e o maniataram. João 18:12 38 Não és porventura o egípcio que há poucos dias fez uma sedição e levou ao deserto os quatro mil sicários? Atos 21:38 5 Mas os judeus, movidos de inveja, tomando consigo alguns homens maus dentre os vadios e ajuntando o povo, alvoroçavam a cidade e, assaltando a casa de Jáson, os procuravam para entregá-los ao povo. Atos 17:5 40 Pois até corremos perigo de sermos acusados de sedição pelos acontecimentos de hoje, não havendo motivo algum com que possamos justificar este ajuntamento. Atos 19:40 41 Adonias e todos os convidados que estavam com ele o ouviram, ao acabarem de comer. E ouvindo Joabe o soar das trombetas, disse: Que quer dizer este alvoroço na cidade? 1 Reis 1:41 5 Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo. Mateus 26:5 2 Pois eles diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo. Marcos 14:2 1 Um homem em Cesaréia, por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, Atos 10:1