Comentário Bíblico
Adventista
Agarraram - (cba)
Atos 18:17
Ver Atos 16:19. O mesmo verbo também é usado para se referir â ação violenta da multidão em Jerusalém (Atos 21:30) e, logo depois (Atos 21:33), aludindo à ação do comandante ao prender Paulo.
- 19 Ora, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro havia desaparecido, prenderam a Paulo e Silas, e os arrastaram para uma praça à presença dos magistrados. Atos 16:19 30 Alvoroçou-se toda a cidade, e houve ajuntamento do povo; e agarrando a Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e logo as portas se fecharam. Atos 21:30 33 Então aproximando-se o comandante, prendeu-o e mandou que fosse acorrentado com duas cadeias, e perguntou quem era e o que tinha feito. Atos 21:33
Sóstenes - (cba)
Atos 18:17
Nome comum na época. Não há necessidade de identificá-lo com o Sóstenes mencionado em 1 Coríntios 1:1, embora seja possível que o líder da perseguição tenha se convertido posteriormente, como foi o caso do próprio Paulo.
O principal - (cba)
Atos 18:17
Ver Atos 18:8. Parece que Sóstenes se tornou o principal da sinagoga depois da conversão de Crispo (Atos 18:8). É possível que estivesse ansioso por mostrar seu zelo contra os cristãos e, por isso, se apressou em acusar Paulo perante o procônsul. Por ser o porta-voz, seria alvo dos olhares da multidão ao redor, composta de muitos gregos. Com certeza, essas pessoas notaram o tom de desprezo de Gálio e, após a decisão contrária do governante, decidiram dar ao contestante uma dura lição. Ou pode ser que os judeus entregaram o próprio líder após seu fracasso no caso. Sem dúvida, Paulo contava com simpatizantes entre os gentios. De todo modo, a multidão concentrou sua atenção em Sóstenes.
E o espancavam - (cba)
Atos 18:17
Ou, “começaram a espancá-lo”.
Gálio [...] não se incomodava - (cba)
Atos 18:17
Ou, “nenhuma destas coisas era uma preocupação para Gálio”. A declaração do procônsul reflete a indiferença das pessoas mundanas em relação à verdade revelada. Adas as palavras não significam necessariamente que ele era indiferente à religião. Gálio reconhecia os limites de seu domínio. Sua decisão deve ter aberto um precedente útil para a propagação do cristianismo (sobre a opinião dos romanos em relação ao estilo de vida dos judeus, ver Atos 18:14).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 18:12-17
Paulo demonstraria que não ensinava os homens que adorar a Deus era contrário à lei, porém, o juiz não permitiu que os judeus se queixassem a ele sobre aquilo que não estava dentro de seu ofício. Era correto que Gálio deixasse os judeus livres em relação aos assuntos relacionados com sua religião, porém, não deveria permitir que perseguissem outros sob este pretexto. Não soava bem ele falar com menosprezo de uma lei e de uma religião, sabendo que eram de Deus, e com as quais deveria ter se familiarizado. A maneira em que se deve adorar a Deus, se Jesus é o Messias, e se o Evangelho é revelação divina, não são questões de palavras e de nomes, mas de tremenda importância. Gálio fala como se sentisse orgulho por sua ignorância das Escrituras, como se a lei de Deus não fosse digna de que ele a levasse em consideração.
Ele não se interessou por nenhuma destas coisas. Se ele não se interessasse pelas afrontas cometidas contra os homens maus, seria até mesmo louvável; porém, se não se interessasse pelos abusos cometidos contra os homens bons, a sua indiferença seria exagerada. Aqueles que vêem e ouvem os sofrimentos do povo de Deus, e não sentem nada por eles, não se compadecem nem oram por eles, são do mesmo espírito de Gálio, que não se interessava por nenhuma destas coisas.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 1 Coríntios 1:1 8 Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados. Atos 18:8 32 Mas quando ouviram falar em ressurreição de mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos ainda outra vez. Atos 17:32 6 que bebem vinho em taças, e se ungem com o mais excelente óleo; mas não se afligem por causa da ruína de José! Amós 6:6 23 nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, 1 Coríntios 1:23 19 E estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas na questão desse justo, porque muito sofri hoje em sonho por causa dele. Mateus 27:19