Comentário Bíblico
Adventista
Deixando Paulo - (cba)
Atos 18:1
Evidências textuais favorecem a omissão de “Paulo”, lendo-se “deixando ele”.
Corinto - (cba)
Atos 18:1
Cerca de 65 km a sudoeste de Atenas. Paulo pode ter viajado pelo istmo de Corinto, ou pelo mar, de Pireus a Cencreia. A cidade de Corinto ficava no istmo e tinha um ancoradouro nas duas praias: um em Cencreia, a leste, e outro em Lecaion, a oeste. Tinha importância comercial desde o início da era grega. O comércio levava o povo à luxúria e ao vício. Ali Paulo começou a trabalhar, com resultados muito mais frutíferos do que em Atenas.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Os apóstolos aconselharam métodos de trabalho
Atos 18:1-3
Ver 2 Coríntios 10:1,7,8; Atos 20:17-35. Quando Paulo veio para Corinto, ele solicitou trabalho a Áquila. Os apóstolos aconselharam-se e oraram juntos, e decidiram que pregariam o evangelho como deveria ser pregado, em amor desinteressado pelas almas que pereciam por falta de conhecimento. Paulo trabalharia como fazer tendas e ensinaria seus coobreiros a trabalharem com as mãos, para que em qualquer emergência pudessem se sustentar. Alguns de seus irmãos ministros apresentaram tal procedimento como inconsistente, dizendo que assim fazendo, perderiam sua influência como ministros do evangelho. O décimo capítulo de II Coríntios registra as dificuldades que Paulo teve de enfrentar e sua defesa de sua conduta. Deus deu honra especial a Paulo. Ele havia lhe dado suas credenciais e colocado sobre ele pesada responsabilidade. E o apóstolo escreve,2 Coríntios 10: 7, 8 citado] ( The Review and Herald, 6 de março de 1900 ).
- 1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco; 7 Olhais para as coisas segundo a aparência. Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos. 8 Pois, ainda que eu me glorie um tanto mais da nossa autoridade, a qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei; 2 Coríntios 10:1,7,8 17 De Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja. 18 E, tendo eles chegado, disse-lhes: Vós bem sabeis de que modo me tenho portado entre vós sempre, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, 19 servindo ao Senhor com toda a humildade, e com lágrimas e provações que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; 20 como não me esquivei de vos anunciar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa, 21 testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus. 22 Agora, eis que eu, constrangido no meu espírito, vou a Jerusalém, não sabendo o que ali acontecerá, 23 senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações. 24 mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. 25 E eis agora, sei que nenhum de vós, por entre os quais passei pregando o reino de Deus, jamais tornará a ver o meu rosto. 26 Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. 27 Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus. 28 Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. 29 Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho, 30 e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si. 31 Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós. 32 Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados. 33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes. 34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo. 35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. Atos 20:17-35
Paulo Recorreu ao Seu Comércio
Atos 18:1-3
Ver Atos 20:33,34; 1 Tessalonicenses 2:9; 2 Tessalonicenses 3:8. Paulo ... morou com eles [Áquila ePriscilla]; e tendo em sua juventude aprendido o ofício de fazer tendas, que eram muito usadas naquele clima quente, ele trabalhou neste negócio para seu próprio sustento ...
- 33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes. 34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo. Atos 20:33,34 9 Porque vos lembrais, irmãos, do nosso labor e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. 1 Tessalonicenses 2:9 8 nem comemos de graça o pão de ninguém, antes com labor e fadiga trabalhávamos noite e dia para não sermos pesados a nenhum de vós. 2 Tessalonicenses 3:8
Paulo era altamente educado e admirado por sua genialidade e eloqüência. Ele foi escolhido por seus compatriotas como membro do Sinédrio e era um rabino de notável habilidade; no entanto, sua educação não foi considerada completa até que ele serviu como aprendiz em algum ofício útil. Ele se alegrou por ser capaz de se sustentar com trabalho manual e freqüentemente declarou que suas próprias mãos haviam atendido suas necessidades. Enquanto estivesse em uma cidade de estranhos, ele não seria cobrado de ninguém. Quando seus recursos foram gastos para promover a causa de Cristo, ele recorreu ao seu comércio a fim de ganhar a vida ( Sketches from the Life of Paul, 99, 100 ).
Embora debilitado de saúde, ele [Paulo] trabalhou durante o dia servindo à causa de Cristo, e então labutou grande parte da noite, e freqüentemente a noite toda, para que pudesse suprir suas próprias necessidades e as de outros ( O Instrutor do Jovem , 27 de fevereiro de 1902 ).
Trabalhador habilidoso
Atos 18:1-3
Paulo, o grande apóstolo dos gentios, aprendeu o ofício de fazer tendas. Havia ramos mais altos e mais baixos de fazer tendas. Paulo aprendeu os ramos mais elevados e também podia trabalhar nos ramos comuns quando as circunstâncias exigiam. A fabricação de tendas não trazia retornos tão rapidamente quanto algumas outras ocupações, e às vezes era apenas pela mais estrita economia que Paulo poderia suprir suas necessidades ( The Review and Herald, 6 de março de 1900 ).
Um educador
Atos 18:1-3
Paulo era um educador. Ele pregou o evangelho com sua voz e em seu trabalho inteligente pregou-o com as mãos. Ele educou outros da mesma maneira que fora educado por alguém que era considerado o mais sábio dos professores humanos. Enquanto Paulo trabalhava rápida e habilmente com suas mãos, ele relatou a seus colegas de trabalho as especificações que Cristo havia dado a Moisés com respeito à construção do tabernáculo. Ele mostrou-lhes que a habilidade, sabedoria e gênio empregados nessa obra foram dados por Deus para serem usados para Sua glória. Ele ensinou-lhes que a honra suprema deve ser dada a Deus ( The Review and Herald, 6 de março de 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 18:1-6
Ainda que tivesse o direito de ser sustentado pelas igrejas que plantou, e pelas pessoas a quem pregava, Paulo trabalhava em seu ofício. Ninguém deve olhar com desprezo para o trabalho honesto, pelo qual um homem pode obter o seu pão diário. Ainda que os judeus dessem fortunas ou conhecimento aos seus filhos, tinham por costume fazer com que estes aprendessem um ofício. Paulo teve o cuidado de evitar preconceitos. O amor de Cristo é o vínculo perfeito dos santos, e a comunhão dos santos entre si adoça o trabalho, diminui o desprezo e até mesmo a perseguição.
A maioria dos judeus persistiu em contradizer o Evangelho de Cristo e blasfemou. Eles mesmos não criam, e faziam o possível para impedir que outros cressem. Paulo deixou-os aqui; não renunciou a sua obra porque ainda que Israel não fosse redimido, Cristo e o seu Evangelho são gloriosos. Os judeus não podem se queixar, porque receberam a primeira oferta. Quando alguém resiste ao Evangelho, devemos nos voltar para outras pessoas. A tristeza por muitos persistirem na incredulidade não deve impedir a gratidão pela conversão de alguns a Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 32 Mas quando ouviram falar em ressurreição de mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos ainda outra vez. 33 Assim Paulo saiu do meio deles. Atos 17:32,33 1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, Atos 19:1 2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 1 Coríntios 1:2 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia: 23 Ora, tomo a Deus por testemunha sobre a minha alma de que é para vos poupar que não fui mais a Corinto; 2 Coríntios 1:1,23 20 Erasto ficou em Corinto; a Trófimo deixei doente em Mileto. 2 Timóteo 4:20 15 E os que acompanhavam a Paulo levaram-no até Atenas e, tendo recebido ordem para Silas e Timóteo a fim de que estes fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram. Atos 17:15 8 Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados. Atos 18:8 11 Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado! 2 Coríntios 6:11