Comentário Bíblico
Adventista
Diante do profeta - (cba)
2 Reis 5:3
Apesar de cativa, a menina não esqueceu sua terra natal nem seu Deus. Não alimentava maus pensamentos por quem a levara em cativeiro e forçara a servidão involuntária. Cheia de amor para com Deus, ela manifestou solidariedade ao seu senhor enfermo e à esposa. Em vez de desejar que Naamã ficasse doente pelas desgraças que lhe tinham sido causadas, ela lhe desejou o bem e a recuperação da terrível doença. Lembrando-se das maravilhosas obras de Eliseu em sua terra natal, ela acreditava que o profeta poderia curar Naamã. O que Deus havia feito por meio de Seu servo em Israel, acreditava que Ele também poderia executar em relação aos estrangeiros.
Ele o restauraria - (cba)
2 Reis 5:3
A lepra era considerada uma doença incurável. No entanto, a serva hebreia aprendera de seus pais que não há nada impossível para Deus. Os pais tinham cumprido sua responsabilidade, e o resultado foi esse maravilhoso testemunho pelo nome do Deus de Israel, numa terra que não O conhecia. Naamã ficou sabendo de um poder sobre-humano, porque um pai e uma mãe fiéis em Israel haviam levado os filhos a amar o Senhor e nEle confiar.
Foi Naamã - (cba)
2 Reis 5:3
Isto é, ele foi à presença de seu senhor, o rei da Síria, e lhe relatou as palavras da menina cativa. A pequena menina mal podia compreender o alcance de suas palavras de fé em Deus. Naamã creu porque a menina acreditava e levou seu testemunho perante o rei da Síria. Assim, Ben-Hadade chegou a saber que o Deus de Israel era um Deus de poder e amor. Ele havia derrotado na batalha os exércitos de Israel e poderia ter sido levado a acreditar que os deuses da Síria eram mais fortes que o Senhor. Ele ficou sabendo, porém, que o Deus de Israel poderia fazer o que estava além do poder humano e para além dos deuses da Síria. O maior testemunho que pode ser dado em nome do Deus do Céu são as palavras de uma pessoa cuja vida reflita total confiança nEle.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 5:1-8
Apesar de os sírios serem um povo idólatra que oprimia Israel, esta passagem atribui ao Senhor a vitória, em que Naamã foi o instrumento usado por Ele. Esta é a linguagem correta contida nas Escrituras, enquanto que os que escrevem esta história demonstram claramente que Deus não está em seus pensamentos.
A grandeza e a honra de um homem não são capazes de isentá-lo das calamidades mais penosas da vida humana. Existem muitas pessoas loucas e enfermas sob roupagens ricas e alegres. Todo o homem de condição elevada tem um ou outro "senão" em sua vida, algo que u mancha e o rebaixa, uma impureza em sua grandeza, algo que o impeça de desfrutar completamente de seu gozo.
Uma menina, apesar de ser somente uma criança, foi capaz de dar conta do famoso profeta que os israelitas possuíam. As crianças devem ser ensinadas em sua mais tenra infância acerca das obras prodigiosas que Deus realiza, para que, onde quer que forem, possam falar delas.
Como é dever de todo bom servo, a menina desejava a saúde e o bem-estar de seu senhor, apesar de ser alguém que servia involuntariamente; muito mais os que optaram por serem servos deveriam procurar o bem de seus senhores. os servos tornam-se uma bênção para as famílias onde trabalham, quando dizem o que sabem acerca da glória de Deus e da honra de seus profetas. Naamã não desprezou o que a menina disse, por causa de sua condição de serva. Bom seria se os homens fossem tão sensíveis à carga do pecado, como o são em relação às enfermidades do corpo. E quando andam em busca das bênçãos que o Senhor envia em resposta às orações de seu povo, descobrirão que nada poderão receber, a menos que se coloquem como mendigos em busca de um presente, e não como senhores a exigir ou a comprar.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 29 Moisés, porém, lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Oxalá que do povo do Senhor todos fossem profetas, que o Senhor pusesse o seu espírito sobre eles! Números 11:29 29 Respondeu Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me ouvem, se tornassem tais qual eu sou, menos estas cadeias. Atos 26:29 8 Já estais fartos! já estais ricos! sem nós já chegastes a reinar! e oxalá reinásseis de fato, para que também nós reinássemos convosco! 1 Coríntios 4:8 8 Quando Eliseu, o homem de Deus, ouviu que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir ter comigo, e saberá que há profeta em Israel. 2 Reis 5:8 2 E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. Mateus 8:2,3 5 os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Mateus 11:5 12 Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, 13 e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! 14 Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Lucas 17:12-14