Comentário Bíblico
Adventista
Ao outeiro - (cba)
2 Reis 5:24
Do heb. ofel, um “monte” ou "colina". Era, muitas vezes, a estrutura sobre a colina, fosse uma torre de vigia, casa, fortaleza ou um ponto de observação. Em Samaria, a casa de Eliseu provavelmente estava sobre um alto de onde se podia ver pessoas se aproximando ao longe (ver 2 Reis 6:30-32). Mas, nessa ocasião, Geazi, que voltava com os dois talentos de prata, não queria ser visto por seu senhor. Então, o morro aqui mencionado parece ter sido algum ponto alto que se situava entre a casa de Eliseu e o local em que Geazi alcançou Naamã, o qual impedia a visão. Naquele lugar, os servos de Naamã foram despedidos, e Geazi recebeu o tesouro e o colocou em um esconderijo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 5:20-27
Naamã, sírio, membro da corte e soldado, tinha muitos servos, e lemos o quão sábios eram. Eliseu, um santo profeta, um homem de Deus, não tinha mais do que um único servo que resultou ser um mentiroso sem temor a Deus. o amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males, era o alicerce do pecado de Geazi. Este pensou que pudesse impor-se perante o profeta; porém, imediatamente viu que Deus não se deixa enganar, e que era vão mentir ao Espírito Santo. É uma atitude néscia atrever-se a pecar, e ter esperanças de manter o pecado em segredo. Quando alguém segue por qualquer caminho extraviado, a sua consciência não o acompanha? o olhar de Deus não vai com esta pessoa? o que encobre o seu pecado jamais prosperará; particularmente, a língua mentirosa durará somente um instante. Todas as esperanças e invenções néscias do mundanismo carnal estão patentes diante de Deus. o momento de aumentarmos as nossas riquezas não é aquele em que somente o podemos fazer de maneira que desonre a Deus e à fé, ou que prejudique o próximo.
Geazi foi castigado. Se desejava o dinheiro de Naamã, teria a enfermidade deste. Que proveito teve Geazi ao ganhar alguns talentos e perder a sua saúde, a sua honra, a sua paz, o seu trabalho, e, se não se arrependeu, perder a sua alma para sempre? Acautelemo-nos da hipocrisia e da cobiça, e temamos a maldição da lepra espiritual, que pode permanecer em nossa alma.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. 11 Israel pecou; eles transgrediram o meu pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do anátema, furtaram-no e, dissimulando, esconderam-no entre a sua bagagem. 12 Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos, viraram as costas diante deles, porquanto se fizeram anátema. Não serei mais convosco, se não destruirdes o anátema do meio de vós. 21 quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa. Josué 7:1,11,12,21 16 Quando Acabe ouviu que Nabote já era morto, levantou-se para descer à vinha de Nabote, o jizreelita, a fim de tomar posse dela. 1 Reis 21:16 15 Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? e quem nos conhece? Isaías 29:15 6 Não levantarão, pois, todos estes contra ele um provérbio e um dito zombador? E dirão: Ai daquele que acumula o que não é seu! (até quando?) e daquele que se carrega a si mesmo de penhores! Habacuque 2:6 3 Então disse-me ele: Esta é a maldição que sairá pela face de toda a terra: porque daqui, conforme a maldição, será desarraigado todo o que furtar; assim como daqui será desarraigado conforme a maldição todo o que jurar falsamente. 4 Mandá-la-ei, diz o Senhor dos exércitos, e a farei entrar na casa do ladrão, e na casa do que jurar falsamente pelo meu nome; e permanecerá no meio da sua casa, e a consumirá juntamente com a sua madeira e com as suas pedras. Zacarias 5:3,4