Comentário Bíblico
Adventista
Não cesses de clamar - (cba)
1 Samuel 7:8
Literalmente, “não fique em silêncio sem clamar". Momentos de prova sobrevêm a todos os seres humanos, cada um em sua própria esfera de atividades. Era um teste, em primeiro lugar, para Samuel, a fim de saber se ele esperaria o Senhor conduzi-los, e , em segundo, para o povo, se confiaria em Deus, em vez de fugir aterrorizado das hostes que avançavam. Foi uma prova severa para os israelitas, pois, após renunciar aos ídolos em quem confiaram durante tantos anos, perguntavam a si mesmos se o profeta, que os visitara vez após vez, lhes garantiria a vitória. Eles deveriam ser uma demonstração prática da declaração de Josafá: “Crede no SenHonr, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2 Crônicas 20:20).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A intervenção de Deus para salvar o desamparado Israel
1 Samuel 7:7-11
O propósito do Senhor era manifestar Seu poder em libertar Israel, para que eles não tomassem a glória para si mesmos. Ele permitiu que, quando desarmados e indefesos, fossem desafiados por seus inimigos, e então o Capitão do exército do Senhor reuniu o exército do céu para destruir os inimigos de Seu povo. A humildade de coração e a obediência à lei divina são mais aceitáveis a Deus do que os mais caros sacrifícios de um coração cheio de orgulho e hipocrisia. Deus não defenderá aqueles que estão vivendo em transgressão de Sua lei ( The Signs of the Times, 26 de janeiro de 1882 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 7:7-12
Os filisteus invadiram Israel. Quando os pecadores começam a arrepender-se e mudar a sua maneira de ser e de viver, devem esperar que Satanás reúna contra eles todas as suas forças, e coloque os seus instrumentos para trabalhar contra eles em condição máxima, a fim de fazer-lhes oposição e procurar desanimá-los.
Os israelitas rogaram encarecidamente a Samuel que orasse por eles. Que grande consolo é para todos os crentes que o nosso Intercessor no céu nunca deixe de rogar por nós, e que nunca se cale! Ele está sempre na presença de Deus por nós. O sacrifício de Samuel, sem a sua oração seria uma sombra vazia. Deus lhes concedeu uma resposta cheia de sua graça. Samuel erigiu uma pedra como memorial desta vitória, para a glória de Deus e a fim de alentar Israel.
Através de sucessivas gerações a Igreja tem tido motivos para levantar novos "ebenézeres" por causa de novas libertações recebidas. Nem as perseguições externas, nem a corrupção interna têm prevalecido contra ela, porque "até aqui nos ajudou o Senhor" (1 Samuel 7:12), e Ele a ajudará até o final do mundo.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 590

Patriarcas e Profetas, Pág. 712
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 19 Disse todo o povo a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não morramos; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei. 20 Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós fizestes todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao Senhor, mas servi-o de todo o vosso coração. 21 Não vos desvieis; porquanto seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque são vãs. 22 Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer de vós o seu povo. 23 E quanto a mim, longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vos; eu vos ensinarei o caminho bom e direito. 24 Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez. 1 Samuel 12:19-24 4 Porventura o Senhor teu Deus terá ouvido as palavras de Rabsaqué, a quem enviou o rei da Assíria, seu amo, para afrontar o Deus vivo, e para o vituperar com as palavras que o Senhor teu Deus tem ouvido; faze oração pelo resto que ficou. Isaías 37:4 1 Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa. 6 e Jerusalém, sobre os teus muros pus atalaias, que não se calarão nem de dia, nem de noite; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não descanseis, 7 e não lhe deis a ele descanso até que estabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra. Isaías 62:1,6,7 16 Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Tiago 5:16