Comentário Bíblico
Adventista
Bete-Car - (cba)
1 Samuel 7:11
A localização é incerta, mas alguns pensam que corresponde à moderna 'Ain Karim, cerca de sete quilômetros a oeste de Jerusalém. Essa é a opinião geral, mas a cidade também tem sido identificada com Ramath-Rahel, 4,6 km ao sul de Jerusalém. Talvez a tempestade de trovões tenha vindo do norte e, já que Baal era considerado o deus das tormentas, os supersticiosos filisteus fugiriam de um deus cuja morada supunham estar nas montanhas ao norte. Em sua fuga para o sul, é provável que os filisteus tenham escolhido a estrada mais fácil para regressar à planície, que os levaria a passar por Bete-Semes até chegar a Ecrom. Pelo caminho, foram atormentados pelos israelitas reunidos. E ali, conforme Isaías declarou séculos mais tarde, Deus bondosamente lhes deu, de uma só vez, “coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto” (Isaías 61:3).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A intervenção de Deus para salvar o desamparado Israel
1 Samuel 7:7-11
O propósito do Senhor era manifestar Seu poder em libertar Israel, para que eles não tomassem a glória para si mesmos. Ele permitiu que, quando desarmados e indefesos, fossem desafiados por seus inimigos, e então o Capitão do exército do Senhor reuniu o exército do céu para destruir os inimigos de Seu povo. A humildade de coração e a obediência à lei divina são mais aceitáveis a Deus do que os mais caros sacrifícios de um coração cheio de orgulho e hipocrisia. Deus não defenderá aqueles que estão vivendo em transgressão de Sua lei ( The Signs of the Times, 26 de janeiro de 1882 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 7:7-12
Os filisteus invadiram Israel. Quando os pecadores começam a arrepender-se e mudar a sua maneira de ser e de viver, devem esperar que Satanás reúna contra eles todas as suas forças, e coloque os seus instrumentos para trabalhar contra eles em condição máxima, a fim de fazer-lhes oposição e procurar desanimá-los.
Os israelitas rogaram encarecidamente a Samuel que orasse por eles. Que grande consolo é para todos os crentes que o nosso Intercessor no céu nunca deixe de rogar por nós, e que nunca se cale! Ele está sempre na presença de Deus por nós. O sacrifício de Samuel, sem a sua oração seria uma sombra vazia. Deus lhes concedeu uma resposta cheia de sua graça. Samuel erigiu uma pedra como memorial desta vitória, para a glória de Deus e a fim de alentar Israel.
Através de sucessivas gerações a Igreja tem tido motivos para levantar novos "ebenézeres" por causa de novas libertações recebidas. Nem as perseguições externas, nem a corrupção interna têm prevalecido contra ela, porque "até aqui nos ajudou o Senhor" (1 Samuel 7:12), e Ele a ajudará até o final do mundo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |