Comentário Bíblico
Adventista
Um carro novo - (cba)
1 Samuel 6:7
À primeira parte de 1 Samuel 6:7 diz, literalmente: “Agora, tomai e fazei um carro novo, e duas vacas leiteiras”. Ambos os verbos se referem aos dois objetos. O sentido não era que os filisteus tinham de construir um carro novo. À ênfase recai no fato de que deveria ser novo, ou seja, nunca usado antes. Da mesma forma, as vacas não deveriam ser treinadas, nem ter usado jugo, como sinal de que nunca tinham sido empregadas para fins seculares. Tratava-se de um sinal de reverência. Em Sua entrada triunfal em Jerusalém, Cristo se sentou sobre um jumentinho “o qual ainda ninguém montou” antes (Marcos 11:2).
- 7 Agora, pois, fazei um carro novo, tomai duas vacas que estejam criando, sobre as quais não tenha vindo o jugo, atai-as ao carro e levai os seus bezerros de após elas para casa. 1 Samuel 6:7 2 e disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e logo que nela entrardes, encontrareis preso um jumentinho, em que ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. Marcos 11:2
Seus bezerros, levá-los-eis - (cba)
1 Samuel 6:7
Ao separar os bezerros das mães, os adivinhadores esperavam determinar, para a satisfação de todos os envolvidos, se as pragas haviam sido mandadas por Yahweh ou não. Se quisesse o retorno da arca, o Deus dos israelitas levaria as vacas a fazer algo contrário à natureza: abandonar voluntariamente seus bezerros. O Senhor Se mostrou disposto a ser colocado à prova por aqueles que inquiriam com sinceridade.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 6:1-9
Os filisteus foram castigados durante sete meses por causa da presença da arca. A praga durou tanto tempo por não a terem restituído antes, os pecadores aumentam a sua própria infelicidade, quando se recusam a apartar-se de seus pecados.
Os israelitas não fizeram qualquer esforço para recuperar a arca. Na realidade, onde encontraremos o interesse pela religião prevalecendo sobre todos os demais assuntos? Em épocas de calamidade pública, tememos por nossa vida, por nossa família e por nossa pátria; porém, quem é que se preocupa com a arca de Deus? Somos favorecidos pelo Evangelho; porém, tratamo-lo com negligência ou desprezo. Não deve ser motivo de assombro quando o Evangelho se retira da vida de alguns, o que a muitos não causaria pesar, ainda que seja a pior de todas as catástrofes. Existem multidões que se sentiriam comprazidas com qualquer profissão de fé, especialmente como a do cristianismo. Porém, existem os que atribuem valor à casa de Deus, à sua Palavra e ministério acima de suas mais ricas posses, e temem mais a perda das bênçãos espirituais do que a própria morte.
Quão dispostos estão os homens maus a mudar as suas convicções, e, quando têm problemas, crêem que estes lhes sobrevêm por mera causalidade, e que a vara não possui a voz que eles deveriam ouvir ou prestar atenção!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. 2 Samuel 6:3 7 Levaram a arca de Deus sobre um carro novo, tirando-a da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro. 1 Crônicas 13:7 2 Este é o estatuto da lei que o Senhor ordenou, dizendo: Dize aos filhos de Israel que te tragam uma novilha vermelha sem defeito, que não tenha mancha, e sobre a qual não se tenha posto jugo: Números 19:2 3 e será que, na cidade mais próxima do morto, os anciãos da mesma tomarão uma novilha da manada, que ainda não tenha trabalhado nem tenha puxado na canga, 4 trarão a novilha a um vale de águas correntes, que nunca tenha sido lavrado nem semeado, e ali, naquele vale, quebrarão o pescoço à novilha. Deuteronômio 21:3,4