Comentário Bíblico
Adventista
Os sacerdotes e os adivinhadores - (cba)
1 Samuel 6:2
A arca ficou na terra dos filisteus durante sete meses. Os habitantes das três cidades, Asdode, Gate e Ecrom (ver 1 Samuel 5:5-12), sofreram de uma terrível praga, e o país foi assolado por ratos que destruíam as plantações (1 Samuel 5:5). Entre os povos antigos, o rato era um símbolo de peste, e assim aparece nos hieróglifos egípcios. Naquela situação extrema, os líderes dos filisteus recorreram a seus sábios. Esses “adivinhadores” estudavam os fenômenos e presságios naturais. Examinavam as entranhas de animais oferecidos em sacrifícios, os chamados “agouros do fígado” dos babilônios; observavam o voo das aves, a queda de talismãs, o comportamento das flores, etc. Era responsabilidade dos astrólogos, adivinhos, médiuns espíritas e necromantes classificar todas as coisas em duas categorias: de boa ou má sorte, o bom e o mau, os presságios favoráveis e desfavoráveis. O Senhor ordenou especificamente a Seu povo que não praticasse a arte da adivinhação (Deuteronômio 18:10-12). Balaão, profeta apóstata do Senhor, a quem Balaque, rei de Moabe, chamou para amaldiçoar Israel, afirmou que não existia tal coisa como adivinhação ou encantamento contra Israel (Números 23:23). Entretanto, Saul, evidentemente influenciado pelas práticas dos povos vizinhos e levado ao desespero pelo silêncio do conselho divino, recorreu à médium de En-Dor em busca de ajuda (1Sm 28).
- 5 Pelo que nem os sacerdotes de Dagom, nem nenhum de todos os que entram na casa de Dagom, pisam o limiar de Dagom em Asdode, até o dia de hoje. 6 Entretanto a mão do Senhor se agravou sobre os de Asdode, e os assolou, e os feriu com tumores, a Asdode e aos seus termos. 7 O que tendo visto os homens de Asdode, disseram: Não fique conosco a arca do Deus de Israel, pois a sua mão é dura sobre nós, e sobre Dagom, nosso deus. 8 Pelo que enviaram mensageiros e congregaram a si todos os chefes dos filisteus, e disseram: Que faremos nós da arca do Deus de Israel? Responderam: Seja levada para Gate. Assim levaram para lá a arca do Deus de Israel. 9 E desde que a levaram para lá, a mão do Senhor veio contra aquela cidade, causando grande pânico; pois feriu aos homens daquela cidade, desde o pequeno até o grande, e nasceram-lhes tumores. 10 Então enviaram a arca de Deus a Ecrom. Sucedeu porém que, vindo a arca de Deus a Ecrom, os de Ecrom exclamaram, dizendo: Transportaram para nós a arca de Deus de Israel, para nos matar a nós e ao nosso povo. 11 Enviaram, pois, mensageiros, e congregaram a todos os chefes dos filisteus, e disseram: Enviai daqui a arca do Deus de Israel, e volte ela para o seu lugar, para que não nos mate a nós e ao nosso povo. Porque havia pânico mortal em toda a cidade, e a mão de Deus muito se agravara sobre ela. 12 Pois os homens que não morriam eram feridos com tumores; de modo que o clamor da cidade subia até o céu. 1 Samuel 5:5-12 5 Pelo que nem os sacerdotes de Dagom, nem nenhum de todos os que entram na casa de Dagom, pisam o limiar de Dagom em Asdode, até o dia de hoje. 1 Samuel 5:5 10 Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, 11 nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Deuteronômio 18:10-12 23 Contra Jacó, pois, não há encantamento, nem adivinhação contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem feito! Números 23:23
Que faremos [...]? - (cba)
1 Samuel 6:2
Entre as nações do antigo Oriente Próximo, o rei não ousava dar início a uma campanha militar sem consultar primeiramente seus sábios. Entre as tribos pagãs de hoje, ninguém é mais respeitado e temido do que o curandeiro. Foi em perfeita harmonia com os costumes da época que os senhores dos filisteus se aconselharam com os adivinhadores quanto à melhor forma de agir.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Somente um sacrifício pode garantir o favor divino
1 Samuel 6:1-6
Os filisteus esperavam com suas ofertas apaziguar a ira de Deus, mas ignoravam o único grande sacrifício que pode garantir aos pecadores o favor divino. Esses dons eram impotentes para expiar o pecado; pois os ofertantes não expressaram, por meio deles, fé em Cristo ( The Signs of the Times, 12 de janeiro de 1882 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 6:1-9
Os filisteus foram castigados durante sete meses por causa da presença da arca. A praga durou tanto tempo por não a terem restituído antes, os pecadores aumentam a sua própria infelicidade, quando se recusam a apartar-se de seus pecados.
Os israelitas não fizeram qualquer esforço para recuperar a arca. Na realidade, onde encontraremos o interesse pela religião prevalecendo sobre todos os demais assuntos? Em épocas de calamidade pública, tememos por nossa vida, por nossa família e por nossa pátria; porém, quem é que se preocupa com a arca de Deus? Somos favorecidos pelo Evangelho; porém, tratamo-lo com negligência ou desprezo. Não deve ser motivo de assombro quando o Evangelho se retira da vida de alguns, o que a muitos não causaria pesar, ainda que seja a pior de todas as catástrofes. Existem multidões que se sentiriam comprazidas com qualquer profissão de fé, especialmente como a do cristianismo. Porém, existem os que atribuem valor à casa de Deus, à sua Palavra e ministério acima de suas mais ricas posses, e temem mais a perda das bênçãos espirituais do que a própria morte.
Quão dispostos estão os homens maus a mudar as suas convicções, e, quando têm problemas, crêem que estes lhes sobrevêm por mera causalidade, e que a vara não possui a voz que eles deveriam ouvir ou prestar atenção!
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 587

Patriarcas e Profetas, Pág. 588
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Pela manhã o seu espírito estava perturbado; pelo que mandou chamar todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas não havia quem lhos interpretasse. Gênesis 41:8 11 Faraó também mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os magos do Egito, também fizeram o mesmo com os seus encantamentos. Êxodo 7:11 12 Deixa-te estar com os teus encantamentos, e com a multidão das tuas feitiçarias em que te hás fatigado desde a tua mocidade, a ver se podes tirar proveito, ou se porventura podes inspirar terror. 13 Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora e te salvem os astrólogos, que contemplam os astros, e os que nas luas novas prognosticam o que há de vir sobre ti. Isaías 47:12,13 2 Então o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os adivinhadores, e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos; eles vieram, pois, e se apresentaram diante do rei. Daniel 2:2 7 E ordenou o rei em alta voz, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, e disse aos sábios de Babilônia: Qualquer que ler esta escritura, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço, e no reino será o terceiro governante. Daniel 5:7 4 e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Mateus 2:4 6 Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? 9 A voz do Senhor clama à cidade, e o que é sábio temerá o teu nome. Escutai a vara, e quem a ordenou. Miquéias 6:6-9 6 Mas tu rejeitaste o teu povo, a casa de Jacó; porque estão cheios de adivinhadores do Oriente, e de agoureiros, como os filisteus, e fazem alianças com os filhos dos estrangeiros. Isaías 2:6