Comentário Bíblico
Adventista
Assim, prevaleceu Davi - (cba)
1 Samuel 17:50
Uma prova logo se seguiu à outra. Esta foi a terceira vitória de Davi em um só dia. A primeira ocorreu quando foi menosprezado por Eliabe, quando disse que Davi só servia para cuidar de ovelhas. Ele poderia ter dado uma resposta rude, mas se recusou a reagir no mesmo tom. Com calma, apenas disse: “Que fiz eu agora? Fiz somente uma pergunta” (1 Samuel 17:29). Esse tipo de caráter não surge de uma hora para a outra. Se não houvesse aprendido a paciência com seu rebanho, não teria demonstrado paciência com o irmão invejoso. Ao ignorar a oportunidade de entrar numa discussão insignificante, Davi mostrou que era mestre do próprio espírito. O mesmo ocorreu com Cristo que, ao demonstrar sua mansidão diante das piores provocações, disse: “aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a v alma” (Mateus 11:29). Somente assim uma pessoa pode se tornar um verdadeiro líder e guia dos outros.
- 29 Respondeu Davi: Que fiz eu agora? porventura não há razão para isso? 1 Samuel 17:29 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29
Davi obteve a segunda vitória quando foi levado à presença do rei. Ao olhar para o rapaz impetuoso, o rei não pôde deixar de contrastar a alegria jovial e a falta de treinamento militar com a astúcia do veterano de guerra. Se Saul, com toda sua personalidade dominante, havia se esquivado do combate contra Golias, de que maneira um adolescente como Davi tentaria fazê-lo (1 Samuel 17:33)? Sem nem sonhar com a possibilidade de uma intervenção sobrenatural, Saul plantou sementes de dúvida na mente de Davi e tentou fazê-lo usar sua armadura de rei. Entretanto, usando mais uma vez de deferência cortês, Davi foi vitorioso sobre a dúvida ao se apegar ao propósito inspirado pelo Céu de manter sua fé no Senhor, numa atitude de total dependência.
Tudo isso o preparou para sua terceira vitória: sobre o filisteu, que era um blasfemo. Foi uma vitória das forças espirituais sobre a força bruta material. Levando em conta os acontecimentos dos meses anteriores, era de fato necessário que Israel aprendesse essa lição. Em resposta às imprecações de Golias, Davi exclamou exultante: “eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos” (1 Samuel 17:45). Uma simples pedra de um riacho, aliada à habilidade de um garoto e à confiança no Deus eterno, deu aos israelitas uma lição que nunca esqueceriam, embora nem sempre a tenham imitado.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 17:48-58
Observe o quão frágil e incerta é a vida, ainda que o homem se considere fortificado excelentemente. Quão rápida e facilmente, e por pequenas maneiras, é possível abrir uma passagem para que saia a vida e entre a morte! o que é forte não deve gloriar-se em sua força, nem o homem vestido em sua armadura! Deus resiste aos soberbos e despreza os que desafiam tanto a Ele como ao seu povo. Nenhum dos que endureceram o seu coração contra Deus jamais prosperou.
A história ficou escrita para todos os que defendem a honra de Deus e apóiam sua causa, com valente e inabalável confiança nEle. Existe um conflito em que todos os seguidores do Cordeiro estão e devem estar comprometidos! Existe um inimigo mais poderoso do que Golias, e que se atreve a desafiar os exércitos de Israel; porém, "resisti ao diabo, e ele fugirá de vós". Enfrentemos as batalhas com a mesma fé que Davi possuía, e as potestades das trevas não nos resistirão. Cuidemos para não ser entorpecidos por um coração mau e incrédulo!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Respondeu o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale de Elá, está aqui envolta num pano, detrás do éfode; se a queres tomar, toma-a, porque não há outra aqui senão ela. E disse Davi: Não há outra igual a essa; dá-ma. 1 Samuel 21:9 21 Então disse Saul: Benditos sejais vós do Senhor, porque vos compadecestes de mim: 1 Samuel 23:21 31 Depois dele levantou-se Sangar, filho de Anate, que matou seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; ele também libertou a Israel. Juízes 3:31 15 E achou uma queixada fresca de jumento e, estendendo a mão, tomou-a e com ela matou mil homens. Juízes 15:15 39 Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si. 1 Samuel 17:39 22 Assim, no dia da peleja, não se achou nem espada nem lança na mão de todo o povo que estava com Saul e com Jônatas; acharam-se, porém, com Saul e com Jônatas seu filho. 1 Samuel 13:22