Comentário Bíblico
Adventista
Experimentou andar - (cba)
1 Samuel 17:39
Ou, “tentou ir em vão”.
Nunca o usei - (cba)
1 Samuel 17:39
Saul tinha a armadura, mas sabia que não podia enfrentar Golias com sua força física. Com falsa prudência, a princípio negou a permissão para Davi lutar, por causa da juventude do rapaz. Então, deu evidência de sua insensatez, tentando dar a própria armadura a Davi.
A resposta cortês de Davi, “Nunca o usei”, demonstra: (1) sua fé em outro equipamento já testado; e (2) sua confiança na experiência passada para enfrentar novas situações que surgiam (ver LS, 196). Davi atribuía ao poder de Deus a vitória até mesmo sobre os animais selvagens. O perigo desenvolvera nele uma coragem santificada, e a fidelidade nas pequenas coisas o preparara com eficácia para incumbências mais elevadas. Ele, que demonstrou ser um pastor confiável do rebanho de seu pai, foi então chamado para defender a causa do rebanho de seu Pai celestial (ver Ezequiel 34:5,23; Ezequiel 37:24; Mateus 9:36; Mateus 25:33; João 10:12,13). O procedimento que ele escolheu foi determinado por suas convicções espirituais, não pelo julgamento profano de outros, a despeito da posição que ocupavam. Muito depende da pureza dos motivos quando se empreende uma iniciativa perigosa. Davi não conseguiria lutar na armadura de Saul; precisaria ser ele mesmo. Deus deseja que cada pessoa trabalhe com a própria experiência. Muitas vezes, a pessoa vê alguém de vida pública que obtém sucesso e procura copiar seus trejeitos, na expectativa de encontrar sucesso por meio deles. No entanto, o Senhor quer pessoas que sejam autênticas, que aprendam das experiências cotidianas aquilo que precisarão saber para resolver os problemas por vir. Cada um deve usar o equipamento que o Senhor lhes oferece.
- 5 Assim se espalharam, por não haver pastor; e tornaram-se pasto a todas as feras do campo, porquanto se espalharam. 23 E suscitarei sobre elas um só pastor para as apascentar, o meu servo Davi. Ele as apascentará, e lhes servirá de pastor. Ezequiel 34:5,23 24 Também meu servo Davi reinará sobre eles, e todos eles terão um pastor só; andarão nos meus juízos, e guardarão os meus estatutos, e os observarão. Ezequiel 37:24 36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Mateus 9:36 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Mateus 25:33 12 Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. 13 Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. João 10:12,13
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 17:31-39
Um pastor, recém-chegado naquela manhã, procedente de sua tarefa de cuidar de ovelhas, foi mais corajoso do que todos os homens poderosos de Israel. Desta maneira, vez por outra Deus envia boas palavras ao seu povo, e faz por eles grandes coisas através de quem às vezes é considerado pelo mundo como néscio e frágil. Do mesmo modo como respondera com mansidão à paixão de seu irmão, Davi respondeu com fé ao temor de Saul.
Quando Davi cuidava das ovelhas, demonstrou ser muito cuidadoso e atento com o seu rebanho. Este fato nos faz recordar Cristo, o Bom Pastor, que não somente se arriscou, mas entregou a sua própria vida pelas ovelhas. A nossa experiência deveria nos animar a confiar em Deus, e a sermos valentes no caminho do dever. o Deus que libertou no passado liberta no presente, e sempre libertará no futuro.
Davi teve a autorização para pelejar contra o filisteu. Por não estar acostumado a usar uma armadura como aquela que Saul lhe vestiu, não estava satisfeito por ir desta maneira. Este sentimento vinha do Senhor, para que fosse visto com toda a clareza que ele lutou e venceu por meio da fé, e que a vitória pertencia ao que trabalha através dos meios e instrumentos mais frágeis e desprezados. Não se deve perguntar o quão excelente é alguma coisa, se esta não for apropriada. Por mais rica que fosse a roupagem de couro de Saul, e por mais forte que fosse a sua armadura, em que poderiam ser úteis a Davi, se para ele não fossem confortáveis? Porém a fé, a oração, a verdade e a justiça, toda a armadura de Deus, e o sentimento que houve em Jesus Cristo, são igualmente necessários para os servos do Senhor, qualquer que seja o trabalho deles.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Mas da casa se Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros. Oséias 1:7 6 Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos. Zacarias 4:6 4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; 5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; 2 Coríntios 10:4,5