Comentário Bíblico
Adventista
Ainda que com meu filho - (cba)
1 Samuel 14:39
Por que Saul não disse: “Ainda que com o rei esteja a culpa”? Teria alguém contado a Saul que Jônatas se alimentara? O silêncio do Senhor indicava Sua desaprovação, e o monarca decidiu que havia pecado no acampamento. O povo demonstrara sua lealdade vez após vez ao longo do dia, e a consciência de Saul, sem dúvida, apontava um dedo acusador para o próprio coração. Contudo, talvez na tentativa de encobrir sua sensação de culpa, ele praticamente acusou o filho, que, pela força de Deus, havia conquistado grande vitória. Assim como havia sugerido em Gilgal que a culpa não era dele, mas do Senhor, mais uma vez deixava subentendido que, por ser rei, estava livre da culpa. É provável que ele sentisse que o povo não era culpado; portanto, o único que poderia estar errado era seu filho. De igual modo, os líderes dos dias de Cristo achavam que estavam acima de qualquer censura e decidiram que o grande Herói de nossa salvação deveria suportar a calamidade de toda a nação. Espantados sem medida pela violência radical de Saul, os soldados de Israel não lhe disseram uma só palavra. Deus estava em silêncio e o povo também; o que mais restava a Saul senão lançar sortes?
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 14:36-46
Se Deus rejeita a nossa oração, temos razões para suspeitar que é por causa de algum pecado abrigado em nosso coração, o qual devemos procurar, para que possamos retirá-lo e eliminá-lo. Sempre devemos suspeitar de nós mesmos, e examinarmo-nos primeiramente; porém, um coração que não se humilhou suspeita de todas as pessoas, e procura em todos os lugares, menos em si mesmo, a causa pecaminosa de sua calamidade.
Foi descoberto que Jônatas era o causador da ofensa. os mais indulgentes com os próprios pecados são os mais severos com os pecados dos demais; os que mais rejeitam a autoridade de Deus são os mais impacientes quando as suas próprias ordens são desobedecidas, os que lançam maldições colocam em perigo a sua própria vida, bem como a de seus familiares.
O que podemos observar em toda a conduta de Saul nesta ocasião, senão uma disposição impetuosa, orgulhosa, maligna e ímpia? E em todo o caso, não percebemos em cada situação que este homem, entregue a si mesmo, deixa exposta a depravação de sua natureza, e que está escravizado ao mais baixo dos temperamentos?
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 24 Ora, os homens de Israel estavam já exaustos naquele dia, porquanto Saul conjurara o povo, dizendo: Maldito o homem que comer pão antes da tarde, antes que eu me vingue de meus inimigos. Pelo que todo o povo se absteve de comer. 44 Ao que disse Saul: Assim me faça Deus, e outro tanto, se tu, certamente, não morreres, Jônatas. 1 Samuel 14:24,44 6 E Saul deu ouvidos à voz de Jônatas, e jurou: Como vive o Senhor, Davi não morrera. 1 Samuel 19:6 31 Pois por todo o tempo em que o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem o teu reino; pelo que envia agora, e traze-mo, porque ele há de morrer. 1 Samuel 20:31 16 O rei, porém, disse: Hás de morrer, Aimeleque, tu e toda a casa de teu pai. 1 Samuel 22:16 10 Saul, porém, lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Como vive o Senhor, nenhum castigo te sobrevirá por isso. 1 Samuel 28:10 5 Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. 2 Samuel 12:5 2 Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao mau, ao puro e ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Eclesiastes 9:2