Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Samuel, um homem de estrita integridade
1 Samuel 12:1-5
Quantos estão se aposentando de uma posição de responsabilidadecomo juiz, pode dizer a respeito de sua pureza: Qual de vocês me convence do pecado? Quem pode provar que me afastei da minha retidão para aceitar subornos? Nunca manchei meu histórico como homem que julga e faz justiça. Quem hoje pode dizer o que Samuel disse quando estava se despedindo do povo de Israel, porque eles estavam decididos a ter um rei? ... Corajoso, nobre juiz! Mas é lamentável que um homem da mais estrita integridade tenha que se humilhar para fazer sua própria defesa ( Manuscrito 33, 1898 ).
A fidelidade leva à honra no final
1 Samuel 12:1-5
A honra concedida àquele que está concluindo sua obra vale muito mais do que os aplausos e os parabéns que recebem os que acabam de iniciar suas funções e que ainda precisam ser testados. Pode-se facilmente deixar seus fardos, quando até mesmo os inimigos da verdade reconhecem sua fidelidade. Mas quantos de nossos grandes homens encerram seus trabalhos oficiais em desgraça, porque sacrificaram princípios por ganho ou honra. O desejo de ser popular, as tentações de riqueza ou comodidade, conduzem-nos ao erro. Homens que são coniventes com o pecado podem parecer prosperar; podem triunfar porque seus empreendimentos parecem coroados de sucesso; mas os olhos de Deus estão sobre esses presunçosos orgulhosos. Ele os recompensará como suas obras foram. A maior prosperidade externa não pode trazer felicidade para aqueles que não estão em paz com Deus ou consigo mesmos (The Signs of the Times, 27 de julho de 1882 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 12:1-5
Samuel não apenas tira eventuais dúvidas quanto ao seu próprio caráter, como coloca um precedente exemplar perante Saul, e mostra ao povo que foram ingratos para com Deus, e com ele mesmo. Existe uma dívida de justiça que todos os homens têm para com o seu bom nome, especialmente os que desempenham cargos públicos, e que consiste em resguardá-los contra a culpa e as suspeitas injustas, para que terminem a sua carreira com honra e gozo. O fato de vivermos honestamente em nossos postos será o nosso consolo diante de qualquer inconveniência ou desprezo que possa nos sobrevir.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 721

Vidas Que Falam, Pág. 145
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 35 Ah! quem me dera um que me ouvisse! Eis a minha defesa, que me responda o Todo-Poderoso! Oxalá tivesse eu a acusação escrita pelo meu adversário! 36 Por certo eu a levaria sobre o ombro, sobre mim a ataria como coroa. 37 Eu lhe daria conta dos meus passos; como príncipe me chegaria a ele 38 Se a minha terra clamar contra mim, e se os seus sulcos juntamente chorarem; 39 se comi os seus frutos sem dinheiro, ou se fiz que morressem os seus donos; 40 por trigo me produza cardos, e por cevada joio. Acabaram-se as palavras de Jó. Jó 31:35-40 7 Sucedeu pois que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos, porque não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Jó 42:7 9 Mas Davi respondeu a Abisai: Não o mates; pois quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente? 1 Samuel 26:9 38 Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum. João 18:38 9 Daí procedeu grande clamor; e levantando-se alguns da parte dos fariseus, altercavam, dizendo: Não achamos nenhum mal neste homem; e, quem sabe se lhe falou algum espírito ou anjo? Atos 23:9 16 Por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensas diante de Deus e dos homens. 20 ou estes mesmos digam que iniquidade acharam, quando compareci perante o sinédrio, Atos 24:16,20 4 Porque, embora em nada me sinta culpado, nem por isso sou justificado; pois quem me julga é o Senhor. 1 Coríntios 4:4 12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós. 2 Coríntios 1:12 4 Se o furto for achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará ele o dobro. Êxodo 22:4 3 Provas-me o coração, visitas-me de noite; examinas-me e não achas iniqüidade; a minha boca não transgride. Salmos 17:3