Comentário Bíblico
Adventista
Eis que ouvi - (cba)
1 Samuel 12:1
O reino de Deus se baseia no princípio da liberdade de escolha. O fato de o Senhor conhecer o fim desde o princípio não limita, de maneira alguma, as decisões tomadas pelo ser humano (ver Ed, 178). Deus revelou aos israelitas, antes da entrada na Palestina, que chegaria o momento em que eles pediriam um rei (Deuteronômio 17:14). Nisso, Ele não estava expressando Sua vontade, mas tão somente mostrando o rumo que os acontecimentos tomariam,
Em tudo quanto me dissestes - (cba)
1 Samuel 12:1
Deus concedeu ao povo um rei que correspondia a seus ideais, pelo menos no que dizia respeito à aparência, e também parecia corresponder aos padrões espirituais desejados pelo Senhor. Durante os meses anteriores, Saul dera indícios de que era guiado pelo Espírito de Deus. Era calmo na conduta, paciente com os inimigos, humilde perante o Senhor, obediente aos conselhos do profeta, enérgico na guerra, decidido em emergências e disposto a se sacrificar.
Sobre vós um rei - (cba)
1 Samuel 12:1
Se Deus houvesse permitido que Israel realizasse uma eleição, sem dúvida as aspirações políticas das tribos maiores teria resultado em confusão e ressentida divisão. Por meio do lançamento de sortes, foi escolhido alguém da menor dentre as tribos. O povo deveria perceber a necessidade contínua da orientação divina. Embora tivessem um rei de acordo com seu desejo, as precisavam se lembrar de que não era por força, nem por poder que fariam progresso, mas pelo Espírito de Deus (ver Zacarias 4:6). Eles deveriam ter permanecido dispostos a seguir o juiz Samuel, que os conduzira durante muitas crises ao longo das décadas de sua liderança. Entretanto, uma vez que a decisão pelo regime de governo monárquico foi confirmada de maneira irrevogável, Samuel procurou deixar claro que o líder só consegue andar segundo a disposição do povo em segui-lo, e que suas ações são condicionadas pela escolha voluntária dos súditos. Embora pressentisse perigos incontáveis à frente, não tinha ressentimentos em seu coração, não abandonou os israelitas nem os deixou à própria mercê.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Samuel, um homem de estrita integridade
1 Samuel 12:1-5
Quantos estão se aposentando de uma posição de responsabilidadecomo juiz, pode dizer a respeito de sua pureza: Qual de vocês me convence do pecado? Quem pode provar que me afastei da minha retidão para aceitar subornos? Nunca manchei meu histórico como homem que julga e faz justiça. Quem hoje pode dizer o que Samuel disse quando estava se despedindo do povo de Israel, porque eles estavam decididos a ter um rei? ... Corajoso, nobre juiz! Mas é lamentável que um homem da mais estrita integridade tenha que se humilhar para fazer sua própria defesa ( Manuscrito 33, 1898 ).
A fidelidade leva à honra no final
1 Samuel 12:1-5
A honra concedida àquele que está concluindo sua obra vale muito mais do que os aplausos e os parabéns que recebem os que acabam de iniciar suas funções e que ainda precisam ser testados. Pode-se facilmente deixar seus fardos, quando até mesmo os inimigos da verdade reconhecem sua fidelidade. Mas quantos de nossos grandes homens encerram seus trabalhos oficiais em desgraça, porque sacrificaram princípios por ganho ou honra. O desejo de ser popular, as tentações de riqueza ou comodidade, conduzem-nos ao erro. Homens que são coniventes com o pecado podem parecer prosperar; podem triunfar porque seus empreendimentos parecem coroados de sucesso; mas os olhos de Deus estão sobre esses presunçosos orgulhosos. Ele os recompensará como suas obras foram. A maior prosperidade externa não pode trazer felicidade para aqueles que não estão em paz com Deus ou consigo mesmos (The Signs of the Times, 27 de julho de 1882 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 12:1-5
Samuel não apenas tira eventuais dúvidas quanto ao seu próprio caráter, como coloca um precedente exemplar perante Saul, e mostra ao povo que foram ingratos para com Deus, e com ele mesmo. Existe uma dívida de justiça que todos os homens têm para com o seu bom nome, especialmente os que desempenham cargos públicos, e que consiste em resguardá-los contra a culpa e as suspeitas injustas, para que terminem a sua carreira com honra e gozo. O fato de vivermos honestamente em nossos postos será o nosso consolo diante de qualquer inconveniência ou desprezo que possa nos sobrevir.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações. 6 Mas pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. Então Samuel orou ao Senhor. 7 Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles. 8 Conforme todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até o dia de hoje, deixando-me a mim e servindo a outros deuses, assim também fazem a ti. 19 O povo, porém, não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei, 20 para que nós também sejamos como todas as outras nações, e para que o nosso rei nos julgue, e saia adiante de nós, e peleje as nossas batalhas. 21 Ouviu, pois, Samuel todas as palavras do povo, e as repetiu aos ouvidos do Senhor. 22 Disse o Senhor a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um para a sua cidade. 1 Samuel 8:5-8,19-22 1 Então Samuel tomou um vaso de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor para ser príncipe sobre a sua herança? 24 Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu: Não há entre o povo nenhum semelhante a ele. Então todo o povo o aclamou, dizendo: Viva o rei; 1 Samuel 10:1,24 14 Depois disse Samuel ao povo: Vinde, vamos a Gilgal, e renovemos ali o reino. 15 Foram, pois, para Gilgal, onde constituíram rei a Saul perante o Senhor, e imolaram sacrifícios de ofertas pacíficas perante o Senhor; e ali Saul se alegrou muito com todos os homens de Israel. 1 Samuel 11:14,15 9 Agora, pois, ouve a sua voz, contudo lhes protestarás solenemente, e lhes declararás qual será o modo de agir do rei que houver de reinar sobre eles. 1 Samuel 8:9