Comentário Bíblico
Adventista
Que façamos - (cba)
João 9:4
As evidências textuais estão divididas entre esta variante e a “que Eu faça” (ARC, ACF). A ARA enfatiza a associação dos discípulos com Jesus em Seus labores.
Que Me enviou - (cba)
João 9:4
Uma frase que ocorre frequentemente em João (ver João 4:34; João 5:24; João 6:38; etc.; ver com. de João 3:17).
- 34 Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra. João 4:34 24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. João 5:24 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:17
Enquanto é dia - (cba)
João 9:4
Isto é, enquanto é hora de trabalhar (Salmos 104:23). A frase sugere urgência. Uma figura semelhante é encontrada na Mishnah, em que o rahi Tarfon, comentando sobre o período diurno da vida, diz: “O dia é curto e o trabalho [a ser realizado] é muito; e os trabalhadores são indolentes, mas a recompensa é muita; e o senhor da casa é insistente” (Ahoth, 2.15, ed. Soncino, Talmude, p. 24).
A noite vem - (cba)
João 9:4
Para Jesus, a noite não estava longe (ver João 7:33). O breve “dia” era o tempo de Seu ministério na Terra; a chegada da noite era o momento em que Ele partiria deste mundo (ver João 9:5).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 9:1-7
Cristo curou a muitos que eram cegos por causa de enfermidades ou acidentes. Nesta passagem o Senhor cura um homem que nasceu cego. Assim, mostrou o poder que possui para socorrer as pessoas nos casos de maior desespero, bem como a obra de sua graça nas almas dos pecadores, que dá vista àqueles que são cegos por natureza. Este pobre homem não podia ver a Cristo, porém, Cristo o viu. E se sabemos ou percebemos algo relacionado a Cristo, isto se deve a termos sido primeiramente conhecidos por Ele, o Senhor fala de calamidades extraordinárias, que nem sempre devem ser consideradas como castigos especiais por causa de pecados. Às vezes, são para a glória de Deus e para manifestar as suas obras.
A nossa vida é o nosso dia, em que temos como obrigação realizar o nosso trabalho diário. Devemos estar ocupados e não desperdiçar o tempo do dia; o tempo de repouso deve ser quando o nosso dia tiver terminado, porque é apenas um dia. A aproximação da morte deveria nos estimular para que aproveitássemos todas as oportunidades de fazer e receber o bem. Devemos fazer rapidamente o bem que tenhamos oportunidade de fazer. E aquele que nunca faz uma boa obra, de modo que não haja nenhuma objeção em relação a ela, deixará mais tarde uma boa obra ainda por fazer (Eclesiastes 11:4).
O Senhor Jesus Cristo magnificou o seu poder, ao fazer com que um cego enxergasse, fazendo aquilo que alguém poderia pensar que teria como resultado mais provável tornar cego a alguém que enxergasse. A razão humana não pode julgar os métodos do Senhor, que utiliza meios e instrumentos que os homens desprezam. Aqueles que serão curados por Cristo devem ser governados por Ele. Regressou do tanque maravilhando-se e maravilhado; saiu dali enxergando. Este fato representa os benefícios de prestar atenção às ordenanças determinadas por Cristo. As almas chegam a Ele fracas e se vão fortalecidas; chegam duvidando e se vão satisfeitas; chegam com dores e se vão com júbilo; chegam cegas e se vão enxergando.
- Veja também

Minha Consagração Hoje, Pág. 100

Cuidado de Deus, Pág. 106

Cuidado de Deus, Pág. 130

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 131

Para Conhece-lo, Pág. 151

Conselhos sobre a Educação, Pág. 184

Refletindo a Cristo, Pág. 196

Nossa Alta Vocação, Pág. 213

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 244

Nossa Alta Vocação, Pág. 299

Olhando para o Alto, Pág. 338

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 42

Testemunhos Seletos 2, Pág. 456

Jesus Meu Modelo, Pág. 70

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 73
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 34 Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra. João 4:34 19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. 36 Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou. João 5:19,36 32 Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me? 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. João 10:32,37 4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. João 17:4 32 Respondeu-lhes Jesus: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demônios e fazendo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia serei consumado. 33 Importa, contudo, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte; porque não convém que morra um profeta fora de Jerusalém. 34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste! Lucas 13:32-34 20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido. Atos 4:20 9 Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; 10 mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. João 11:9,10 35 Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. João 12:35 10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Eclesiastes 9:10 18 Pois não pode louvar-te o Seol, nem a morte cantar-te os louvores; os que descem para a cova não podem esperar na tua verdade. 19 O vivente, o vivente é que te louva, como eu hoje faço; o pai aos filhos faz notória a tua verdade. Isaías 38:18,19 16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Efésios 5:16 5 Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade. Colossenses 4:5 33 Disse, pois, Jesus: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou. João 7:33 10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principamente aos domésticos da fé. Gálatas 6:10
- Veja também

Minha Consagração Hoje, Pág. 100

Cuidado de Deus, Pág. 106

Cuidado de Deus, Pág. 130

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 131

Para Conhece-lo, Pág. 151

Conselhos sobre a Educação, Pág. 184

Refletindo a Cristo, Pág. 196

Nossa Alta Vocação, Pág. 213

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 244

Nossa Alta Vocação, Pág. 299

Olhando para o Alto, Pág. 338

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 42

Testemunhos Seletos 2, Pág. 456

Jesus Meu Modelo, Pág. 70

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 73